Dúvidas sobre o processo

Oi pessoal, tudo bem?

Estou começando a pesquisar sobre a nacionalidade portuguesa para tentar tirar sozinha, mas tenho algumas dúvidas, gostaria de ter ajuda com algumas delas. Meu bisavô paterno português, veio para o Brasil. Meu avô paterno (falecido a alguns meses) a alguns anos atrás, e meus tios e primos tiraram a cidadania. Meu pai ainda não tirou.

1) Seria melhor eu solicitar a do meu pai primeiro para depois tirar a minha? Ou eu poderia tirar como neta de português considerando que meu avô emitiu sua nacionalidade?

2) O fato de meu avô, e meus tios já terem feito o processo me ajuda em algo? No caso posso usar os documentos que eles emitiram?

3) No caso de eu precisar emitir a do meu pai, ele tiraria como filho ou como neto de português ?

4) Meu pai se casou e se divorciou no Brasil, isso atrapalha na solicitação?

Comentários

  • @sa_montenegro


    Olá, tudo bem?


    Respondendo:


    1-) Como seu avô tirou a cidadania dele, você pode pedir direto como neta, porém é sempre melhor fazer o processo de filho -> filho, pois é mais rápido e tem menos exigências. Você pode mandar os dois juntos (do seu pai e seu),. procure no fórum sobre "apensamento".


    2-) Do seu avô sim (seu pai passa a ser filho e não neto). Dos seus tios não. Infelizmente não dá pra aproveitar os documentos. Dá uma olhada no guia do processo de filhos para ver o que vc vai precisar.


    3-) Filho, considerando que seu avô já é português (caso ele realmente tenha feito a cidadania dele).


    4-) Via de regra não atrapalha, porém após ele se tornar cidadão português, terá que averbar esse casamento/divórcio.


    Boa sorte!

  • @LeoSantos

    2-) Do seu avô sim (seu pai passa a ser filho e não neto). Dos seus tios não. Infelizmente não dá pra aproveitar os documentos. Dá uma olhada no guia do processo de filhos para ver o que vc vai precisar.