Casamento mãe portuguesa

Prezados, 

Sou filho de portuguesa e vou dar entrada no processo de cidadania. 

A minha mãe portuguesa casou no Brasil com o meu pai brasileiro e adquiriu, na época, o sobrenome dele. 

A minha certidão de nascimento consta o nome de casada da minha mãe portuguesa. 

Após o divórcio, a minha mãe retornou ao nome de solteira. 

Nesse caso, eu preciso registrar o casamento no consulado ou basta anexar a cópia da certidão de casamento, com averbação do divórcio, no pedido de cidadania? 

Comentários

• editado April 9

@Thiagomsfn

Para responder sua pergunta é preciso saber quem consta como declarante do seu nascimento na sua certidão de nascimento e com que idade você foi registrado. Se tiver sido seu pai (brasileiro), como é na grande maioria dos casos, você precisará transcrever o casamento dos seus pais num consulado ou conservatória para poder entrar com seu pedido de nacionalidade portuguesa.

Caso você tenha sido registrado com menos de 1 ano de idade e o declarante tenha sido sua mãe (portuguesa), a transcrição de casamento é dispensada.

O caminho das pedras está nesse link: Transcrição de Casamento - Atualizada [13/05/2021]

• @Thiagomsfn basta a transcrição do casamento. Sendo a sua mãe ou não a declarante do seu nascimento em seu assento, a transcrição é válida e necessária para isso, desde que tenha sido o seu pai o declarante. Se foi sua mãe, a transcrição também será necessária, considerando a alteração do nome dela. Ainda sobre o declarante, é menos problemático que tenha ocorrido o registro antes de 1 ano, porque se for depois, precisará apresentar outros documentos. Afirmo ainda que se o registro ou o reconhecimento tiver sido feito na maioridade, aí temos um problema mais sério.

Registro, em qualquer caso, sendo a sua mãe ou seu pai o declarante na certidão de nascimento, SERÁ NECESSÁRIA A TRANSCRIÇÃO DE CASAMENTO.

• @Destefano

Obrigado pela correção. Não tinha me atentado ao fato de a mãe ter mudado o nome ao se casar.

• Obrigado pelos esclarecimentos. Foi o meu pai o declarante, no mesmo dia do nascimento rs

• @Thiagomsfn

Como disse o @Destefano , a transcrição do casamento dos seus pais precisará ser transcrito para o seu pedido de nacionalidade.

• Olá, boa tarde!

Por favor, poderiam esclarecer uma dúvida que não ficou clara para mim...

Mãe portuguesa, foi casada com brasileiro e se divorciou. O casamento não foi averbado em Portugal, muito menos o divórcio.

Para que a filha faça o processo de atribuição, basta fazer a transcrição do casamento da mãe ou será necessário, além da transcrição, homologar o divórcio em PT? O pai é o declarante do nascimento (a declaração foi feita, no dia seguinte do nascimento / a filha é jovem, tem 23 anos).

Muito obrigada

• @andbsouza acredito que para o processo de nacionalidade baste a transcrição de casamento. A homologação de divorcio talvez se faça necessária caso tenha havido mudança de nome etc, mas acredito que apenas com a transcrição voce ja consiga.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.