Documentação para solicitar cidadania de neto

Prezados senhores,


A transcrição do casamento dos avós do meu pai já foram finalizadas, recebi os assentos de casamento do consulado, só que no formulário "Modelo 1D - maior de 18 anos para requerimento de nacionalidade", não consta local que fale de transcrição, como indicarei para eles que o casamento já foi transcrito, uma vez que no formulário pede os assentos de abtismo novamente?


Qual seria o formulário correto a preencher, acredito não ser este, quais os demais documentos para envio para requerer a nacionalidade uma vez que os pais do meu pai eram casados e não possuem mais certidão de nascimento e meu pai também para requerer a nacionalidade dele?


Entendo que os documentos seriam:

Os assentos transcritos dos avós do meu pai.

A CERTIDÃO DE CASAMENTO DOS PAIS DO MEU PAI, INTEIRO TEOR REPOGRÁFICA E APOSTILADA DE HAIA, até porque la constam a mudança do nome da minha avó.

A CERTIDÃO DE CASAMENTO DO MEU PAI, INTEIRO TEOR REPOGRAFICA E APOSTILADA DE HAIA.

O REQUERIMENTO MODELO 1D- RECONHECIDO FIRMA POR AUTENTICIDADE E APOSTILADO DE HAIA.


Estou certo?

Para onde enviar? Podem nos passar o endereço?

Comentários

  • @EDSON_ABREU


    Siga as instruções do nosso guia, lá tem tudo explicadinho.

    Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Netos Menores Formulário 1D — Fórum Cidadania Portuguesa

    O documento que você recebeu de volta do Consulado, que é a certidão da transcrição, é só você fazer uma cópia xerox simples e mandar junto.

  • ´@eduardo_augusto

    Nesta listagem continua a minha dúvida, vamos a elas:

    1. Certidão de nascimento do ascendente português. Para os nascidos antes de 1911 a certidão deve ser narrativa e certificada, para os nascidos após 1911 pode ser uma cópia simples do assento de nascimento ou basta informar os dados no quadro 2 do formulário 1D.

    Resposta: Neste caso o casamento foi transcrito pelo consulado, ambos já são considerados portugues e casados em PORTUGAL, a onde irei descrever isso, uma vez que no formulário não consta esse local?

    2. Certidão de nascimento do filho do português de inteiro teor por cópia reprográfica e apostilada. Caso a certidão repográfica não esteja legível é aconselhável enviar, além da repográfica, uma certidão de inteiro teor digitada.

    Resposta: Esta é a mãe de meu pai, uma vez casada no Brasil não existe mais certidão de nascimento e sim casamento e não adiantaria enviar a de NASCIMENTO uma vez que na de casamento ela faz a alteração do NOME, a dúvida é enviamos somente a de CASAMENTO?, no BRASIL a de NASCIMENTO é recolhida pelo cartório. O que fazer?

    3. Certidão de nascimento do neto requerente de inteiro teor por cópia reprográfica e apostilada. Caso a certidão repográfica não esteja legível é aconselhável enviar, além da repográfica, uma certidão de inteiro teor digitada.

    Resposta: Esta é meu pai, uma vez casado no Brasil não existe mais certidão de nascimento, mesmo caso acima. O que fazer?

    4. Atestado de antecedentes criminais brasileiro do requerente, para maiores de 16 anos, Instruções aqui. blz

    5. Atestado de antecedentes criminais apostilado do requerente de todos os países em que tenha vivido após ter completado 16 anos, com tradução, se escritos em língua estrangeira que não seja inglês, espanhol ou francês. Nunca saiu do pais.

    6. Cópia autenticada e apostilada do passaporte ou RG, dos progenitores e do requerente, se for maior que 12 anos. Os documentos de identidade devem ter sido emitidos a menos de 10 anos.

    Resposta: Estamos tirando.


    Como devemos agir com as dúvidas acima?

  • editado April 25

    @EDSON_ABREU


    Olá Edson. São muitas perguntas, não sei se terei uma boa resposta para todas. Vamos lá!


    Resposta: Neste caso o casamento foi transcrito pelo consulado, ambos já são considerados portugues e casados em PORTUGAL, a onde irei descrever isso, uma vez que no formulário não consta esse local?

    Não precisa informar o casamento no formulário, como você mesmo observou, não há um campo para isso. Pode enviar uma cópia simples da transcrição, que você recebeu do consulado.


    Resposta: Esta é a mãe de meu pai, uma vez casada no Brasil não existe mais certidão de nascimento e sim casamento e não adiantaria enviar a de NASCIMENTO uma vez que na de casamento ela faz a alteração do NOME, a dúvida é enviamos somente a de CASAMENTO?, no BRASIL a de NASCIMENTO é recolhida pelo cartório. O que fazer?

    Essa é uma dúvida comum, mas ela parte de um entendimento incorreto. O registro de nascimento nunca deixa de existir. Os cartórios recolhem a certidão apenas para evitar que uma pessoa, por má-fé ou desatenção, continue a usar a certidão de nascimento sem a averbação do casamento. Em todo caso, basta você pedir ao cartório uma via reprográfica do registro de nascimento, que é uma cópia do livro de registro que fica de posse do cartório. Se a via reprográfica estiver ilegível, pede-se também uma via digitada de inteiro teor. Espero que tenha ficado claro. Importante: certifique-se com o cartório onde está a certidão de nascimento, que o casamento foi averbado. Se não tiver sido, o próprio cartório vai te orientar como fazer. Mas mande a certidão de nascimento e a certidão de casamento.


    Resposta: Esta é meu pai, uma vez casado no Brasil não existe mais certidão de nascimento, mesmo caso acima. O que fazer?

    Ver acima.


    Instruções aqui. blz

    Isso.


    Nunca saiu do pais.

    No formulário, há um campo perguntando em que países viveu, escreva nesse caso, "Brasil" e envie apenas o atestado de antecedentes criminais emitido pela polícia federal, conforme as instruções.


    Os documentos de identidade devem ter sido emitidos a menos de 10 anos. Resposta: Estamos tirando.

    Beleza! Vai dar tudo certo!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.