Meu processo não sai do Recebido à mais de 2 anos

Olá boa tarde!

Eu fiz a coleta e recebimento de documentos de todo meu processo de cidadania portuguesa. Coleta de documentos, certidões, registrar casamentos e enviamos para Portugal.

Eu estou acompanhando o processo, mas no entando, ele não se movimentou por 2 anos. Ele está na "primeira bolinha"

Eu achei que todos os processos estavam demorados, mas vi alguns que já passaram e a pessoa já recebeu a cidadania

«1

Comentários

  • @DanielLopes ,

    realmente estes casos que a gente ve que teoricamente "furaram a fila" realmente intrigam a gente. Porém existem fatores que podem justificar estas exceções. Mas a maioria está na mesma situação que você. Aparentemente para processos de netos, apesar de já estarem trabalhando em 09/2021, ainda tem muitos processos anteriores que não terminaram. Os que tem postado como terminado atualmente estão entre março e setembro de 2021.

  • @texaslady O meu seria processo de filho. Que em teoria seria mais rápido (em teoria). Eu pretendo visitar Portugal em Setembro mas imagino que não vá mudar nada ir lá pessoalmente

  • @DanielLopes

    Enviou para onde o processo de filho? Que tipo de processo, é 1C ou outro artigo?

    Tudo isso pode influenciar na velocidade de andamento também.

    Por exemplo, se for 1C e tiver enviado para Lisboa ao invés da ACP, leva mais tempo, pois Lisboa é o local mais congestionado.

    Correto, ir pessoalmente não muda nada.

  • @CarlosASP

    Foi para ACP e por 1C

  • @DanielLopes

    Então realmente tem algo estranho. Um processo 1C de maio de 2022 na ACP já deveria até ter terminado, se não caiu em exigência.

    Tanto o meu (agosto de 2022) como de dois irmãos (outubro 2022) já foram aprovados há tempo e os assentos foram finalmente emitidos agora no começo de 2024.

    Pode ser o caso de falta de atualização no site das bolinhas.

    Tentaria obter informações na linha de registros semana que vem; tem que ser o requerente que faz a ligação:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/23737/obter-informacoes-sobre-o-andamento-do-processo-linha-registos

  • @CarlosASP Vou ligar lá assim que der segunda feira. Obrigado pela informação.

  • @DanielLopes ,

    quando você disse que estava na bolinha 1 a mais de 2 anos assumi que fosse de neto. Mas se está no ACP realmente já deveria ter terminado. Depois de ligar nos atualize aqui sobre o que aconteceu. Boa sorte!

  • @texaslady Só me deixa um pouco irritado não ter 1 mensagem ou 1cm de informação relativa a este processo

  • DanielLopesDanielLopes Member
    editado May 20

    @texaslady @CarlosASP Aparentemente está em Lisboa msm. A pessoa que estava me ajudando só conhecia Lisboa e não ACP.

    Estou cogitando sériamente enviar novamente só que para o Porto.

    Para refazer seria somente pagar, recolher os documentos e reenviar ? É só enviar para o endereço do ACP ?

  • PedroSLBPedroSLB Member

    @DanielLopes Não há necessidade de refazer, o teu processo simplesmente foi enviado para o lugar errado, caso de fato esteja em Lisboa. Sugiro que você entre em contato com eles.

  • @DanielLopes ,

    realmente Lisboa demora muito. Mas no seu caso que já fazem mais de 2 anos não sei se valeria a pena. Pelo que vejo na planilha já tem até processos de set/out de 2022 sendo aprovados. O ACP no momento parece estar levando 9-10 meses, Não sei se fará muita diferênça no seu caso.

    Mas é uma decisão sua. Quanto a refazer não sei como funciona, se você teria que retirar o processo de Lisboa primeiro ou não. Não sei se há uma verificação de duplicidade pelo mesmo artigo.

  • @texaslady Estou tentando entrar em contato desde manhã, mas está sempre dando ocupado para tirar as duvidas. Só aumenta a ansiedade

  • texasladytexaslady Beta
    editado May 20

    @DanielLopes ,

    quando foi dada entrada o seu processo? Pode ser que já está em outra fase, o site de consultas não tem sido atualizado. Se não conseguir contato envie email para registos.centrais@irn.mj.pt.

  • @texaslady Consegui conversar na Linha Registo. Meu processo está na fase 2, sem nenhum erro até o momento

  • @DanielLopes

    Concordo com a @texaslady . Se mandou para Lisboa e já passou 2 anos, mais simples deixar lá pois daqui a pouco começa a andar.

    Só para detalhar: quando você consulta pelo site das bolinhas, embaixo do número do processo, aparece em que conservatória ele está.

  • @DanielLopes processo 1 C em Lisboa tá demorando 3 anos,o meu tá lá desde fev/22 e não anda.

  • @Guedes @CarlosASP @texaslady


    Pelas informações que constam aqui, valeria mais a pena reenviar para ACP pelo que estou entendendo

  • @DanielLopes vai dar duplicidade,tem que cancelar o de Lisboa,só que p cancelar demora 1 ano.

  • @guedesmarcia ou seja, agora estou preso a Lisboa praticamente ?

  • editado May 21

    @DanielLopes

    Não é questão de estar preso, e sim de que no estágio que você está em Lisboa, não vale mais a pena mexer no processo. Deixa ele correr e concluir

    Sendo prático: atualmente um processo de filho que chega ao ACP fica uns 9 meses parado na bolinha 1, é aprovado em mais ou menos 1 mês depois e o assento sai um tempo depois. Na prática está levando 1 ano (diferente dos 6 meses que levava uns 2 anos atrás).

    Ou seja, mesmo que você mandasse seu processo para o Porto agora, provavelmente seu processo em Lisboa terminaria antes ou junto desse novo no Porto.

  • @DanielLopes ,sim,é isso,qual mês vc deu entrada?

  • @DanielLopes O meu processo de neto é de set/22, e também está na bolinha 1, como recebido.

    @texaslady por favor, que hora você ligou e conseguiu ser atendida? Estou ligando a semanas, sempre entre 14 e 16hs de Lisboa e só ocupado.

    Já enviei vários e-mails questionando, sem retorno. Mas vendo esse post, fico mais tranquila, que são vários casos na mesma situação, então uma hora deve prosseguir.

    Vamos em frente, com fé! Vai dar certo!😉

  • @Gisela_Maria

    Ligue na Linha Registos (+351 211 950 500). Se ligar direto na CRC-Lisboa ou ACP a chance de ser atendida é mínima. Ligue às 9h horário de Lisboa usando Skype ou outro serviço VoIP de sua preferência para evitar pagar uma fortuna em ligação internacional.

  • @Gisela_Maria ,

    não fui eu que liguei, foi o @DanielLopes. O processo de neto de meu irmão está desde jan/2022 na bolinha 1. Então não vale a pena enviar email. Eles não vão responder mesmo, eles ainda estão trabalhando em processos de 2021.

    @DanielLopes , pelo que você disse te informaram pela LR que o processo está na bolinha 2 e não mais na bolinha 1. Mas mesmo se ainda estivesse na 1 acho que não faria diferênça se enviasse o processo agora para ACP.

  • Ola, olhando na planilha, o processo mais novo que foi finalizado na CRC é de 15 Junho de 2023 e foi finalizado ontem (20/05/2024).

  • @amaral_fabricio ,

    este provavelmente (não colocaram a idade) é de menor de idade, que corre bem mais rápido.

  • @Gisela_Maria meu processo é de filho. No meu caso eu só fiquei ligando incessantemente até conseguir ser atendido. Use o Skype, por telefone ele nem estava chamando

  • @guedesmarcia o meu processo deu entrada entre Abril e Junho, não vou lembrar exatamente o dia. Está lá faz um ano e está em registado (bolinha 2)

  • @DanielLopes ,

    Afinal quando você deu entrada no processo? Você disse que foi a mais de 2 anos, e agora disse que está lá a 1 ano.

  • @DanielLopes ,ah ok,então ainda demora.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.