Não consigo tirar a certidão do meu avô no civil online

editado April 26 em Outros assuntos

Estou tentando tirar o acento do meu avô no civil online, mas infelizmente lá pede o número de ID Civil e o meu como terceira também Mas não consigo porque do Brasil é diferente o campo dos número e também não sei o do meu avô e também não permite com mais de cem ano. Alguém consiguiu tirar e poderia me ajudar nessa questão?

Comentários


  • @CarlosASP 


    Boa noite Carlos, obrigada, vc sempre ajudando. Mas eu segui exatamente aqueles passou no link que você enviou, fiz tudo exatamente, inclusive a dica no final, como tem mais de cem anos, mas infelizmente, paguei e o pedido foi recusado. Ou seja, ficaram com o dinheiro e nem o serviço prestaram. Enivei um email pedindo esclarecimento para o civil online do motivo da recusa, mas não obtive resposta ainda. Infelizmente não sei como conseguir esse assento. Inclusive tenho a copia do livro do registro dele na época, mas não tem o assento.

  • @AndreiaDantas ,


    Como a sua primeira mensagem já falava especificamente do Civil Online, todos aqui assumimos que você já sabia das limitações daquela plataforma. São duas: no Civil Online só estão disponíveis os registros/assentos posteriores a 1911, e para "driblar" a limitação dos 100 anos, é preciso usar um truque, que está explicado no nosso guia.

    Ou seja, se o seu avô nasceu antes de 1911, o registro de nascimento dele será do tipo "assento de batismo", e estará arquivado em um dos Arquivos Distritais de Portugal. Normalmente, o pedido pode ser feito pela plataforma CRAV [Guia] Como pedir certidões de batismo através do CRAV (anteriores a 1911) — Fórum Cidadania Portuguesa

    Eu não entendi direito o que você quis dizer com " Inclusive tenho a copia do livro do registro dele na época, mas não tem o assento." Pode explicar?

    Se você colocar aqui os dados do seu avô (nome, data de nascimento, freguesia e conselho), o @AlanNogueira , eu, ou outro membro do fórum poderá te ajudar a localizar esse assento. Mas se você não colocar os dados, podemos apenas dar orientações genéricas.

    Ou se você já tiver o assento, pode colocar ele aqui também para nós analisarmos.


  • @eduardo_augusto


    Primeiramente obrigada pela atenção.

    Vamos lá, talvez eu tenha explicado mal. É o seguinte: Através aqui do fórum, consegui a cópia do registo de nascimento do meu avô (documentos digitalizados do livro de registo que era nas igrejas naquela época) e também o registo de casamento dos meus bisavós, pais do meu avô ok?

    "Ou seja, se o seu avô nasceu antes de 1911, o registro de nascimento dele será do tipo "assento de batismo", e estará arquivado em um dos Arquivos Distritais de Portugal. Normalmente, o pedido pode ser feito pela plataforma CRAV [Guia] Como pedir certidões de batismo através do CRAV (anteriores a 1911) — Fórum Cidadania Portuguesa"

    Resposta: (essa era minha dúvida, o meu avô nasceu em 1896, tenho esse arquivo que é exatamente o que você esclarece aqui, assento de batismo", isso que eu não saberia se era a mesma coisa! Então o assento dele, é o número que está ao lado desse registro? Vou disponibilizar aqui para que vocês possam me ajudar o?


    MEU AVÔ: CASEMIRO ANTONIO DANTAS

    MÃE: FILOMENA DE AZEVEDO - (MEU AVÔ FOI REGISTRADO SOMENTE PELA MÃE, MAS COM O SOBRENOME DO PAI: RICARDO ANTONIO DANTAS.

    Meus bisavós casaram-se somente dois anos depois do nascimento do meu avô.Também segue o registro do casamento deles


    REGISTRO DE CASAMENTO DOS MEUS BISAVÓS

    RESGISTRO DE NASCIMENTO DO MEU AVÔ CASEMIRO ANTONIO DANTAS


    Essa semana paguei os 10 euros no site civil online como dispuseram aqui nos debates para que pudessem disponibilizar o assento do meu avô com todas informações e também li a respeito em relação somente até 100 anos, eu li tudo e fiz exatamente aquele sistema que ensinaram para conseguir solicitar para pessoas que tivessem ultrapassado esses 100 anos, mas o civil online recusou, mas também não explicou o motivo. Inclusive solicitei uma explicação via e-mail e ainda não obtive resposta.


    Achei que viria naquele papel da conservatória tipo esse aqui:

    Poranto, a minha dúvida é: consigo dar entrada na documentação para cidadania da minha mãe filha de Casemiro (português) com esses documentos? ou preciso desse da conservatória como esse exemplo acima?


    Desde já agradeço pela ajuda imensa.

  • @AndreiaDantas


    Uma vez que o seu avô nasceu em 1896, o pedido da certidão deve ser feito ao CRAV: [Guia] Como pedir certidões de batismo através do CRAV (anteriores a 1911) — Fórum Cidadania Portuguesa

    Você vai criar uma conta, e fazer a solicitação, conforme está escrito no guia. Você receberá uma cópia do assento de batismo do seu avô pelo correio. E essa cópia, é a que você vai usar no processo de nacionalidade.

    Quanto ao motivo do CivilOnline ter recusado o seu pedido, a explicação é: o CivilOnline não dispõe dos assentos anteriores a 1911.

    Por favor leia os nossos guias, várias dúvidas já foram respondidas lá: 📢 Guias e Informações Úteis (comece aqui) — Fórum Cidadania Portuguesa

  • editado April 28

    @AndreiaDantas peça a certidão de batismo do seu avô ao arquivo distrital. Este registro foi recusado no civil on-line pq não está na conservatória, mas sim no arquivo distrital, são órgãos diferentes. Acredito que não precise do casamento dos pais do seu avô, mas se quiser pedir para ter em seu arquivo pessoal também é possível . Boa sorte!

    O código de referência do batismo, caso precise, está aqui: https://digitarq.advct.arquivos.pt/details?id=1102065

    Siga este guia para pedir no CRAV: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24345/guia-como-pedir-certidoes-de-batismo-atraves-do-crav-anteriores-a-1911


  • @eduardo_augusto @@AlanNogueira @Guilherme Moreira

    Obrigada à todos pelas resposta e ajuda. Quanto ao registro no civil online compreendi em relação a mais de 100 anos, mas nas explicações aqui do fórum, tinha uma forma específica para ajudarem, foi o que fiz. Paguei por uma informação que não obtive, mas tudo bem, faz parte!

    Mas vou sim tentar no CRAV conforme informações fornecidas por vocês colegas. Muito, muito obrigada mesmo. 😍

  • @AndreiaDantas


    Como você pediu informações específicas sobre o CivilOnline, nós entendemos que você já sabia que o documento estava arquivado lá. 😅 Em todo caso, algumas pessoas mencionam que conseguiram restituição dos 10 euros. Escreva para o CivilOnline para se informar.


    Mas agora acho que você já tem o direcional correto, boa sorte com seu processo! 😃

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.