Como conseguir certidão de obitó dos Trisavós ou Certidão de batismo

olá tudo bem com voces gostaria de saber como conseguir certidões de obitó e de casamento dos meus trisavós para que eu possa realizar gratuitamente a nacionalidade portuguesa do meu avo que é neto de portugueses ( obs: quero tirar essas certidões aqui no brasil.) Obrigadoi

Comentários

  • editado April 27

    @mayaracristina nao existe nacionalidade “gratuita” , você pode juntar os documentos conforme as listas disponíveis em guias e informações úteis, pagar a taxa e mandar sem contratar ninguém, mas terá taxas de todo modo

  • @AlanNogueira obrigada, gostaria também de saber se tem como tirar as certidoes de nascimento dos portugueses em um cartorio de Registro civil tira ? e fazem apostilamento de haia e etc? obrigada.

  • editado April 28

    @mayaracristina


    Acho que você está confundindo um pouco os termos.

    As certidões de nascimento dos portugueses devem ser obtidas em Portugal. Se os portugueses nasceram antes de 1911, deve solicitar ao CRAV. Se nasceram de 1911 em diante, deve solicitar ao CivilOnline.

    As certidões brasileiras (ou seja, de pessoas nascidas no Brasil, ou de estrangeiros que se casaram no Brasil), você deve pedir no respectivo cartório. Todas as certidões brasileiras devem ser apostiladas.



    Recomendo ainda que você consulte a nossa lista de guias, pois a maioria das perguntas já foi respondida... 📢 Guias e Informações Úteis (comece aqui) — Fórum Cidadania Portuguesa

  • olá meu nome é mayara quero ajuda de voces para me ajudarem A Achar certidão de nascimento e de casamento dos trisavós. eu ainda nao tenho passaporte para pesquisar no crav.

    ha pouco tempo iniciei minha arvore geneologica no familysearch e encotrei uma data de aproximadamente de 1883 nascimento do meu avo jose ribeiro da silva e minha trisavo 1886 alguem poderi me ajudar numa pesquisa mais detalhada por favo? (obs: eu so nao sei de que cidade eles era mas na biografia da internet esta assim : santo Ildefonso porto portugal. ja o da minha trisavo eu nao sei mas sei que eles se casaram em 1905.

    obrigada por ajudar😀

  • editado April 29

    @mayaracristina

    Não precisa de passaporte para pesquisar no CRAV. Nos links que o eduardo_augusto já te passou tem o caminho das pedras, se aceita um conselho, invista algum tempo lendo os guias com cuidado pois assim você evita gastar tempo e dinheiro emitindo documentos que não precisa ou mesmo indo por caminhos que não te levariam ao seu objetivo.

    Seu relato está um pouco confuso. Para podermos ajudar, poderia explicar quem é o português mais próximo de vc na família (ou a pessoa que vc acredita ser o português)? É o avô, o bisavô ou trisavô? Assim como informar se o filho ou o neto do português estão vivos.

  • editado April 29

    @ecoutinho ola, entao meu avo é descendente possivel de portugueses e tenho na certidao do meu bisavo esses nomes ( mas ha relatos do meu tio queos meus trisavos eram portugueses) por parte de mae que ja é falecido meu bisavo, so é ainda vivo meu avo que é o possivel descendete de portugueses e gostaria de estar pequisando pois quero dar entrada na minh nacionalidade.

  • @mayaracristina

    Além dos conselhos já dados pelos colegas, tome cuidado com homônimos, para não perder tempo à toa.

    Devem haver vários "Jose Ribeiro da Silva", então você tem que ter certeza que está olhando o correto.

    Como fazer isso? Verificando em cada etapa da sua família (pai, avô, bisavô etc) os nomes de seus antepassados que constam em cada um de seus registros de nascimento.

    Se esse for realmente o seu antepassado, aqui vai uma explicação.

    PT é dividido em distritos; os distritos são divididos em concelhos; os concelhos são divididos em freguesias.

    Os livros de batismo, casamento e óbito são organizados por freguesias. No caso mencionado, muito provavelmente é a freguesia de Santo Ildefonso, concelho do Porto, distrito do Porto:

    https://geneall.net/pt/mapa/208/porto/

    Muitos desses livros estão online para consulta direta, separados pela freguesia. Para essa freguesia de Santo Ildefonso, olhe aqui:

    https://tombo.pt/f/prt12#DEAT

    Se quiser ajuda para achar os registros, deixe o link para a árvore feita no FS; mas tem que ser para alguém já falecido, pois os vivos são invisíveis para as outras pessoas.

  • @mayaracristina

    Para focar a busca eu checaria as certidões de nascimento do seu avô e das gerações anteriores a ele até o português, de trás para frente, para ver os nomes, datas e local de nascimento de todos.

    Comece pelo seu avô, que é o suposto neto do português. Pegue a certidão de nascimento dele (ou solicite uma nova no cartório) e verifique os nomes dos pais e avós dele. Com isso, localize a certidão de nascimento do pai (ou mãe) dele que é filho(a) do português e verifique o nome dos pais e avós.

    Com isso você terá o nome do português assim como o nome dos pais dele. Isso será importante para facilitar sua busca em Portugal e também para confirmar se a pessoa que você localizou no arquivo distrital é o seu parente ou apenas um homônimo.

    Boa sorte.

  • @ecoutinho eu ja vi os tutoriais do crav por aqui e nao estou conseguindo fazer o cadastro

    pois esta pedindo passaporte e eu nao tenho? como devo proceder?

  • @mayaracristina

    Utilize esse guia. Como pedir certidões de batismo através do CRAV (anteriores a 1911)

    Na tela de Registo, para criar um usuário tem um campo obrigatório para informar um passaporte. Caso não tenha passaporte brasileiro, informe o número do RG mesmo. Com certeza esse dado não é verificado.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.