Nome alterado ao chegar no Brasil

Bom dia, estou com uma dúvida a respeito dos documento do meu avô nascido em Portugal. Quero pedir minha cidadania, porém ao localizar a certidão de batismo, notei que o nome que consta é diferente do nome da certidão de casamento, foi acrescentado um sobrenome ao chegar no Brasil.

O nome do pai do meu avô em Potugal era: JOAQUIM MARQUES

Nome da Mãe: MARIA DE JESUS

Nome do meu avô (Filho): MANUEL MARQUES

Ao chegar no Brasil ficou: JOAQUIM MARQUES NOGUEIRA, MARIA DE JESUS

E do meu avô (Filho): MANUEL MARQUES NOGUEIRA.

Gostaria de saber como proceder para fazer o pedido de cidadania ?

Comentários

  • Alguém sabe como me ajudar ?

  • Veja na certidão de nascimento do filho(a) do seu avô como está. A certidão de casamento fixa o nome que a pessoa usou na maioridade, assim como a certidão de óbito. O meu bisavô também usava um nome diferente antes de se casar, porém, vou enviar junto ao requerimento da cidadania da minha mãe as certidões de casamento e óbito dele para confirmar o nome que ele usou depois de velho.

  • No caso do meu avô, quando ele chegou ao Brasil, ele ja se apresentou com o nome Manuel Marques nogueira, e na certidões de todos os filhos assim consta. E uma informação que esqueci de falar é que a certidão de batismo contém apenas o primeiro nome dele.

    Cheguei pedir uma cópia da certidão de casamento, as informações confere com a de nascimento, apenas com a diferença dos nomes.

  • é normal ter somente o primeiro nome em certidões antigas, também aconteceu com o meu bisavô. Eu enviaria como está, sem retificar nenhum nome, mas é bom ter outra opinião de outro forista mais experiente.

  • Eu concordo com o @marcellomoura

  • .@marcellomoura e você conseguiu a cidadania dessa forma ?

  • @JamileFNogueira ainda não iniciei o processo, pretendo enviar no começo do mês que vem. Me baseei em outras postagens de membros daqui do fórum que também passaram por essa nossa situação e vi que é uma situação normal. Se os outros dados batem (nome dos pais, avós, datas, nome do conjuge etc), eles conseguem confirmar que é a mesma pessoa.

  • Pessoal, o caso da família da minha esposa é um pouco mais estranho. O português simplesmente não utilizou o nome de batismo e o nome fixado na certidão de casamento e óbito foi outro (inclusive em registos histórico na cidade em que viveu). Mas todos os outros dados batem: data de nascimento, nome dos pais e cidade de nascimento.

    Vejo que não faz o menor sentido tentar retificar algo (o que provavelmente nunca seria aceito, inclusive judicialmente) - o Português adotou outro nome e até livro da genealogia da família ganhou em sua memória.

    O que acham? Será um processo de avô para neto (netinho com 86 aninhos de idade).

  • @Ronaldo Nigro Filho


    Minha opinião 1: se não tentar fazer o processo, nunca terá certeza se seria aceito ou não;

    Minha opinião 2: não será aceito;

    ..............

    Comentários:

    Existem razões legítimas para se trocar de nome. Por exemplo, quando uma criança é adotada na menoridade, os pais adotivos podem dar a ela um novo nome. Pessoas em programa de testemunha, que tenham sua vida ameaçada, também podem mudar de nome. São dois exemplos que consigo lembrar aqui agora, talvez existam outras possibilidades legais. Mas elas são de alguma maneira documentadas.

    Existem outras razões para se trocar de nome. Recordo-me de um caso, acho que aqui no fórum mesmo ou talvez em outra comunidade de cidadania portuguesa que participo, em que o nome de batismo português não batia com o nome usado no Brasil. A pessoa pesquisou, pesquisou, e conseguiu encontrar uma nota em um jornal de grande circulação, que dizia mais ou menos o seguinte (citando de memória e com nomes fictícios): "José da Silva, filho de Pedro da Silva e Maria da Silva, nascido em 10.03.1900 no Porto e residente nesta capital do Rio de Janeiro, informa que a partir desta data assinará como Francisco da Silva, em função de haver um seu homônimo de nome ruim na praça." Ou seja, tinha duas pessoas com o mesmo nome, um deles devia ser um pilantrinha, e o outro resolveu mudar de nome para não ser mais confundido. Não me lembro se esse recorte de jornal teve valor no processo de nacionalidade. Mas... esse tipo de situação acontecia, e nem era tão raro assim.

    Existem ainda casos de gêmeos. A data de nascimento é a mesma, os pais são os mesmos... normalmente se encontraria a certidão de nascimento, às vezes ela está na página seguinte do livro de registros...

    Por fim, existem razões "potencialmente criminosas". Naquela época quase tudo era feito de boca, e na base de testemunhas. Você chegava no cartório para casar, dizia que não tinha uma certidão de nascimento mas "aqui estão dois vizinhos que confirmam que eu sou quem estou dizendo que sou". Testemunhas podem ser compradas, coagidas... ou às vezes uma pessoa simplesmente "pegava" a identidade de um irmão morto para fugir... naquela época nem todos os documentos tinham fotos, impressões digitais, etc... Digamos que você se chamava José e numa briga de bar você matou uma pessoa. Para não ser preso, você pegava uma cópia do assento do seu irmão Antonio que morreu ainda bebê, e fugia para o Brasil. Infelizmente o Brasil sempre foi visto como um país de destino para criminosos fugidos...

    Apenas para deixar claro, não estou sugerindo que este seja o caso do seu avô. Só estou relatando algumas situações em que mudanças de nome podem acontecer. Algumas mudanças são perfeitamente legais, outras talvez nem tanto, e outras podem ainda esconder um motivo ilegal.

    ............

    Uma pergunta importante aqui é: a pessoa em questão tem uma justificativa para essa mudança? Ela sabe que nasceu em Portugal com um nome, e que no Brasil passou a usar outro? Ela sabe explicar o motivo? Ou quando vocês disseram para ele que o assento de batismo dele trazia outro nome ele ficou surpreso? Esse é o seu ponto de partida para entender a situação.

    Há um caso em andamento aqui no fórum parecido com o seu, talvez valha a pena você acompanhar: Nome adotado no Brasil # nome de registro português. - Página 4 — Fórum Cidadania Portuguesa , da @Nininha

    ...........

    Boa sorte no seu processo!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.