Certidão de nascimento avô português
Meu avô nasceu em 1911 achei cartão do consulado brasileiro e Nome dele é Antônio de Freitas data de nascimento 02 12 1911 em água de pena , outro documento de identificação brasileiro com mesma data de nascimento só que diz que nasceu em Machico ,nome do pai Manoel de Freitas e da Mãe Joaquina de jesus, mas não consigo achar a certidão de nascimento alguém poderia por favor me ajudar?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Peça uma certidão no civil online, 1911 deve estar lá
@Cezar17
Complementando:
Água de Pena é uma freguesia do concelho de Machico, na Ilha da Madeira. Coloque essa informação no pedido.
https://geneall.net/pt/mapa/318/machico/
Guia para civilonline (não deixe de ler a Observação Importante no fim):
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1
Aqui estão os dados do passaporte dele e da esposa para vir para o BR. O número do passaporte bate com o que está no verso da ficha de imigração dele, que também diz que ele chegou em 1939, em sintonia com a data de emissão do passaporte:
Requerentes: António de Freitas
Naturalidade: Água de Pena-Machico-RAM-PT
Cônjuge: Maria Baptista de Freitas
Destino: São Paulo-BR
Data: 1939 - 5
Caixa: 400 N.º Processo: 107
N.º Passaporte: 1209/1210
Data de batismo: 0
Pais do requerente:
Pai: Manuel de Freitas
Mãe: Joaquina de Jesus
Pais do cônjuge:
Pai: João Baptista
Mãe: Joana Baptista
@Cezar17
Maria Baptista é sua avó?
Ola Guilherme ,Maria batista de freitas e minha avó portuguesa sim, nao tenho a data de nascimento dela nem local,mas tenho nome dos pais ,JOAO BATISTA E JOANA DE FREITAS.
Referente ao civilonline fiz o pedido da certidao do meu avô ,fiz o pagamento e recebi a confirmaçao de pagamento so que fazem uns 4 dias e nao recebi a chave de acesso para ver a certidao entao enviei um email reclamando sobre a falta da senha de acesso me responderam e reencaminharam o email para o setor responsavel para ver o que esta acontecendo estou no aguardo do desenrolar da situaçao
Vcs sao muito bons obrigado pela ajuda
ola boa taede !!!!!! vcs poderiam tirar uma duvida ? Fiz a solicitação da certidao pelo civilonline fiz pagamento foi confirmado mas nao me enviaram a senha de acesso.
Voces sambem me dizer quanto tempo demora para receber esta senha? @CarlosASP @Guilherme Moreira
@Cezar17
hoje deve ter sido o primeiro dia útil desde que seu pedido foi feito. Normalmente levava uns 1-2 dias úteis, mas nos últimos dias esse prazo se alargou pelo grande numero de pedidos..
o civilonline encaminha o pedido para a conservatória em questão, no fim das contas o prazo depende do tempo dela responder se achou o assento.
@CarlosASP MUITO OBRIGADO PELA AJUDA ,ESTOU NO AGUARDO DO CIVILONLINE .👊
@CarlosASP @Guilherme Moreira achei a certidão da minha avó portuguesa no arquivo e biblioteca da madeira ,se possível vocês poderiam me ajudar como proceder se este documento serve para iniciar o processo de cidadania ou tenho que pedir ele em algum formato para servir como documentação ?
@Cezar17
Em princípio, você precisa do documento de um dos ascendentes PT.
Você recebeu o do seu avô? Ou ainda não teve resposta?
Muitas vezes é mais fácil fazer pela linha masculina, pois homens tendiam a mudar menos de nome e eles que iam no cartório registrar os filhos.
Você vai fazer processo como neto de um PT, ou primeiro seu pai ou mãe vai fazer como filho/a de PT?
Aqui as listas de documentos para cada caso:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24046/documentos-para-atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-formulario-1d
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24047/documentos-para-atribuicao-de-nacionalidade-para-filhos-maiores-formulario-1c/
@CarlosASP no civilonline a certidão do meu avõ foi negada .Informo V. Exª de que o pedido nº 298029/2024 Certidão Online de nascimento, foi recusado, uma vez que o referido assento solicitado, já não se encontra nesta Conservatória, mas sim no Arquivo Regional da Madeira, para obter a certidão terá que entrar em contacto:
Arquivo Regional da Madeira
Caminho dos Álamos, nº 35
9020-064 Funchal.
Então entrei no site do Arquivo e biblioteca da madeira e comecei a buscar a certidão do meu avô mas não encontrei,já mandei e-mail e me responderam que tem que solicitar por este arquivo.Ai me veio na cabeça de procurar a certidão de minha AVÓ mesmo não sabendo da data de nascimento dela só o nome dela do pai e da mãe,e para minha surpresa achei a certidão de nascimento dela com todas as informações e a confirmação de que realmente ela era pois ainda tinha a informação do casamento dela com meu avô.
A minha dúvida agora é ,preciso só de uma cópia simples ou tem que ser uma cópia aprovada por cartório para anexar ao processo?
@CarlosASP Vou fazer o processo de neto pois meu pai filho dos portugueses já é falecido ,
Como saber se o casamento é obto foi transcrito no registro em Portugal.
@Cezar17
se vc encontrou a certidão de nascimento da sua avó e nessa certidao já está averbado o casamento, entao faça a partir dela mesmo!
@Cezar17
Olha, eu pediria sim a pesquisa para o Arquivo da Madeira para localizar o assento de seu avô também.
Como dito, no final você só precisará de um deles (o avô ou avó). Mas você tem o luxo de "escolher". No formulário de pedido como neto, você vai indicar só um ascendente PT.
Como eu escolheria?
Com TODOS os documentos na mão (do avô e avó PT, do seu pai BR e seu) listados no link de netos que passei, eu examinaria TODOS os nomes que constam neles (como pais e avós de cada um) para ver se eles batem entre si.
Muitas vezes eles batem em uma linhagem, mas não na outra. Aí, como você pode escolher, você faz o pedido pela linhagem que tem a documentação mais "redonda".
@CarlosASP boa tarde Carlos estou com uma dúvida estou para fazer o pedido da documentação da minha avó em qual formado a documentação e necessária ?
Tem estas opções no site
Pedido antecipado de consulta de documentação
Pedido de certidão/reprodução/informação legal e genealógica
@Cezar17
Se não me engano, "consulta" é para quem quer marcar horário e pesquisar pessoalmente documentos no Arquivo
A que precisa é a opção de certidão/reprodução; Ali depois deve ter opções mais detalhadas.
Madeira usa um sistema e terminologia um pouco diferente da maioria dos distritos (que usam o CRAV).
No fim, se é o documento para dar entrada no pedido de nacionalidade, tem que ser a cópia física (papel). No CRAV se pede a "narrativa", na Madeira não sei o termo exato usado lá.
Dá uma olhada no guia CRAV, pois o conceito geral é o mesmo:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24345/guia-como-pedir-certidoes-de-batismo-atraves-do-crav-anteriores-a-1911
Aqui escolha Solicitar Certidao/Reprodução:
https://arquivo-abm.madeira.gov.pt/oservices
Nesse link acima tem a opção Pesquisa (grátis até 30 minutos), É por aí que pediria a do seu avô, pelas razões explicadas já. Em geral esses 30 minutos são suficientes para achar algo. Se não for, eles te comunicam e vão te perguntar se quer pagar para gastar mais tempo.
@CarlosASP Desculpe o importunou, Carlos está documentação pode ser a digital aí faço a impressão aqui no Brasil ou tem que ser em papel e solicitar o enviou?
@Cezar17
O documento para dar entrada no processo de nacionalidade tem que ser em papel, Vão te mandar pelo correios. Vem em geral com uma breve carta de certificação, assinatura de quem emitiu esse documento em nome do Arquivo da Madeira, uma espécie de selo em alto relevo etc. Não serve digital e você imprimir.
Tem que enviar o original todo que você vai receber da Madeira. Guarde uma cópia para seus arquivos, caso precise consultar algo depois. Faça isso com todo o processo de nacionalidade (formulário, certidões etc).
@CarlosASP boa tarde carlos voce ou alguem do forum poderia me confirmar se este formato que estou solicitando das certidoes sao os corretos para dar entrada no processo de cidadania ? Preciso fazer o pagamento e para nao perder tempo nem dinheiro gostaria desta confirmacão , certidões >> certidão de registo (prq e crc) – cópia integral/narrativa/bilingue
Desde ja agradeco a ajuda de todos .