Olá, sabem mais ou menos quanto está demorando um processo no Arquivo Central do Porto?

Olá, boa tarde. Tudo bem?

O meu processo de cidadania demorou em média 4 meses no ano de 2019, em abril de 2023 o meu irmão deu entrada no processo dele (que ainda está em análise) e estamos sem essa referência do tempo que esses processos estão levando.

Vocês tem alguma informação sobre isso? Agradeço desde já.

Comentários

  • @Fabiana Ribeiro

    Leia os diversos tópicos do fórum, principalmente os do mesmo tipo do seu (filho, neto, etc), para ter uma ideia. Estão implantando um sistema novo que provavelmente vai diminuir um pouco o tempo para ter o processo terminado e o assento emitido.

  • @Amorim Obrigada pela resposta, sim eu li, mas não encontrei nada que me desse uma base no caso específico que perguntei. Pelo jeito, de 2019 para cá o Arquivo Central do Porto está recebendo um volume muito maior do que costumava a receber e os processos que estão com documentação completa não terminam em mais ou menos 4 meses como em 2019. O da minha mãe em 2018 ficou pronto em 3 meses.

    Se alguém que teve processo finalizado recentemente puder contribuir com esse post dizendo a média que ele demorou, acho de grande valia e contribuição no Forum.

  • @Fabiana Ribeiro de 10 a 15 meses... Mas o processo do seu irmão deve está próximo de ser analisado.

  • @Destefano Muito obrigada pela resposta. Então já deve estar quase pronto :) Gratidão.

  • @Fabiana Ribeiro o processo dele está em qual bolinha e qual foi a data que foi para esse última bolinha?

  • @Destefano Eu não sei, ele está acompanhando através de ligações, vou colher essa informação e registrar aqui assim que tiver.

  • o meu é de abril de 2023

    está na bolinha 4 vermelha/laranja escura

    com previsão, pelo que tenho acompanhado, para ser aprovado (bolinha 6 verde) para o final de abril/24

  • editado March 19

    @Destefano @leonardocouto Olá, bom dia. Verifiquei aqui o processo é de abril de 2023 e está na primeira bolinha 1 Verde. Agora fiquei preocupada.

  • @Fabiana Ribeiro ainda não precisa se preocupar. O mais demorado é a Bolinha 1 mesmo. Depois vai rápido até a Bolinha 7, que volta a demorar. Há a expectativa de que os processos não demorem tanto na 7.

  • @leonardocouto

    O seu processo também é de aquisição pelo Art. 6º ? Se positivo, estou na mesma situação que você. Dei entrada em abril/23 e estou na bolinha 4.

  • @leonardocouto O do meu irmão é, 315 - Art. 1º C - Atribuição (nasc. estrangeiro)

  • editado March 19

    @leonardocouto Eles estão trabalhando nos processos até abril, verifiquei, o do meu irmão chegou em Portugal em abril mas houve atraso na entrega e só receberam em maio, agora tá fazendo sentido. Gratidão pela contribuição, amigo.

  • @Fabiana Ribeiro então não é abril, sempre foi maio... Por isso a diferença.

  • MonizeMonize Member

    Bom dia, gente! Aproveitando esse tópico, queria tirar uma dúvida com vcs tbm. O processo do meu pai (neto de pt) foi aprovado recentemente (bolinha 6 verde), estamos aguardando a emissão do assento.

    Como no momento estamos com outras prioridades, eu e minha mãe pretendemos dar entrada nos nossos processos somente no ano que vem. Venho acompanhando aqui no fórum os processos de filho/casamento e pelo que tenho visto, estão demorando bastante tbm. Vi gente comentando que de casamento está levando até 3 anos, filho 2 anos e por aí vai.

    Entendo que aumentou absurdamente os processos de cidadania, mas confesso que fiquei um pouco assustada com esses prazos, visto que são bem menos documentos pra analisar.

    Lembro que há 3 anos atrás, tinham várias CRC's menores que faziam, como Ponta Delgada, por exemplo. E o prazo era bem curto, papo de 3 a 6 meses ficava pronto. Lembro bem disso, pq na época estava dando entrada no processo do meu pai, então estava acompanhando o fórum diariamente e vendo vários casos desses.

    Minha dúvida é: o melhor local para enviar os processos de filho e casamento seria Porto, mesmo? Não teria outra CRC menor?

  • editado March 20

    @Monize filho ACP do Porto , casamento só pode ser na CRC Lisboa

  • MonizeMonize Member

    @AlanNogueira Ah, agora entendi o porquê dessa demora no de casamento. Beleza, obrigada

  • Olá!! Alguém que tenha dado entrada no processo de cidadania de filho por agora? Dei entrada em Maio/2023 no CRC de Vila Nova de Gaia e ontem só que andou pra segunda bolinha. O meu amigo deu entrada 1 mês antes (abril/2023) e o processo dele todo ficou pronto em 4 meses, ele já está até com passaporte, sendo que ele deu entrada no processo sendo neto ainda por cima, isso que eu acho bizarro.

  • @Mariah abril de 2023 que o seu amigo deu entrada em processo de filho e ficou pronto em 4 meses? Só com pedido de urgência isso seria possível.

  • @Destefano sim!! Eu achei estranho e ele também, porque ele deu entrada normal, assim como eu. Inclusive eu só dei entrada na CRC de Gaia por causa desse tempo curto e depois que ele foi lá. Ele mora no mesmo apartamento que eu, então acompanhei desde o começo. Mandei email até pra saber a pouco tempo, mas eles responderam aquele usual ''tem que esperar que os processos tão demorando mais de um ano''.

  • @Mariah ,

    é mesmo muito estranho, Principalmente processo de neto que tem a decisão em Lisboa. Como disse o @Destefano , só mesmo em caso de urgencia. Você sabe se houve?

  • @Mariah @Destefano @texaslady

    ......

    O balcão de nacionalidade de Vila Nova de Gaia foi estabelecido pelo despacho 025 de Agosto de 2022, absorvendo os processos de Ponta Delgada e dos Açores. Como Madeira e Açores são regiões autônomas, pode ser que tenha ocorrido um atraso no envio dos processos que lá estavam, criando momentaneamente uma situação de "folga" em Vila Nova.

    O amigo da @Mariah deu entrada antes e aproveitou. Quando ela apresentou o processo dela, os processos de Ponta Delgada e dos Açores chegaram ao mesmo tempo, gerando atraso.

    ...........

    Outra hipótese é que o IRN pode ter pego alguns processos aleatórios de diferentes conservatórias para fazer testes no sistema...

    .......

    Mas, pura especulação. Apenas para especular. Não tenho nenhuma informação concreta. Mas vejam que não foi o único caso. Na planilha temos a usuária "Lívia", que deu entrada no processo em Vila Nova de Gaia em Abril de 2022 e saiu o despacho em Setembro.

  • Mas, pura especulação. Apenas para especular. Não tenho nenhuma informação concreta. Mas vejam que não foi o único caso. Na planilha temos a usuária "Lívia", que deu entrada no processo em Vila Nova de Gaia em Abril de 2022 e saiu o despacho em Setembro.

    @eduardo_augusto mas ela é maior? Havia uma época que os processos de filhos menores andavam mais rápidos em Gaia. Eu até procurei o processo que vc citou, mas não encontrei. De toda forma, quando está na planilha, eu até acredito parcialmente, mas quando alguém fala (com todo respeito a @Mariah, não falo dela, falo de forma uma forma bem genérica), mas as pessoas confundem. Quando colocam na planilha, ao menos temos datas e tal...

  • editado March 27

    @Destefano @eduardo_augusto sim!! Com certeza com a planilha é mais organizado. Sobre o meu amigo, acho que pode ter acontecido alguma dessas coisas que foram citadas acima sim, mas nunca se sabe, perguntei ontem de novo e ele disse que não era de urgência, mas é também a palavra dele né, eu não posso garantir por ele rs.

    Já sobre o meu processo, eu até vim falar aqui pela primeira vez porque antes de ontem meu processo tinha passado pra bolinha 2, e eu queria entender melhor sobre esses tempos de espera. E eu tenho atualizações!!! Olhei agora de manhã o meu processo e foi pra bolinha 7 marrom, ou seja, eu acho que o de Gaia é realmente mais rápido, meu processo foi pra bolinha 7 marrom HOJE, exatamente 10 meses após dar entrada. Dei entrada em 27 de maio de 2023. Tinha ido pra bolinha 2 ANTES DE ONTEM e logo HOJE pulou pra 7, então fiquei bem feliz! Agora basta aguardar que o assento seja criado.

    Torcendo por todos que estão esperando! Qualquer coisa que atualizar venho avisar!

  • Prezados,

    Eu submeti o meu processo em Lisboa em dezembro/2022, que foi reencaminhado para a ACP.

    Ainda estou na bolinha 1 e recebi o seguinte email ao questionar os prazos agora em março:

    "Que em obediência aos princípios da legalidade, da igualdade e da imparcialidade (artigos 3º, 6º e 9º do Código do Procedimento Administrativo) encontra-se superiormente determinado que os processos são analisados e decididos por ordem de entrada independentemente da qualidade dos requerentes ou do seu mandatário, salvo os casos de urgência devidamente comprovada; 

    Pelo que, a análise e decisão do processo obedece ao critério supra; estando neste momento a ser analisados/decididos os processos 6.1 de agosto de 2022; sem resposta da AIMA e da UCFE

    Que nesta data, em tratamento de classificados todos os processos entrados até 30 de setembro de 2022, com consultas despoletadas, os processos estando a aguardar resposta de entidades externas através da aplicação informática própria em cumprimento de diligências"

    Abraços

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.