Meu processo estacionou no estágio 6
Meu processo está no Porto. Estacionou no estágio 6 desde outubro de 2023. O dos meus irmãos já terminou e o meu nada. Não teve exigências. Isso é normal?
Rita Donato
Campinas SP
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@RitaDonato não é normal. Manda email para a Conservatória perguntando sobre o seu processou ou paga 10 euros e pede uma certidão no nome do requerente no Civil Online para saber se já existe assento pronto.
Já fiz o pedido de certidão e não tem nenhum assento pronto. Vc sabe me informar em qual email posso enviar para ter alguma explicação? Obrigada
arquivocentral.porto@irn.mj.pt
@Destefano muito obrigada.
O meu processo também estacionou na 6. Vejo bastantes processos parando no 6. A algum tempo atrás, isso não era comum. Alguma coisa deve estar acontecendo por lá.
@Alessandro Vieira mandei um e-mail para questionar. Vamos ver se me respondem. Qualquer novidade informo aqui. Abraços.
O meu processo também estacionou a bons meses no 6…. Meu processo é para filhos de Portugueses… imaginei que andaria mais rápido após chegar quase que na etapa final.
@PalomaLopes pois é....Muito estranho isso. O do meu irmão que chegou lá depois do meu já terminou e já emitiram o assento. O meu está desde outubro 2023 no 6 e nada....
Mandei um email para saber informações. Receberam. Vamos ver se respondem. Aviso por aqui. Abraços.
Recebi o retorno do email. Parece que estão com mudanças no sistema. Por isso a questão de vários processos estarem parados no estágio 6.
@RitaDonato estranho... Na resposta deles há a indicação do Despacho 006/PCD/2024, no entanto, não tem a ver com nacionalidade, mas sim com modelos de requerimento de registo comercial.
https://irn.justica.gov.pt/Portals/33/Doutrina/Despachos%20CD/DESP006PCD2024_Formul%C3%A1rios(papel)_RCom_para%20divulga%C3%A7%C3%A3o.pdf?ver=wGTyJnmnoQiFaqssIpsVEw%3D%3D×tamp=1712153454724&fbclid=IwAR3ysDdmnSJ0-XkTLVki3OCimUmWymmOHEtVJcW_ztLT-CVf5KxbRu6Izt0_aem_ATYZqS0jDrHLsN1TW4Y2Hq2yb1F2qJeb1rfeWzBYBPLsI50RAONg3sXxSNVF1Ki5JjpUP76rKq4p568tTJy_0RJS
@Destefano , não. o Despacho é o nr. 001 e não 006. Abraço.
@RitaDonato verdade. Quando fui procurar no IRN, aparece apenas um... Desculpas.
@Destefano Tb não achei o nr. 1. Será que tiraram? Estranho né....Mas como foi retorno do e-mail da crp, acredito que seja verdadeira a numeração. Ou seja, pelo que me parece, o atraso se deve à implantação dessa nova plataforma (assim espero!) não tem outro remédio senão aguardar.
@Destefano @RitaDonato
Já havia percebido isso, há alguns dias já aparecem menções a esse tal despacho 001/PCD/2024, mas ele nunca foi publicado no site.
No site temos apenas o despacho 006/PCD/2024.
Hoje de manhã eu mandei um email para o IRN pedindo que disponibilizem todos os despachos para dar transparência à gestão. Vamos ver se aparece algo...
@eduardo_augusto boa. Obrigado.
Existe a possibilidade de se contratar alguém apenas para verificar o processo no balcão da Conservatoria?
Digo, isso não prejudica o processo?
@RitaDonato
Existe a possibilidade de se contratar alguém apenas para verificar o processo no balcão da Conservatoria? Digo, isso não prejudica o processo?
Claro! Você pode contratar um advogado, o mais provável é que ele vai enviar um email para a Conservatória, receber uma resposta genérica e te dar uma resposta ainda mais genérica. No pior dos casos, vai encontrar um pilantrinha que vai dizer que consegue te ajudar... e como você está ansiosa, vai achar boa ideia. Mas na prática, não faz diferença nenhuma.
Quer saber como está seu processo? Quer ouvir a voz de alguém? Ligue na Linha Registos. Vai sair mais barato.
Obter informações sobre o andamento do processo - Linha Registos — Fórum Cidadania Portuguesa
@eduardo_augusto obrigada pela sinceridade. Vou ficar atenta. No entanto, acredito que ainda há advogados confiáveis. Resta saber qual.......kkkkkk. Vou tentar ligar nessa Linha de Registos.
Alguem recebeu alguma notícia sobre esse 001/PCD/2024? Recebi ontem um e-mail resposta do ACP onde consta as mesmas informações do e-mail da Rita. E-mail padrão, mas realmente não sei o que se trata esse despacho 001 PCD.
@eduardo_augusto bom dia. Estou tentando a dias falar nessa Linha de Registos em vários horários: impossível. Falam que as linhas estão congestionadas e a ligação cai. Mais alguém tentando? Obrigada.
@eduardo_augusto , @Destefano , @PalomaLopes hoje meu processo passou para a bolinha 7 marrom (terminado, aguardando assento). Parece que as coisas começaram a se movimentar no RCP. Agora é dar algum tempo e tentar emitir o assento no civil online.
Obrigada pela ajuda de sempre. Boa tarde.
@RitaDonato
que ótimo. tomara que emitam logo o seu assento português!
@RitaDonato o meu também passou pra etapa 7 bolinha marrom hoje pela manhã, depois de uma espera imensa. vamos torcer pra receber rápido o assento 🙏
O meu encontra-se na bolinha 7 marrom, após ficar verde "terminado" quais são as outras etapas que tenho que fazer? como tirar o cartão cidadão e o passaporte português?
@Rita Donley Bairão Simon O meu encontra-se na bolinha 7 marrom, após ficar verde "terminado" quais são as outras etapas que tenho que fazer? como tirar o cartão cidadão e o PASSAPORTE
@anapguerra_gomes Após terminar você terá acesso ao assento de nascimento e com ele poderá ir ao consulado português de seu estado se estiver no Brasil para adquirir o CC e PEP, você pode agendar uma visita no https://saopaulo.consuladoportugal.mne.gov.pt/pt/assuntos-consulares/servicos-consulares#cart%C3%A3o-de-cidad%C3%A3o-cc e poderá fazer os 2 de uma vez dependendo do Estado, agora se estiver em Portugal terá que ir na loja do cidadão.