Certidão de Batismo portuguesa

Preciso de ajuda para encontrar a certidão de batismo, não tenho informações do local de nascimento

Nome: MARIA DE JESUS

Filiação: Manoel Simões e Maria de Jesus Pinhal

Ano aproximado de nascimento: entre 1883 e 1886

Comentários

  • @MichelliNabarro eu desconfio que só com esses dados vai ser difícil o pessoal te ajudar, pois são nomes extremamente comuns em Portugal (Manoel, Maria, de Jesus, etc...)


    Por favor poste mais informações, como:

    Onde/Como você conseguiu esses nomes? Maria foi casada? Com quem? Maria tinha irmãos? Qual o nome dos filhos dela? Quais certidões você já tem? Quando veio para o Brasil? Entrou por qual Estado? Já fez a árvore no family search?

    Qual a sua relação com Maria?


    Tudo isto ajudará o pessoal que pesquisa a te dar uma resposta melhor.

  • Os dados são das certidões que temos no Brasil, só fala que é portuguesa, por se tratar de uma certidão muito antiga não há informações específicas de onde ela nasceu em Portugal

    Não sei por onde entrou e nem se tinha irmãos. Minha família não tem essas informações, nem os mais antigos pois já perguntei para todos.

    Já procurei no FamilySearch e não encontrei

    Ela se casou no Brasil com Antônio Assenso em 1899, tbm português mas já encontrei o batismo dele. Já pesquisei a localidade que ele nasceu (Coimbra, figueira de foz) na esperança de serem da mesma região, mas não achei nada.

    Tiveram filhos: Francisco, Hermilina, Jacinto, Maria, Conceição e Júlia. Todas de sobrenome Assenso e todas nascidas no Brasil e em nenhuma das certidões dos filhos têm alguma informação relevante que ajude na busca.

    Preciso do batismo dela pra fazer a transcrição do casamento deles em Portugal.


    @LeoSantos

  • @MichelliNabarro

    São duas coisas diferentes: "procurar no FS" e "fazer a árvore no FS".

    E é importante "rechear" a árvore com o maior número possível de dados. Nomes e todas datas de nascimento (ano já ajuda), casamento e óbito que souber do bisavô, avô, seus tios, cônjuges, irmãos dessas pessoas etc. Quanto mais, melhor. O sistema do FS usa esses dados para tentar achar documentos de algum deles já indexados e também outras árvores que algum parente distante já possa ter feito (tem gente que acaba achando dados do português através de um tio-avô, um primo distante etc). O sistema vai aprendendo a tentar achar essas conexões conforme mais dados são inseridos.

    Depois, se quiser, deixe o link para a árvore "recheada" aqui que ajuda o pessoal a procurar algo. Pode haver detalhes nos documentos lá que você não percebeu e alguém note e isso leva a pistas para aprofundar a pesquisa.

  • @MichelliNabarro


    Ela se casou no Brasil com Antônio Assenso em 1899, tbm português mas já encontrei o batismo dele.

    Você tem a certidão de batismo dele. Ótimo. Tem a certidão do casamento ocorrido no Brasil também?


    Tiveram filhos: Francisco, Hermilina, Jacinto, Maria, Conceição e Júlia. Todas de sobrenome Assenso e todas nascidas no Brasil

    Quem foi o declarante do nascimento desses filhos, foi o Antonio Assenso ou a Maria de Jesus?


    Preciso do batismo dela pra fazer a transcrição do casamento deles em Portugal.

    Se o casamento ocorreu no Brasil, em tese é obrigatória a transcrição do casamento para certificar a filiação tanto do lado paterno quanto do lado materno. Porém, você indica que tem o assento de batismo do homem português (Antonio Assenso). Se ele foi o declarante do nascimento do filho nascido no Brasil, você pode dar entrada no processo sem fazer a transcrição.

    O processo cairá em exigência, mas temos visto que em muitos casos o conservador dá a opção de fazer o processo omitindo o nome da mãe no registro, como se a criança tivesse nascido "de pai solteiro e mae desconhecida". Nem sempre os conservadores dão essa opção, mas ela é oferecida em muitos casos.

    No entanto, recomendo que continue a fazer a busca por mais um tempo. Pode ser que alguém aqui do fórum consiga te ajudar.



    -----

    @texaslady @CarlosASP @ecoutinho

  • texasladytexaslady Beta
    editado May 14

    @MichelliNabarro ,

    Como você disse que os portugueses se casaram no Brasil em 1899, não seria exigido a transcrição porque foi antes de 01 de abril de 1911, data de entrada em vigor do código de registo civil Português. Portando não sendo obrigatória a transcrição. Se houver alguma necessidade de fixação de nomes poderá ser usada a certidão de casamento brasileira. Veja a explicação do conservador na exigência abaixo:


    Como o @eduardo_augusto disse, se foi o português que declarou o nascimento do filho/filha no Brasil, você pode já entrar com o processo sem problemas.

    Enquanto isso pode continuar procurando pelo assento da avó portuguesa, caso queira fazer a transcrição. E outra opção seria fazer a transcrição com suprimento de certidão de registo https://portupedia.com/wiki/Processo_de_Suprimento_de_Certid%C3%A3o_de_Registo.

    Aqui no fórum tem um tópico sobre isso https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/345026#Comment_345026.

  • @eduardo_augusto

    @texaslady

    @CarlosASP

    Verifiquei aqui na certidão da filha do Antonio que ele (português) foi o declarante do nascimento sim. Vou continuar as buscas mais um tempo, se não encontrar o batismo da Maria, vou tentar o processo sem a transcrição do casamento ou a transcrição com o suprimento de certidão.

    Obrigada a todos pelo auxílio

  • Não sei se e aqui o local se não for me desculpa preciso de informações vou começar o processo de neto gostaria de saber se preciso enviar a certidão de batismo do meu avô e minha avó um do ano de 1856 e o outro batismo 1903 eles não tem certidão de nascimento só batismo eu sei onde encontrar o livro e a página do dois batismo tenho que pedir a certidão ou só indicar onde se encontra para poder da entrada no processo de neto já tenho todas as outras certidões aqui do Brasil. Outra informação posso eu mesmo dar a entrada ou tem que ser por advogado.obrigado

  • @Paulo1964

    Você precisa escolher um ascendente PT para ser de quem o neto vai "puxar" a nacionalidade. Quando se tem mais de um, a recomendação é usar aquele que tem a documentação mais "redonda". Frequentemente é a linhagem masculina, pois homens tendiam a mudar menos o nome ao casar.

    Para os nascidos antes de 1911, só há batismo, e você tem que solicitar ao Arquivo Distrital uma cópia física, a qual você anexará ao processo de neto. Veja o guia aqui:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24345/guia-como-pedir-certidoes-de-batismo-atraves-do-crav-anteriores-a-1911

    Esse guia funciona para a maioria dos distritos de PT. Mas se for de Braga, Coimbra, Açores ou Madeira, o sistema CRAV não funciona.

    Olhe aqui o guia do fórum para processos de netos:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24046/documentos-para-atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-formulario-1d

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.