Ajuda para encontrar certidão de nascimento ou batismo

Boa tarde a todos e todas,

o processo de neta da minha mãe está correndo há quase 3 anos e agora solicitaram a certidão da minha bisavó. Eu não entendi muito bem porque estão exigindo a dela se eu mandei a do meu bisavô português certinho sendo o avô dela, mas enfim. Eu não tenho muitas informações a não ser as que vou listar aqui abaixo. Se alguém conseguir me dar uma luz de onde procurar eu agradeço bastante.

Nome: Philomena (Phylomena?) da Conceição Narciso

Nascimento: 20/09/1900

Cidade: Trás os Montes

Filiação: Joaquim Antonio Narciso e Maria da Luz (Narciso?)

Falecimento: 23/01/1971

Muito grata desde já!

Comentários

  • editado February 26

    @ncls você tem o casamento dela?

  • @ncls

    Uma pista que talvez os voce e os demais colegas aqui do forum podem seguir.

    Possivel inventário do pai Joaquim Narciso, de Moreira de Cima, Nelas, Viseu https://digitarq.advis.arquivos.pt/details?id=1416668 com inventariante Maria da Luz. A Philomena pode ser desta regiao e talvez tenha sido mencionada no inventário, talvez compense pedir a reproducao digital deste documento no CRAV caso nao tenha nenhum caminho mais direto.

  • Oi, @AlanNogueira

    Obrigada pela ajuda. Não tenho muitas informações sobre ela e quem tinha, já faleceu. Vou ver se consigo alguma pista com o que você me enviou. 😀

  • Oi, @AlanNogueira

    Obrigada pela ajuda.


    Não consigo saber o que fazer com essa informação, rs. Vou pesquisar o que é CRAV. Obrigada.

  • @ncls CRAV é o sistema de atendimento eletronico dos Arquivos Distritais em Portugal. Este guia é sobre como pedir certidões de batismo, mas você pode se basear nele para pedir a reprodução digital do inventário que listei acima. Use apenas como referencia, preencha com os dados do inventário, adaptando o que for necessário: Como pedir certidões de batismo através do CRAV (anteriores a 1911)

  • Oi, @AlanNogueira

    Obrigada pela explicação. Você acha que consigo chegar até a certidão de nascimento/batismo dela com isso?

  • @ncls


    agora solicitaram a certidão da minha bisavó. Eu não entendi muito bem porque estão exigindo a dela se eu mandei a do meu bisavô português certinho sendo o avô dela, mas enfim.


    o IRN não envia carta de exigencia simplesmente dizendo „manda a certidao da sua bisavo „. Na carta que voce recebeu, com certeza há uma explicacao.

    se voce puder compartilhar, isso vai ajudar os colegas do forum a entender o que o IRN quer ver - e eventualmente até sugerir algumas alternativas.

    nao é raro o IRN pedir alguma coisa, pedem um documento especifico, mas a questao pode ser resolvida com outro. Aproveite is conhecimentos do pessoal aqui!

  • Oi, @eduardo_augusto

    Certo, obrigada pela sinalização. Vou colocar aqui então o que escreveram:

    Com referência ao assunto em epígrafe e nos termos dos art.ºs 41º, n.º 1, al. b), 42º, n.º 1 e 37º, n.º 1 do Regulamento da Nacionalidade (RN) solicitamos a V. Ex.ª, na qualidade de requerente, que no prazo de 30 dias (úteis), acrescido de 30 dias (úteis), junte ao presente processo de nacionalidade o original de certidão de nascimento/batismo da avó paterna,  Phylomena da Conceição, identificada no assento de nascimento do filho Amilcar como cidadã portuguesa.

    O referido documento visa corroborar a invocada filiação entre José Loureiro e o filho Amilcar e, como tal, a prova das circunstâncias de que depende o pedido de atribuição de nacionalidade portuguesa (cf. art.º 37º, n.º 1 do RNP).

    Afigura-se oportuno referir que no que diz respeito aos assentos de batismo/nascimento ou casamento, cujos respetivos Livros se encontrem depositados em algum Arquivo Distrital portguês não nos é possível a sua obtenção oficiosa, como prevê o art.º 37.º, n.ºs 4 e 5 do RNP (que regula a dispensa de apresentação daqueles documentos), em virtude dos referidos Arquivos não constituírem órgãos do registo civil.

  • @eduardo_augusto

    Acabei de notar que o pedido deu como indeferido. Espero conseguir reverter isso.

  • Alguém consegue me ajudar? :)

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.