Requerimentos simultâneos - filho e neto
Oi pessoal!
Já tenho cidadania portuguesa, mas agora vou ajudar meus primos nessa missão. Como estou com um caso diferente do meu, a lei para netos mudou e já faz tempo que fiz meu processo, queria pedir ajuda para as questões abaixo:
- É possível requerer simultaneamente a atribuição de nacionalidade portuguesa para filho e neto do mesmo ancestral português? E será que vale a pena em termos de prazo, ou seria mais rápido tirar primeiro do filho e, com a atribuição ao filho do ancestral português, depois o neto solicitar como filho de português ao invés de neto?
- Quanto tempo tem demorado os processos de atribuição para filho? E para neto? Os sites dizem que, para neto, demoram entre 25 e 30 meses, é isso mesmo para conservatória direto em Portugal?
- Eu fiz o meu pela conservatória de Tondela. Alguém está fazendo por lá? Tem demorado o processo?
Super obrigada!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@thaisporangaba
Os prazos estão dilatados no momento para todos os tipos de processos. Medidas foram implementadas para aliviar isso, faltam os resultados começarem a aparecer. Ninguém sabe quando isso vai acontecer.
A resposta tradicional sempre foi que valia mais a pena fazer o processo como filho e, uma vez terminado, fazer o da próxima geração como filho também.
Faz um tempo que Tondela não processa mais esses pedidos. Um exemplo de comentário:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/337892#Comment_337892
Para filhos (1C), o fórum sempre recomendou ACP:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24047/documentos-para-atribuicao-de-nacionalidade-para-filhos-maiores-formulario-1c/
Leia sobre "apensação" e veja se faz sentido no caso em questão enviar os dois processos "apensados":
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24782/guia-apensacao-de-processos
Se continuar com dúvidas, busque na lupa do grupo o termo "apensação" e veja outros comentários.
@CarlosASP muito obrigada pelo esclarecimento :)