Ajuda para encontrar certidão de nascimento ou mais informações sobre o Português

Prezados,

Tenho lido bastante no fórum e encontrei várias soluções para tentar localizar a certidão de nascimento do Português em questão, porém, infelizmente, todas as alternativas foram sem sucesso.

Se alguém tiver maior experiência e puder me orientar ou até mesmo encontrar de forma mais avançada, ficaria muito grato. Deixarei aqui alguns dados referentes à pessoa, infelizmente é tudo que tenho, não há mais possibilidades de obter novos dados com os membros da família, sendo a internet uma das últimas opções, acredito eu.

Primeiramente, deixo aqui um simples resumo de quem é a Portuguesa e quem sou eu.

Meu nome é Tiago e gostaria de obter a cidadania portuguesa através de uma parente da família. A princípio, ninguém tinha isso em mente, até eu descobrir, haha.

O último nome da parente portuguesa foi Thereza de Jesus Fontes da Mouta. Ela era avó da minha avó, a ordem correta seria:

Thereza (Portuguesa) -> Ignez (Uma das filhas do primeiro casamento e mãe da minha avó) -> Maria Teresa (Minha avó) -> Igor (Meu pai) -> Tiago (Por fim, Eu).

Sabendo disso, informo que a Thereza (descendente portuguesa) migrou para o Brasil e aqui constituiu família. Como toda a sua ascendência já faleceu, só restando a minha avó, o único documento relevante que possuo está no atestado de óbito de Thereza.

Nome da Portuguesa: Thereza de Jesus Fontes da Mouta

Data de óbito: 27/11/1974

Idade ao óbito: 74 anos

Estado civil: Viúva (na data do falecimento)

Natural: Portugal

Nome do Pai: Antonio Bernardino Fontes (português falecido)

Nome da Mãe: D. Maria da Gloria Fontes (portuguesa falecida)

1º Casamento com Porfírio Gomes Lavinas (já no Brasil)

Filhos do 1º casamento: Elvira Lavinas Palhares de Melo, José Gomes Lavinas e Ignez Gomes Lavinas

2º Casamento com Manuel Pinto da Mouta

Filhos do 2º casamento: Carmen da Costa Gama

Levando em consideração a data e a idade do óbito, acredito que ela tenha nascido entre 1899 e 1900, mas não temos certeza.

Por fim, a única informação adicional relevante que tenho é que minha avó disse que a avó dela veio de Trás-os-Montes, o que também não ajuda muito, uma vez que é uma província. O nome dela quando registrado no ato no nascimento também não deve ser esse, uma vez que possui o nome dos maridos. Procurei apenas com Thereza de Jesus ou Thereza de Jesus Fontes, mas sem sucesso. O D. no nome da mãe, também não sabemos o significado.

Caso alguém possa ajudar, agradeço desde já!




Comentários

  • @fscbrugger

    D. significa "Dona".

    O nome de solteira dela deve ser Thereza da Fonte Barreira, e os pais Antonio Bernardino da Fonte e Maria da Gloria Barreira.

    Fonte: nascimento dos filhos do primeiro casamento:

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-62JQ-BZ8?view=index&personArk=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A79Z4-ZSN2&action=view

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-63L9-M9S?view=index&action=view

  • editado April 3

    @fscbrugger

    Uma possível irmã dela Maria Bouças Barreira se casou no RJ, no casamento dela menciona que era natural de Correlhã, Ponte de Lima, fica no distrito de Viana do Castelo.

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:939F-R84R-Y?view=index&personArk=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A6X8G-62HD&action=view

    Os livros estão online aqui você pode folhea-los https://tombo.pt/f/ptl16

    O que não parece bater é a data de nascimento, essa irmã seria bem mais velha.

  • @AlanNogueira,


    Muito obrigado pela ajuda, você é um verdadeiro detetive, kkkkkk!


    Cara, estou procurando nesse registro, página por página, quem sabe não é isso mesmo. Saberia dizer se o nome do bebe é aquele grandão do lado esquerdo, conforme a foto. É bem difícil de entender as letras.


    O nome do batizado é tipo esse grandão?


  • @AlanNogueira ,


    Procurei em tudo e encontrei apenas duas Therezas, ambas não eram. Com esses dados que você conseguiu me passar, há algo que eu possa fazer mais?

  • @fscbrugger tem que continuar buscando... dei uma olhada rapidamente nao consegui achar tbm...

    Vou marcar alguns colegas mais experientes aqui no forum que talvez consigam te ajudar @Kleber Silva Aguiar @CarlosASP @Guilherme Moreira @eduardo_augusto

  • editado April 4

    Bom dia, Senhores!

    Ontem passei o dia pesquisando, juntamente com as informações passadas pelo colega @AlanNogueira e infelizmente não encontrei nada relevante. Aproveitei para conversar com minha avó em busca de mais informações e consegui os seguintes documentos.


    Com as informações encontradas pelo @AlanNogueira e mais algumas confirmações da minha avó, descobri que além de Thereza, o avô dela (Antônio) também era português. Informação que inclusive é confirmada No última documento anexado e encontrado pelo Alan.


    Dos documentos que recebi da minha avó, segue informações para entendimento.


    Thereza: Avó portuguesa de Maria Teresa (minha avó)

    Antonio: Avô português de Maria Tereza (minha avó)

    Ignez: Filha de Thereza com Antonio (filha mais do meio de três)

    Elvira: FIlha de Thereza com Antonio (filha mais velha de três)

    Maria Teresa: Minha avó, filha de Ignez e neta de Thereza e Antonio

    Georgina: Irmã de Thereza (Até onde sei, parece ser a única irmã que teve, descartando a possibilidade encontrada pelo Alan de ter uma irmã chamada Maria Bouças).


    Bom, até o momento é o que tenho. Agradeço por toda ajuda até aqui.

  • editado April 4

    @fscbrugger

    Porfirio https://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1079827 imagem m005.tif (ver n. 8, ultimo da pagina da esquerda)

    Freguesia de Torre do Pinhão, Concelho de Sabrosa, Distrito de Vila Real

    Cód de referencia para pedir a certidão no CRAV: PT/ADVRL/PRQ/PSBR14/001/155

  • editado April 4

    @fscbrugger

    Talvez o registro da Thereza n°22 https://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1093874 ...m0009.tif

    Freguesia de Vreia de Jales / Vila Pouca de Aguiar / Vila Real

  • editado April 4

    @AlanNogueira e @Kleber Silva Aguiar , primeiramente agradeço a incisiva ajuda de vocês. O registro da Thereza que o Kleber encontrou não está batendo em sua data de nascimento. Já o registro encontrado pelo colega Alan bate! Cruzando os dados da certidão de nascimento da Elvira, as idades batem. Além disso, depois de várias tentativas de traduzir os textos, achei os nomes dos avos que também batem com outras certidões.


    Uma correção do meu último post é que o avô português não seria o Antonio e sim o Porfírio. Com os dados aqui mencionados, já realizei o preenchimento e estou aguardando o retorno do orçamento no CRAV.


    Para melhor entendimento do que foi feito, segue alguns dados que bateram.


    1 - No registro de nascimento de Elvira, encontrado por Alan, consta a seguintes informações:

    • No dia 21/05/1918 Elvira nascia;
    • Os pais portugueses Porfírio Gomes Lavinas e Thereza da Fonte Barreira;
    • No dia de registro de Elvira o pai tinha 24 anos e era negociante;
    • No dia de registro de Elvira a mãe tinha 19 anos e era do lar;
    • Sua esposa deu a luz a uma criança branca do sexo feminino que recebeu o nome de Elvira;
    • Sendo neta parterna de Albino Gomes Lavinas e Anna Gomes Teixeira;
    • Sendo neta materna de Antonio Bernardino da Fonte e Maria da Gloria Barreira;


    Essas são as principais informações encontrada no registro de nascimento de Elvira. Agora vamos analisar o segundo registro encontrado por Alan.

    • Nasceu porfírio no dia 26/02/1983 na paróquia igreja Torre do Pinhão;
    • Nessa última parte encontro a informação filho legítimo de Albino Gomes Lavinas e de Anna Anna Homes Teixeira.


    Bom acho que é isso, agora é aguardar o orçamento e dar continuidade no processo. De qualquer forma, agradeço muitíssimo ao @AlanNogueira e também ao colega @Kleber Silva Aguiar.


    Atualizarei o post assim que tiver mais informações, para fins de conhecimento de novos interessados.

  • @fscbrugger não se pode descartar o registro encontrado pelo @Kleber Silva Aguiar , nem sempre os documentos batem perfeitamente com os documentos brasileiros. Siga a lista de documentos de neto para dar entrada em seu processo Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Netos Maiores Formulário 1D

    @Kleber Silva Aguiar muito obrigado pela ajuda!

  • @AlanNogueira e @Kleber Silva Aguiar, com certeza! Agora que já consegui um, vou começar a me aprofundar na pesquisa da Teresa com base no que o Kleber encontrou. Acredito que quanto mais informações eu tiver, melhor.


    Mais uma vez, grato pela atenção de vocês dois! Que Deus os abençoe grandemente por todo o trabalho que vocês têm desenvolvido por aqui.

  • editado April 9

    Bom dia, senhores!

    @AlanNogueira @Kleber Silva Aguiar

    Venho trazer atualizações sobre o processo.

    Hoje, dia 09/04/2024, recebi o orçamento para emissão da certidão narrada (narrativa). Segue em anexo imagem com valores para fins de conhecimento.


    Conforme orientado pelo site e pelo link no fórum Cidadania Portuguesa por meio do link: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24345/guia-como-pedir-certidoes-de-batismo-atraves-do-crav-anteriores-a-1911.

    Antes de realizar o pagamento, fiquei em dúvida se antes eu não deveria ter usado umas dessas opções para verificar, com certeza, se os dados que eu pedi são exatamente os que eu espero. Achei também que duas linhas seriam muito pouco, o que vocês acham?

    Também fiz uma análise mais detalhada do registro da Thereza encontrado pelo amigo @Kleber Silva AguiarKleber e infelizmente não se trata da nossa Thereza, o nome de registro dos pais são diferentes dos que possuímos, além da data de nascimento.


    Eu ainda não realizei o pagamento, vou esperar a opinião de vocês que são mais experientes.

  • @fscbrugger sou suspeito pra falar pois eu que escrevi o guia. Se você seguiu corretamente os passos do pedido de certidão é isso aí mesmo que precisa solicitar.

  • @AlanNogueira


    Eu nem observei que você é o autor, kkkkkkk! Parabéns, ficou muito bom, fiz conforme orientado.


    Segue comprovante de pagamento e informações do processo. Para futuras pessoas que possam vir a ler este post, a opção de pagamento que escolhi foi cartão de crédito. Meu cartão de crédito, para fins de conhecimento é da XP e passou sem problemas.

    Após a página do comprovante a seguinte mensagem será apresentada:

    E o processo passa a apresentar a seguinte mensagem:


    Volto assim que tiver mais informações ou tiver realizado novas etapas.

  • Boa tarde!


    @AlanNogueira e @Kleber Silva Aguiar , estou viajando e não tive muito tempo para dar continuidade no processo. De qualquer forma minha esposa disse que este documento acaba de chegar em nossa residência, segue abaixo para avaliação. Achei um pouco estranho o nome completo do registro ser apenas Porfírio.


    Poderiam dar uma analisada e ver o que vocês acham?


    Desde já agradeço toda a disponibilidade e empenho em ajudar.

  • @fscbrugger os registros são assim mesmo, apenas com o prenome/sem sobrenomes, exatamente como consta na imagem que lhe enviei.

  • Perfeito!


    Muito obrigado, @AlanNogueira !

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.