Processo de neto enviado há 2 anos - neto tem 87 anos, tem como fazer ¨andar¨mais rápido?

Enviei o processo de meu pai (neto) para Lisboa , foi protocolado em julho 2022, pois me informaram que pelas datas seria lá, pois os documentos dos avós são da época de 1875 +/-. Que não adiantava enviar para Porto. Porém, meu pai tem 87 anos e tem alzehimer e ainda se encontra na segunda bolinha verde. Tem como agilizar o processo?


Grata.

Comentários

  • @anapeixe

    Infelizmente não há o que fazer além de esperar. O lado positivo é que geralmente processos de neto ficam 2 anos parados até começar a andar e geralmente concluem em uns 3 anos.

    Pode atrasar um pouco mais pois há uma série de problemas acumulados atrapalhando os processos de netos (troca de sistema, falta de delegações com a troca de governo, atrasos da AIMA em responder às consultas das conservatórias etc), mas pelo menos vc já passou da fase de ficar com o processo parado numa fila esperando a vez dele para começar a ser tratado.

  • anapeixeanapeixe Member

    @ecoutinho Obg. por me responder. Na época não enviei a certidão do Português, mas informei aonde se encontrava com números de documentos, conforme foi me enviado pela Distrital de Bragança e pelas demais pessoas que me ajudaram por aqui. O restante dos documentos apostilhados, estavam OK.

  • @anapeixe

    Se o documento do ancestral PT é anterior a 1911, não serve apenas indicar que está localizado no Arquivo Distrital de Bragança. Isso só funciona para os assentos de nascimento pós 1911, pois estes fazem parte do sistema informatizado de registros de nacionalidade (eles podem acessar internamente esse sistema; não existe esse acesso para o que está nos Arquivos Distritais).

    Recomendo que já peça via CRAV a cópia física desse batismo do PT, conforme explicado aqui:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24345/guia-como-pedir-certidoes-de-batismo-atraves-do-crav-anteriores-a-1911

    Depois de recebê-lo, envie essa cópia física para a CRCentrais com uma carta solicitando a "juntada" ao processo número xxx/xxx.

    Pois o processo cairá em exigência pela falta do documento do PT. Fazendo isso, você se antecipa à exigência e economiza tempo.

    Aproveite e antes verifique se mandou o que consta como obrigatório na lista para netos maiores de idade:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24046/documentos-para-atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-formulario-1d

  • anapeixeanapeixe Member

    @CarlosASP Obrigada Carlos pelas as informações. Acabei de ver que mandei apenas a xerox do RG do meu pai autenticada e ela tem mais de 10 anos. Não apostilhei ela. Vou providenciar o documento e aproveitar e enviar, mais documentos, pois enviei somente de um avô português, sendo que meu pai tinha os 4 avós portugueses, mas todos antes de 1911. Obrigada pela grande ajuda.

  • @anapeixe

    Vá com calma.

    O processo é baseado em apenas UM dos avós portugueses. Mande apenas a documentação do PT que você colocou no formulário como o ascendente de quem se está "puxando" a nacionalidade.

    Mandar documentos desnecessários pode ser um tiro no pé. Pode haver alguma divergência em um deles que acaba complicando o processo.

  • anapeixeanapeixe Member

    @CarlosASP Está certo, muito obrigada e boa noite.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.