Cidadania portuguesa para FILHO

Oi gente! Entrei na corrida pela sonhada cidadania portuguesa.

seguinte, sou filho de PAI portugues (ele tirou a cidadania dele faz uns anos). Meu pai me registrou no dia seguinte que eu nasci. A questão eh: hoje em dia meus pais sao separados. Tem algum problema? Precisa mandar divorcio tbm ou nao?


eu vou mandar os meus docs direto pra porto. E pelo o que estudei sao:

copia da certidao de nascimento portuguesa do meu pai

copia colorida e apostilhada do meu rg

copia da minha certidao de nascimento (foto tirada do livro do cartorio, nao lembro o nome) apostilhada

e o formulario 1c

é isso? Alguem tem alguma dica para me dar? Falta algo? Me ajudemmmm por favor

Comentários

  • @AndreFonseca ,

    Não tem nenhum problema. Você vai tirar a cidadania por parte de pai português que foi o declarante de seu nascimento na menoridade. Então sua filiação está estabelecida por parte de pai e é tudo que precisa.

    Veja aqui o guia com os documentos necessários:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24047/documentos-para-atribuicao-de-nacionalidade-para-filhos-maiores-formulario-1c#latest

  • @AndreFonseca @texaslady


    seguinte, sou filho de PAI portugues (ele tirou a cidadania dele faz uns anos). Meu pai me registrou no dia seguinte que eu nasci. A questão eh: hoje em dia meus pais sao separados. Tem algum problema? Precisa mandar divorcio tbm ou nao?

    Como o seu pai obteve a cidadania portuguesa? Por atribuição, ou por aquisição?

  • @texaslady meu pai tirou a cidadania dele pq o pai e a mãe dele nasceram na ilha da madeira e vieram adolescentes pro Brasil. Então acredito q tenha sido atribuição, igual eu vou tirar

  • @texaslady eu não tenho certeza mas acredito que por atribuição. Pq o pai e a mãe dele (meus avós) nasceram na ilha da madeira e vieram adolescentes para o brasil

  • @AndreFonseca


    Então provavelmente foi mesmo por atribuição, como filho de portugueses.

    Então vc tb seria por atribuição como filho de portugues. O fato de o seu pai ter se divorciado depois do seu nascimento não tem problema.

    É só seguir o guia que a @texaslady indicou acima.

  • @eduardo_augusto certo. Tenho mais uma duvida.

    eu to tentando puxar o assento português do meu pai (brasileiro q tirou cidadania portuguesa)


    só que nao sei a localidade, distrito etc

    Eu tenho foto do cartao cidadao portugues dele (tipo o rg de la)

    e do passaporte portugues dele. Sera q eu consigo descobrir essa localidade q ele foi registrado?

  • Galera. Seguinte. Eu nao tenho contato com meu pai

    mas ele nasceu no brasil e tirou cidadania portuguesa por ser filho de portugues


    eu to tentando tirar o assento de nascimento do meu pai mas pede a localidade q ele nasceu.


    eu nao sei e nao tenho como saber pq nao falo c ele ha 15 anos

    mas

    eu tenho aqui foto do cartao cidadao portugues dele e tambem foto do passaporte portugues. Sera q consigo descobrir com os numeros desses documentos??

  • @AndreFonseca coloca o que você tiver. O Estado, Brasil. Na sua certidão de nascimento não consta a naturalidade do seu pai? Acho que o mais importante é data de nascimento do seu pai.

  • @AndreFonseca


    Dá uma olhada com mais atenção. O passaporte português com certeza indica o local onde ele nasceu.

  • @Damasceno_de_Castro @Eduardo

    entao, eu sei em qual cartorio ele esta registrado aqui no brasil. Mas no site pra puxar o assento de nascimento portugues dele, pede Distrito, Concelho, Freguesia, la de portugal.


    nessa parte eu tenho q por o local do cartorio que ele foi documentado em portugal, nao eh? Pq nao adianta eu por o cartorio aqui do brasil.. tem q ser o de portugal onde ele ta registrado, nao?


    coloquei print aqui pra vcs saberem que parte estou falando


  • @AndreFonseca

    No civilonline, quando você mudar o país para Brasil, vão mudar as opções. E eles sempre vão mandar a certidão PT; eles não tem acesso às certidões BR.

    A naturalidade (lugar onde nasceu) de uma pessoa não muda, independente de ela ter a nacionalidade BR. PT ou de outro país.

  • @CarlosASP ain que jumento eu kkkkk. Eu cokoquei portugal e coloquei qqr coisa no concelho e freguesia. Tomara que me mandem algum email para q eu possa corrigir isso

  • @AndreFonseca


    :-)


    No pior dos casos vão dizer que não foi encontrado e vão recusar o pedido. Mas você pode utilizar o crédito (se já tiver pago).

  • @eduardo_augusto deu certo. Recebi hj o assento de nascimento ufa

  • @CarlosASP @Damasceno_de_Castro @texaslady @Eduardo


    Me disseram que o endereço da ACP de Porto mudou


    Sabem me dizer se esse o atual??

    R. do Cunha 404, 4200-250 Porto, Portugal

  • @AndreFonseca


    Ótimo, boa sorte no seu processo!

  • @Eduardo sem querer te enxer o saco rsrs

    Vc sabe me dizer que está certo as informações q coloquei em vermelho?


    No primeiro: coloquei como documento enviado "outros" e coloquei registro geral. Tá certo?


    Outra coisa. Onde pede nif pra possível restituição de valor, coloco CPF ou deixo em branco?

  • @AndreFonseca


    NIF = CPF, mas o CPF não cabe. Eu deixaria em branco.


    No campo de naturalidade eu colocaria Cidade/Estado (exemplo: São Paulo / São Paulo), mas isso é um detalhe.


    O resto me parece OK

  • @Eduardo olha coloquei assim. Sao paulo, sao paulo. Acho q ta bom ne

    agora vou apostilar meus docs e partiu porto


  • @AndreFonseca

    Não que vá fazer muita diferença, pois são poucos os casos onde cabe reembolso, mas eu colocaria o CPF (sem traços ou pontos), usando os espaços fora dos quadradinhos (igual se faz com o CEP).

    Pois seria o seu CPF que ajudaria o banco no BR a identificar você como titular de uma conta, se fosse o caso de chegar um crédito para você.

  • @CarlosASP Carlos, quando abri o formulario no pc consegui ver no proprio formulario que se optasse por reembolso, era so pra preencher swift e iban e nada mais


    carlos, vi algumas pessoas falando q tem q mandar antecedentes criminais. Mas nao vi isso no site do consulado nem em lugar nenhum. Sabe se realmente tem q mandar??

  • @AndreFonseca

    A lista para processo como filho é essa. Se você está mandando o processo para ACP, esqueça a lista do consulado; consulados tem procedimentos diferentes; você tem que seguir a lista do lugar para onde vai mandar:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24047/documentos-para-atribuicao-de-nacionalidade-para-filhos-maiores-formulario-1c/

    É no caso de netos que precisa antecedentes; cada tipo de processo tem uma documentação diferente:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24046/documentos-para-atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-formulario-1d

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.