ajuda para tirar minha cidadania

Olá pessoal, ja estou enviando minha certidao de inteiro teor para o itamaraty, gostaria de tirar algumas duvidas porque eu entrei no site do consulado portugues(aqui de sao paulo) e lá tem as orientações e valores para o envio dos documentos, gostaria de saber se é possivel enviar direto para o consulado de portugal, e se este processo seria mais rápido e mais barato.

«1

Comentários

• esqueci de informar meu pai é portugues ja com suas documentações atualizadas, não sei se isso pode me ajudar!
  • Sim, isso ajuda bastante!!

O melhor caminho é pelo consulado de Sp mesmo! Faça o procedimento conforme eles orientam (alem dos links, eles atendem por telefone e pelo chat do site) que não tem erro. Há dias eu fiz a transcrição de casamento e óbito do meu bisavô, levou menos de 20 dias para ficar pronta!! São muito eficientes!!!

• então ouvi dizer que pelo consulado de portugal sairia bem mais em conta, porque pelo de são paulo está em torno de 850,00 a cidadania fora o passaporte, gostaria de saber se isso é verdade!

• Fanny, só a Cidadania no Consulado em São Paulo é R$850,00? isso tá muito caro! aqui no Consulado do Rio é 670 e ainda ta caro!  

Na verdade pelo Consulado é sempre mais caro, porque o preço do Euro lá é tabelado e o Euro atualmente não esta isso tudo... Por exemplo o governo Portugues cobra 175,00 € para processos de atribuição de nacionalidade. Isso sendo pago em vale postal pelo correio com a cotação de hoje da moeda deve ficar R$ 420,00 já pelo consulado do Rio o mesmo processo fica em R$ 670,00.

• e qual seria a forma de fazer sem ser pelo consulado? foi algo assim que me falaram que vale postal, mas como funciona?
  • Fanny cardoso

Fanny, fazendo diretamente pela CRC em portugal voce devera mandar todos os docts, mais o vale postal ou dinheiro certo. Se vc ja tem toda a documentação necessaria com as devidas legalizações e reconhecimentos, vc vai até o correio e diz que precisa enviar os docts para portugal (nem todos os correios dispões do SEDEX MUNDI, mas eles uma outra modalidade que é o EMS, se não me engano, que é a mesma coisa) acrescenta que precisa enviar 200 euros (leva o valor em reais, o funcionario dos correios convertem na hora p vc), é seguro e pratico. Não tem erro. Sem contar que vc sai dos correios com um numero, como um protocolo, e pode acompanhar pela internet qdo os docts forem entregues.
    O meu processo eu fiz direto por portugal e os docts chegaram la em 1 semana.

• Carol, os documentos e valores corretos onde eu posso localizar isso, em algum site? os correios já possuem todos os dados de envio? e o valor é em cheque ou dinheiro?

• Fanny

Seu caso é atribuição. Veja a lista:

-Sua certidão de nascimento INTEIRO TEOR (Reconhecida no itamaraty e no consulado portugues)
    -Modelo 1 C com firma reconhecida no cartorio por autenticidade.
    -Xerox autenticado da sua Carteira de Identidade, com legalização do consulado portugues.

Para qual CRC vc vai mandar? Sugiro vc entrar em contato com eles via email para solicitar o endereço. No correio, vc pede para enviar o valor para este endereço. O comprovante deve ir dentro do envelope junto com os outros documentos.  O valor vc leva em dinheiro, o funcionario converte em euros e ele mesmo se encarrega de fazer a transação, tudo na sua frente. Não se preocupe, é seguro.
    Vc pode confirmar no poprio site dos correios os valores para envio de docts internacionais. Qdo eu fiz o meu processo, so para enviar os docts foram 58 reais, fora os 175 euros  da CRC (que agora são 200 euros).

No guia da ajuda da comuna vc encontra muitas dica tb.
    Boa sorte

• tem coisa errada!!

Estou solicitando a atribuição da cidadania do meu avô. Simplesmente pelo consulado de SP fica (com urgência) R$ 1045,00. Isso ja considerando a atualização do estado civil!

Ta certo isso ai?
  • Patricia

O Processo de Atribuição (Filho de Portugues) Continua no valor de 175,00 Euros

200,00 Euros é o Processo de Aquisição (Neto de Portugues). 
  • legal! gostari de enviar então pra portugal, vc saberia me dizer qual e-mail de contato?

• Hermano, eu bem achei estranho essa subida de valores. Bom saber que continua 175 euros.

Fanny, olha no guia da ajuda, la tem o email.

Jimmy, os valores cobrados pelos consulados são sempre acima dos valores das CRCs. Por esta razão eu enviei o mei processo para o Porto. Não me arrependo!
  • Fanny,

O valor para atribuicao é 175.00, para naturalizacao 200.00 euros.

Seu caso é atriubicao.

Fazer pelo consulado é muito pratico e rapido, porem voce pode mandar diretamente a Portugal. Se mandar para Lisboa demorará em media 7 meses, mas esta a opcao do Porto, pois seu pai é portugues de origem. A Carol e o Hermano fizeram por ai e  demorou semanas.

Veja no guia de ajuda o endereco e contato nos ultimos posts e informe-se antes de mandar os documentos.

• preciso assinar modelo 1C diretamento no consulado??? isso procede? desculpa mais to meio perdidinha! e quanto ao e-mal do CRC não achei só vi o telefone!

• O Requerimento 1C pode ser assinado pessoalmente no Cartório com a firma reconhecida por AUTENTICIDADE.

EMAIL:   crcentrais@dgrn.mj.pt

• Muito obrigada Hermano!!

• recebi o e-mail do CRC e continua 175 Euros!

• carol tenho outra duvida vc postou que preciso reconhecer no itamaraty e no consulado portugues?
  • A Certidão de nascimento do requerente emitida pelo cartório em Inteiro Teor, deve ter a firma da tabeliã que assina reconhecida pelo cartório, depois você manda para o Itamaraty, para legalizar ( é de graça, e na hora, se for no Rio) e posteriormente você manda para o consulado para legalizar também.

Já os outros documentos não vão para o Itamaraty  só consulado.   
  • Fanny Cardoso

Sim, o unico documento que não precisa é o modelo 1C que vc reconhece firma so no cartorio. As certidões tem que ter os 2 selos(Itamaraty e consulado) , a copia da identidade so no consulado.
    Se não tem Itamaraty perto da onde vc ,ora, vc pode enviar por correio e demora quase 1 mes para te retornarem, é gratuito. No consulado sugiro entrar em contato antes para saber o qto eles estão cobrando.

• Carol

Eu ligeui no cartório pra agendar com eles pra legalizar modelo 1C e ele me disseram que este modelo é só pra neto e não pra filho de portugues.

sabe alguma coisa sobre o assunto?

• Fanny,
    No cartorio voce so tem que reconhecer a firma por AUTENTICIDADE no 1C e autenticar a copia do seu RG.
    O formulario 1C se usa para descendentes diretos: pai-filho ou mae-filho.

• então,reconhecer firma por autenticidade no 1C e quanto ao Rg autenticar a cópia e legalizar no consulado? é isso?

desculpe tanta pergunta, mas é porque eles(consulado) não me deram nenhuma informação!

• Sim Fanny.

1C reconhecido por autenticidade no cartório.

RG autenticado no cartório para posteriormente ser legalizado no consulado.

• Obrigada.

Hermano, Denise e Carol, lá vou eu!!

• imageHerмαηø Tor®ë§:
    Sim Fanny.

1C reconhecido por autenticidade no cartório.

RG autenticado no cartório para posteriormente ser legalizado no consulado.

é isso ai!
    Boa sorte Fanny!
  • Faça tudo pelo Consulado de São Paulo, vai ser mais rápido.
    Boa sorte.
  • Na verdade se o pai dela é Portugues nascido em Portugal acredito que a opção mais rápida mesmo seja mandando a documentação para o Arquivo Central do Porto. 

• sim Hermano pretendo mandar para Porto mesmo porque o valor em bem melhor também.

Agora preciso de uma super ajuda estou preenchendo o modelo 1C e no quadro 1- quart intem está: Doc de identificação ...

fui seguir as oritentações e é o seguinte:Documento de identificação: passapor, titulo ou autorização de residencia ou outro documento de identificação equivalente, emitido pela autoridade competente de um dos países da Uniao Europeia, sempre que se trate de maior de 14anos.

Qual seria este documento? meu passaporte brasileiro ou qual outro passaporte poderia ser mesmo porque vou tirar meu passaporte na segunda feira ainda e acredito que demora 15dias e não queria esperar tanto tempo pra enviar meu documentos.

poderiam me auxiliar no preenchimento, e se alguém tem algum modelo preenchido.

• Mande uma xerox do seu RG autenticada no cartório! eu mandei assim, geralmente é isso que as pessoas aqui da comunidade mandam, porque nem todo mundo tem passaporte. image

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.