Busco Certidão de Nascimento do meu pai no Rio de Janeiro
Bom dia a todos. Meu pai nasceu no Rio de Janeiro, em 23/03/1943 mas não sei confirmar onde exatamente - talvez tenha sido em Bangu. Gostaria da ajuda de vocês para encontrar a certidão. Seguem os dados:
Nome: Luiz Gomes de Oliveira
Nascimento: 23/03/1943
Pai: Francisco de Oliveira
Mãe: Iracema Gomes de Oliveira
Irmã (minha Tia): Irene Gomes de Oliveira, nascida em 21/03/1942
Desde ja grato pela ajuda.
Luis Alexandre
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@Luisal1
Os registros dessa época ainda não estão todos digitalizados, sem ter pelo menos o local em que nasceu, a busca fica muito ampla.
Mas um lugar bom para começar é no cartório em que ele registrou o casamento:
Pode pedir para fazer uma busca nesse cartório, com sorte o nascimento foi registrado lá.
@Luisal1
sua tia foi registrada em Bangu (14o RCPN), provavelmente seu pai deve ter sido no mesmo cartório. Já olhou lá?
@Luisal1
Tem uma irmã mais velha, Marlene Gomes de Oliveira, nascida em 01/12/1940, que foi registrada em 08/12/1940 no mesmo lugar que Irene. Deve ser no atual 14 RCPN, mas talvez no 16 RCPN.
Você tem o casamento de Luiz que o colega postou? O que exatamente diz ali sobre o local de nascimento dele? Em que ano foi o casamento?
Pois a terminologia mudou de acordo com o status do que hoje em dia é o município do Rio de Janeiro. Até 1960 era Distrito Federal, de 1960 a 1975 era "Estado da Guanabara". Se no casamento dele (nos anos 1960?) o local de nascimento aparece como "estado do Rio de Janeiro", isso vai indicar que foi em outro município do estado (por exemplo, na Baixada, em Niteroi etc).
@eduardo_augusto ; @AlanNogueira ; e @CarlosASP muito obrigado por responder. Algumas informações complementares: Luiz nasceu no Municipio do RJ com certeza, provavelmente em Bangu. Vou fazer a pesquisa no 14RCPN. Eu não tenho a certidão de casamento dele - se não tiver sucesso na pesquisa junto ao 14RCPN, vou pedir a certidão de casamento e vou ver o que esta escrito nela. Eu sabia dessa irmã mais velha dele, Marlena, mas ela faleceu muito ainda criança.
Mais uma vez, obrigado pela ajuda.
Luis Alexandre
@Luisal1
Se nasceu em Bangu tem grande chance de estar no 16o RCPN. Olhe lá tambem como lhe indicou o @CarlosASP
O 16o RCPN foi desmembrado do 14o RCPN e corresponde justamente à área de Bangu:
"O 16º Registro Civil, criado a partir de um desmembramento da área do 14º Registro Civil, funciona na Avenida de Santa Cruz, Nº 1.566, em Realengo. A serventia prestará atendimentos referentes aos bairros de Realengo, Magalhães Bastos, Padre Miguel, Bangu, Senador Camará, Santíssimo, Senador Vasconcelos e uma parte de Campo Grande. Possui livros e registros efetuados na antiga sucursal de Bangu da 14ª Circunscrição."
Bom dia, uma dica, para quem está buscando certidões, é consultar os colégios e instituições que a pessoa frequentou.
Eu também não estava conseguindo localizar a certidão de nascimento da minha avó, pois quando ela casou, ficou somente com a de casamento. Logo, tivemos a ideia de procurar nos arquivos do colégio em que ela estudou quando criança em 1948. Assim que ligamos para lá, eles pediram um tempo para procurar e logo em seguida acharam e me entregaram uma copia da certidão.
@AlanNogueira , farei a pesquisa ambos 14RCPN e 16RCPN.
@mateusmagal boa dica sobre a procura nas escolas. Caso nada acima funcione, tentarei esta via.
Mais uma vez, obrigado pela ajuda.
Luis Alex
@CarlosASP uma informação, voces tem conhecimento de ser aceita certidao inteiro teor digitada? Estou com muita dificuldade de conseguir a reprográfica, estou em SP, minha sogra nasceu no RJ, eu pedi aqui em SP com a anotação/ averbação do casamento e só recebi a digitada e sem a informação do casamento. Tentei entrar em contato com o cartório em que ela foi registrada e ele está criando várias barreiras, dizendo inclusive que se ela mudou de nome ao casar, precisaria fazer uma retificação na certidão de nascimento.
@Lumonteiro
Para que tipo de processo? Para filhos e netos, sempre vi pedirem a reprográfica e já vi muitas exigências disso quando se mandou a digitada.
Olha, a parte de anotar o casamento no nascimento (e aí constaria a mudança de nome) é, em teoria, um processo simples.
É um processo gratuito. Em teoria, não se teria que fazer nada. Pois o cartório do casamento tinha a obrigação de informar o cartório onde o nascimento de sua sogra foi registrado. Para evitar bigamia etc. Na prática, isso muitas vezes não aconteceu. Parece ser o caso de sua sogra, por isso eles não tem a informação do casamento ainda.
Você pode solicitar ao cartório do casamento para informar ao cartório do nascimento sobre o casamento. É obrigação deles fazer isso. É grátis. A realidade, velocidade e a boa vontade em fazer isso varia de RCPN para RCPN - nas duas pontas, tanto do RCPN que informou quanto do RCPN que tem que anotar a informação no registro.
Separadamente, comento que o pedido de uma reprográfica tem exigências maiores que o de uma digitada. A reprográfica só pode ser pedida pela própria pessoa ou alguém relacionado (caso a pessoa já tenha falecido). Cada RCPN tem seu requisito para isso (pode ser um pedido por escrito com firma reconhecida etc). A razão é que a reprográfica vai mostrar absolutamente tudo que está no livro (por isso que PT pede assim). A digitada, hoje em dia, vai omitir certas informações, como se é filho legítimo, ilegítimo, natural, se é adotado, se foi reconhecido depois do registro etc. Hoje em dia o conceito no BR é que "filho é filho", independente do estado civil dos pais na hora do registro e também de proteger a privacidade das pessoas nos casos de adoção, reconhecimento de filiação etc.
Aqui um exemplo de um RCPN comentando sobre essa comunicação entre cartórios para casamento (e também sobre anotação de óbitos, que segue o mesmo raciocínio):
http://www.8rcpn.com.br/cgi-bin/8rcpn.dll/PubMnu1Anotacao
Olha esse comentário bem recente sobre alguém que fez isso no Rio:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/347992#Comment_347992
@CarlosASP obrigada pelo retorno. Entendi. o processo é de filho. Sim aqui em SP foi fácil fazer anotação de casamento, CPF, tudo muito rápido (no mesmo dia) e tranquilo. Meu marido fez a solicitação da inteiro teor aqui fia CRC, mas quando chegou era somente a digitada, ate consta que o pai é português e filha legitima. Quando perguntei sobre a reprográfica, eles mencionaram que teria que ser no próprio cartório.
Sim minha sogra chegou a ir no cartório que foi registrado o casamento em Niteroi para fazer a solicitação, mas eles falaram que não conseguiriam, que ela teria que enviar um email para o 5RCPN que é onde ela foi registrada e fazer essa solicitação de anotação informando os dados da certidão de casamento. Ela fez isso mas nunca retornaram a mensagem.
Esse mesmo cartório 5RCPN quando liguei para perguntar sobre a certidão de inteiro teor com a averbação/ anotação do casamento eles disseram que se ela mudou de nome, a certidão de nascimento teria que ser retificada e constar o novo nome. achei tao esquisito. Minha cunhada ira no cartório ver o que ela consegue.
Será que se enviar a cópia da certidao de nascimento autenticada e apostilada junto com a inteiro teor digitada adianta?
@Lumonteiro
1- A reprográfica em geral não se consegue obter via o sistema inter cartorios CRC. Só direto no RCPN onde ela está, pelas razões já explicadas. E por ser uma foto do livro que está no RCPN original.
O site do 5 RCPN esclarece:
A certidão de Inteiro Teor ou Cópia Reprográfica só pode ser solicitada pelo próprio ou por parente de 1º Grau, a comprovação será solicitada.
Contatos telefônicos com RCPNs são imprevisíveis. Pode ter sido o "estagiário" mal informado que atendeu, ou alguém com 10 pessoas no balcão pedindo a atenção dela ao mesmo tempo.
Você tem que enviar a reprográfica do nascimento dela. Não há como escapar num processo 1C. Se olhar a lista aqui do fórum, não consta nada sobre ter que estar anotado o casamento:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24047/documentos-para-atribuicao-de-nacionalidade-para-filhos-maiores-formulario-1c/
Só diz isso:
É aconselhável, porém não exigido, que as certidões de nascimento contenham os averbamentos dos atos civis do indivíduo. Se possível fazer as averbações, tanto melhor.
Eu sei que outros fóruns falam que "tem que estar anotado". Eu comparto da opinião de quem escreveu o guia desse fórum @texaslady . Se puder fazer, muito melhor (eu fiz), mas se for um impeditivo forte, eu mandaria sem. Separadamente, em qualquer caso, mandaria a certidão de casamento dela, como certidão de apoio, para justificar a mudança de nome dela (imagino que o RG ou passaporte dela tenham o nome de casada). Na minha opinião, estar anotado no nascimento ou anexar a certidão de casamento são duas maneiras de se chegar a um objetivo: mostrar que Fulana de Tal, depois de casada, virou Fulana de Tal da Silva, tal como consta no seu documento de identificação recente.
Aí seria um simples pedido da reprográfica (feito em nome da própria registrada). A ser feito sem intermediários, usando diretamente o link do 5RCPN que é auto explicativo:
https://cartoriocopacabana.com/ova_sev/2a-via-de-certidao/
Por acaso, eu fiz esse procedimento do 5RCPN para alguns processos e recebemos as reprográficas corretas sem drama.
2- Esse comentário do cartório de Niteroi não me parece fazer sentido. Pois é o cartório do casamento (ou óbito) que tem que informar o outro (e não ao contrário).
"...fará comunicação, com resumo do assento, ao oficial em cuja serventia estiverem os registros primitivos, obedecendo-se sempre à forma prescrita no artigo 98 da Lei de Registros Públicos"
https://cartoriocopacabana.com/ova_sev/anotacao/
O link do 8RCPN explica bem o processo, por isso gosto de usar como exemplo:
"O interessado na anotação do casamento, poderá agir de duas formas:
PRIMEIRA OPÇÃO:
Se dirigir ao Cartório que registrou o casamento, e solicitar que o mesmo envie um COMUNICADO DO CASAMENTO para está Serventia através do sistema CRC-NACIONAL, e, então, nos informar o "código da comunicação" que será fornecido pelo cartório que fez o comunicado.
ATENÇÃO: Para a emissão do comunicado acima é necessário que a certidão de nascimento/casamento do cônjuge tenha sido apresentada quando do registro de casamento ! Caso não !!! Será necessário um prévio processo de retificação para incluir tais dados e, só então, será emitido o comunicado.
ATENÇÃO: NÃO SERÃO ACEITOS COMUNICADOS TRAZIDOS DIRETAMENTE PELA PARTE INTERESSADA.
Ao receber o comunicado do casamento, efetuaremos a anotação.
SEGUNDA OPÇÃO:
O interessado deverá apresentar diretamente neste Cartório uma certidão do casamento original e emitida a menos de 6 meses da data da apresentação.
Realizaremos a anotação no ato da apresentação.
O procedimento de anotação não tem custo.
Feita a anotação, o interessado poderá requerer diretamente no setor de certidões (entrega na hora) a certidão do nascimento com o casamento anotado. O valor da certidão pode ser consultado neste site no item "CERTIDÕES", e este valor deverá ser pago no momento em que a certidão for pedida e retirada"
Será que sua sogra cai no caso do "ATENÇÂO" mencionado na primeira opção? Me parece raro, pois a maioria das pessoas apresentou a certidão de nascimento para casar. Só mais antigamente é que se via mais outras formas (declaração de testemunhas por escrito, outros documentos etc) de se provar quem era na hora de casar.
Se sua sogra lembra que apresentou o nascimento para poder casar e, for alguém com tempo, disposição e firmeza (mas com educação) para "bater o pé" no RCPN do casamento em Niteroi, poderia voltar lá apontando o procedimento acima, pedindo para falar com o tabelião etc, se necessário.
E, se ainda assim chegar num impasse, educadamente (mas para ser notado), olhar para o alto procurando o cartaz dizendo qual é o contato da Corregedoria que supervisiona aquele RCPN (todos tem que ter esse cartaz) e "pensar em voz alta" algo assim "que pena que vou ter que recorrer à Corregedoria para resolver algo tão simples!". Às vezes a menção à Corregedoria opera milagres. Como comunicar o casamento ao outro cartório do nascimento é um procedimento gratuito, talvez certos RCPNs não tenham muito incentivo a fazer.... Aí entraria a Corregedoria para lembrá-los que é uma obrigação de fazer a comunicação.
Ou vocês podem escolher a SEGUNDA OPÇÂO. Já que vão ter que emitir a de casamento dela em Niteroi de qualquer jeito (uma para anexar ao processo 1C), emitir uma cópia a mais, levar essa cópia no 5 RCPN e pedir para eles anotarem (não sei se o 5RCPN age exatamente igual ao 8RCPN - a confirmar)
Bom dia a todos!!
Meu bisavô nasceu em 19/2/1923 na cidade do Rio de janeiro - consta DF. Creio que tenha sido ou Nova Iguaçu ou Nilópolis, mas no entanto não consigo encontrar nem a certidão de nascimento e nem a de óbito dele. Esses são os documentos que me faltam para minha avó dar entrada na cidadania.
Nome: Lúcio Bessa Nascimento dele: 19/2/1923 Pai dele: Severo Bessa Mãe: Lucinda Bessa ( antes Monteiro)
Irmão de Lucio: Ary Bessa nascido em 1924 e falecido em 20 de novembro de 1986
Irmã de Lúcio: Lucinda Bessa nascida em 30/12/1920
Quase todos os filhos de Lúcio foram registrados na 8ª circunscrição do Engenho velho.
Lúcio faleceu em Outubro de 2011 no Hospital da Aeronáutica.
Podem me ajudar? Obrigada!!
@melbessa
O Distrito Federal na época correspondia ao município do Rio de Janeiro.
Qual documento você tem que diz que ele nasceu no dia 19/02/1923 no Rio de Janeiro - DF ?
Aproveito para lembrar que a certidão de óbito não é um documento obrigatório para processo de nacionalidade.
A árvore no FamilySearch é essa aqui, não é? LÚCIO BESSA (1923–2011) • Pessoa • Árvore familiar • FamilySearch
Eu encontrei um outro filho dele que você ainda não catalogou:
.................
Em um outro ponto: você menciona que a sua avó pretende pedir a nacionalidade portuguesa. No momento, na árvore do Lúcio só há uma filha listada, a Diana, mas já falecida em 1999. Imagino que a sua avó, filha do Lúcio não esteja aparecendo para mim por ainda estar viva. Correto?
É só para deixar claro que, pela lei de nacionalidade, apenas os filhos e filhas do Lúcio Bessa podem pedir a nacionalidade portuguesa, como netos do Severo Bessa.
@melbessa
Na arvore do FS que o colega mencionou acima, tem anexada a certidão de nascimento da irmã Lucinda em 1920. Ela foi registrada pelo Severo 2 dias depois de nascer. Esse registro me parece que foi feito no que hoje em dia é o 1 RCPN. Já buscou lá? Nem tudo aparece no Family Search.
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/23164/rio-de-janeiro-rj-cartorios-atuais-x-circunscricoes-x-pretorias/p1#google_vignette
@CarlosASP muito obrigada pelas orientações. Ja estou agilizando para conseguir a reprografica.
Oii!!
A árvore do Family Search é a que criei. Na verdade eram 3 filhos de Severo Bessa, meu Trisavô. Meu Bisavô Lúcio teve cerca de dez filhos, dentre eles minha avó Talita Bessa que está viva, assim como minha mãe. Minha av[o, filha do Lúcio que daria entrada no processo.
Lúcio nasceu com certeza no Rio de Janeiro, assim como seus irmãos Ary e Lucinda. Já localizei a certidão de óbito e nascimento de todos eles, exceto a de nascimento de Lúcio que é a que mais preciso. Pedi uma busca no 1 RCPN ontem, estou aguardando!
O documento que encontrei que diz que Lúcio nasceu em Rj- DF foi a certidão de casamento dele, bem como informações dos irmãos da minha avó e da mesma.
Muito obrigada pelas orientações. Em breve retorno com notícias.
@CarlosASP Carlos com sua ajuda consegui a certidao no RJ, muito obrigada!!! Uma dúvida sobre o formulário 1C , ele menciona para ser impresso frente e verso em uma única folha, mas a parte da assinatura ficou na 3a pagina, 2a folha, isso tem problema, encolhe a impressão ate caber?
@Lumonteiro
Que bom que conseguiu a certidão!
Eu não acompanhei a discussão sobre como preencher o 1C depois que ele foi redesenhado e passou a ter 3 páginas. Acho que o colega @eduardo_augusto ou outro aqui do fórum deve saber.
@Lumonteiro @CarlosASP tem este topico aqui que explica Impressão de 3 páginas em uma folha