Certidão de nascimento ou batismo
Olá
Meu nome é Jurandir
Gostaria de saber se o registro de batismo do meu bisavô que é de 1881 é o suficiente para solicitar a cidadania portuguesa para minha mãe e eu?
Tenho a cópia e solicitei pelo CRAV uma certidão, esse é o caminho?
Quais documentos são necessários?
Obrigado
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@jurandir_silva
Isso mesmo! Vou lhe encaminhar a lista de documentos lá tem tudo explicado:
Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Netos Maiores Formulário 1D
Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Filhos Maiores Formulário 1C
@AlanNogueira Obrigado
Muito pela orientação
Nós dois podemos atribuir juntos, ou precisa sair a nacionalidade de minha mãe, para depois solicitar a minha?
@jurandir_silva na minha opiniao como o processo de neto so pode ser na CRC de Lisboa (mais demorada) e os de filho podem ser na ACP do Porto (mais rapida), bem como eventual necessidade de transcriçaõ de casamento, não vale a pena fazer junto. Mas você tem a opção de pedir a "apensação" dos processos, depois veja este guia Guia - Apensação de Processos
@AlanNogueira Muitissimo obrigado pelas orientações
@AlanNogueira
Poderia tirar outra dúvida.
Eu posso fazer o processo sozinho, sem intermediário (ADV)?
Moro em São Paulo, a melhor opção é agendar no consulado portugues ou encaminhar via correio?
Vi que algumas pessoas solicitam on line, como funciona isso?
Agradeço desde já.
@jurandir_silva
Você pode fazer o processo sozinho tranquilamente,. muita gente aqui fez e deu certo.
Mande por correio ou DHL, consulados (qualquer um) vão apenas receber seus documentos e encaminhar para Portugal. Demora mais e você não consegue acompanhar o processo, não compensa.
Para fazer o processo online, somente através de advogado / solicitador autorizado a atuar legalmente em Portugal. Por enquanto é assim, talvez no futuro mude.
@AlanNogueira
DEsculpe , sou novo aqui, e tem mais uma duvida
a certidão de nascimento em cópia integral e emitida por fotocópia, é a mesma coisa que certidão de inteiro teor digitada?
@LeoSantos Obrigado. Me ajudou bastante
@jurandir_silva não é a mesma coisa. Para nacionalidade você precisa da inteiro teor por copia reprografica e apostilada. Certidão inteiro teor digitada não é aceita. Siga a lista que te mandei lá tem tudo especificado :-)
@AlanNogueira Muito obrigado
Ao registrar o meu avô no Brasil, constou na certidão que os pais dele são brasileiros, no entanto o pai é portugues e a mãe é espanhola. Será necessário corrigir a certidão de nacimento do meu avô ?
@jurandir_silva
Ao registrar o meu avô no Brasil, constou na certidão que os pais dele são brasileiros, no entanto o pai é portugues e a mãe é espanhola. Será necessário corrigir a certidão de nascimento do meu avô ?
Sim.
@eduardo_augusto Obrigado