Certidão de batismo emitida pelo Civil Online é válida?

Boa noite,

Gostaria de saber se a certidão de batismo de português nascido antes de 1911 emitida pelo Civil Online apenas na versão digital é documento hábil para dar início ao processo de nacionalidade para neto de português. Ou seja, imprimindo a versão emitida no site e anexando aos demais documentos para envio por correios à Lisboa.

Vejo pessoas comentando que sim, basta essa versão online, e outras afirmando que precisa ser a física, narrativa e certificada.

Agradeço desde já as respostas.

Comentários

  • Salvo engano, o civil online não emite certidão de batismo, apenas certidão de nascimento.


    Certidões de batismo você obtém nos arquivos distritais.


    Para garantir que seja aceita, melhor obter uma certidão impressa, narrativa e certificada.

  • @majorge72

    O @LeoSantos está correto. Se é anterior a 1911 (portanto certidão de batismo, não nascimento) o civilonline não tem acesso. Precisa entrar em contato com o arquivo distrital onde estão os livros paroquiais da freguesia onde o português foi batizado e solicitar uma cópia física, certificada.

    Siga o seguinte roteiro: Como pedir certidões de batismo através do CRAV (anteriores a 1911)

  • @ecoutinho @LeoSantos


    quandobse faz a transcricao de um casamento de um portugues nascido antes de 1911, será que eles já não geram um assento de nascimento moderno?

  • @majorge72 @LeoSantos @ecoutinho

    Se o civilonline emitiu a certidão é porque o livro em que consta o batismo solicitado ainda está na Conservatória.

    Informatizam o batismo e emitem a certidão. O Crav não tem como emitir, porque o livro não está no Arquivo Distrital.

  • @eduardo_augusto @ecoutinho

    É uma possibilidade...

    Não sei no caso da transcrição de casamento.

    Mas no meu caso, os arquivos ainda estavam sob a guarda da conservatória (São João da Pesqueira) e não tinham sido transferidos para o Arquivo Distrital (Viseu), então a conservatória lançou uma nova certidão no registo civil (com os dizeres: digitalização do registo tal do livro tal) e me mandaram a certidão pelo civil online.

    Porém, estamos falando de exceções...

  • Meu comentário acima confirma o que o colega @Guilherme Moreira falou

  • @LeoSantos @eduardo_augusto

    Interessante. Essa para mim é novidade! Eu achava pelo que li que os registos paroquiais estavam todos nos Arquivos Distritais ou na Torre do Tombo. Aprendi mais uma.

    Valeu!

  • editado May 21

    @LeoSantos @ecoutinho @eduardo_augusto @Guilherme Moreira

    Há ainda uma outra possibilidade, que aconteceu com meu bisavô.

    Ele nasceu em 1888, na região do Porto. O livro está no arquivo distrital do Porto, nós pedimos certidão no CRAV e veio a certidão de batismo.

    Mas há mais de 20 anos um parente descendente de outro casamento pediu a transcrição do casamento com a outra esposa na conservatória e eles geraram um novo assento que foi cadastrada como "Transcrição de Nascimento n.o XXXX/2002", esse parente até nos deu uma copia (o original ainda datilografado) quando comecei a buscar os documentos. Consta anotada à mão na margem do assento de batismo essa informação da "transcrição n. XXX/2002".

    No entanto como na epoca que estava juntando os documentos para o processo da minha familia e nao tinha nenhuma experiencia, fui orientado que não serviria a do arquivo distrital porque já existia uma transcrição, e que então eu teria que pedir na conservatoria (pelo civilonline) e ao fazer o pedido responderam com uma certidão do civil online que veio como "Assento de Nascimento n.o XXXX do ano de 2021". Ao final dela a seguinte informação: "Cota : Informatização da Transcrição de Nascimento n.o XXXX/2002, lavrada em XX/XX/2002, na Conservatória de XXXXXXX. - 2021-XX-XX."

    Resumindo: a "transcrição" é mais uma hipótese na qual é possível que mesmo o livro de batismo já tenha sido transferido para o arquivo distrital pode haver uma certidão na conservatoria. Nesse caso inclusive ambas coexistem... No caso do meu bisavô inclusive há 3: o batismo no distrital, uma transcrição "fisica" de 2002 e uma transcrição "informatizada" de 2021!

  • S a certidão e emitido pelo CivilOnline, ainda que anterior a 1911, essa certidão foi i formatizida e e válida sim. @majorge72

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.