Busca de certidão de nascimento ou batismo portuguesa

Boa noite,

Após enviar alguns emails para cartórios no Brasil e Portugal e fazer pesquisas na internet, encontrei esse fórum e gostaria de arriscar buscar uma ajuda por aqui.

Gostaria de encontrar certidão de nascimento ou batismo de: José de Freitas da Silva.

Filho de Manoel de Freitas da Silva e Maria Júlia de Mendonça.

Nasceu em Ilha de São Miguel - Portugal, entre 1882 e 1883.

Veio morar no Brasil com menos de 10 anos e morou em Araraquara.

Casou-se com Anna Marques Conceição e faleceu em Maringá-PR, em 23/06/1964.

Desde já agradeço se puder ter alguma dica de onde e como procurar.

Obrigado

Mario

Comentários

  • editado February 14

    @mfsinfo2000

    Creio que seja mesmo o batismo que te enviei acima. Apesar de não ter o nome dos avós maternos, achei o casamento dos pais dele para confirmar: o pai de Maria Júlia tinha o sobrenome “Mendonça”

    https://arquivo-abm.madeira.gov.pt/viewer?id=371540&FileID=1374067&recordType=Description

  • Boa noite, Alan, tudo bem? Muito obrigado pela ajuda e pelas informações, ajudou muito mesmo, muito obrigado

  • @mfsinfo2000 que bom que pude ajudar, boa sorte em seu processo!

  • editado February 23

    Bom dia @AlanNogueira, tudo bem? Sou neto de avós portugueses e estou procurando a certidão de nascimento do meu avô para o processo de requerimento de nacionalidade Portuguesa. Após realizar algumas pesquisas na conservatória da região onde meu avô nasceu, consegui encontrar somente a certidão de casamento dos meus avós. Gostaria de contar com vossa ajuda para encontrar a certidão de nascimento/batismo do meu avô. Seguem os dados abaixo para auxiliar na pesquisa. Desde já agradeço pela atenção e pela ajuda.

    Jorge de Freitas da Encarnação

    Nascido em 09/05/1925, em Campanário, Funchal, Ilha da Madeira.

    Filho de Manuel de Freitas Encarnação e Augusta de Jesus.

    Casou-se com minha avó, Maria Izabel Fernandes Correia, em 09/10/1948 na Igreja Paroquial da Freguesia de São Martinho, Funchal.

    Mudou-se, juntamente com minha avó (e três filhos) para o Brasil em 1953, na embarcação Conte Grande, desembarcando em 16/03/1953.

    Seu passaporte foi o de n° 564 expedido pelas autoridades de Funchal em 06/02/1953 e visado sob o n° 682.

  • @jcaencarnacao77 Geralmente os registros posteriores a 1911 ainda estão com as conservatórias e não ficam disponiveis para busca online como os mais antigos, no seu caso sugiro pedir diretamente na conservatória de registo civil de Funchal (tente confirmar por email) ou se preferir arriscar os 10 euros peça diretamente pelo civilonline, respondem muito rapidamente as vezes em 24h já estará com o documento. Como solicitar certidões pelo civilonline

  • Boa tarde @AlanNogueira, obrigado pelo seu esclarecimento, vou proceder como você explicou. Tenha um bom fim de semana.

  • Olá, tenho uma avó que é portuguesa que não encontro o registro de nascimento de forma alguma, no registro de casamento dela com meu avô diz que é de Bragança, tem a data de nascimento (09/05/1907) mas não tem freguesia e conselho. Encontrei um registro de uma irmã dela nascida já no Brasil em 1910. Não encontro desembarque em São Paulo ou Rio, parece que vieram tele-transportados no Brasil. Os dados que tenho são:

    Lucinda Assunção (Assumpção) nascimento 09/05/1907 em Bragança, matrimonio 20/10/1928 em São Paulo / esposo Cataldo Bevilacqua

    Filiação: Joaquim Assunção e Anna Assunção

    Irmã: Izaura Assunção nascida no Brasil em 1910.

    Onde posso procurar mais por esse registro? Já procurei passaporte português e só aparecem ela como mãe de esposo diferente (ela veio solteira para o Brasil).

    Obrigado

  • editado February 24

    @Bevilacqua

    Esta estranho ambos os pais terem o mesmo sobrenome, isso não era comum na época. Este só forme Assencao me parece ser algo devocional, não um sobrenome propriamente dito, e esse tipo de nome era mais comum para as mulheres e há muitos em Bragança onde salvo engano há pelo menos uma igreja com este orago.

    Passaporte em 1919 Lucinda da Conceição https://digitarq.adbgc.arquivos.pt/details?id=1278872 filha de Angelina da Assunção, de Vila Verde em Bragança. Veio com 19 anos, não bate perfeito com documento brasileiro mas era comum os portugueses remoçarem alguns anos na viagem para o Brasil.

    É uma possibilidade… mais provável não ser ela… mas vamos tentar pesquisar mais e ver o que os outros colegas acham.

  • editado February 24


  • BevilacquaBevilacqua Member
    editado February 24

    Olá @AlanNogueira é um mistério essa avó minha, essa Licinda Conceição não bate nada infelizmente, a mãe dela chamava-se Ana e o pai Joaquim, no passaporte não consta nem o pai, morto ele não era pq ele estava presente no casamento em 1928 no Brasil dos meus avós. Ele estava também presente em outros registros da outra filha Izaura em Lins. Vamos aguardar se aparece algo, fiz toda árvore genealógica dessa irmã de Lins no Familyseach e até agora não encontrei pistas, mandei msg para um suposto parente dessa tia avó e estou aguardando.

    De qualquer forma obrigado pelo interesse!

  • editado February 24

    @Bevilacqua peca o desarquivamento do processo de habilitação do casamento da Lucinda no cartório brasileiro (não é a certidão, são os documentos que apresentaram para casar). Pode ter alguma pista… paralelamente, veja também se encontra o casamento religioso nas igrejas da região do casamento, os casamentos religiosos geralmente mencionam o local de batismo dos noivos.

  • BevilacquaBevilacqua Member
    editado February 25

    @AlanNogueira Foi uma das primeiras coisas que fiz, foi tudo auto declaração, ainda não tinha obrigatoriedade de apresentar documentos.

  • @Bevilacqua nem no religioso tinha?

  • SabrinadiasSabrinadias Member
    editado February 26

    Olá, gostaria de ajuda para encontrar registro de batismo do meu avô.

    Ele saiu de Portugal com 7 meses de idade, veio para o Amazonas com pais e irmãos. Aqui foi registrado como brasileiro.

    Tenho de informações:

    nome: Tercio Dias

    Nome dos pais: Agostinho Luiz Dias e Anna Maria de Jesus Dias.

    Nascimento: 1914

    Serra da Estrela

    @AlanNogueira

  • editado February 26

    @Sabrinadias

    Encontrei um passaporte que acredito seja do pai dele, Agostinho Luis, filho de João Dias Pereira, que era natural de Ílhavo (Aveiro) e imigrou para o Brasil em 1889, com destino a Manaus. Menciona que tinha 50 anos e era casado.

    https://digitarq.adavr.arquivos.pt/viewer?id=1314163 imagem m0135.tif (numero 401, primeiro da folha da esquerda)

    Se Tércio nasceu em 1914 acredito que ele seja brasileiro. De onde vem essa informação de que veio para o Brasil com 7 meses? Tem o passaporte ou desembarque da familia?

  • @AlanNogueira

    As informações foram passadas pelo meu avô quando era vivo. Contava pros familiares a história q passaram pra ele.

    Mas a informação que vc conseguiu, deve ser mesmo do meu bisavô.

  • @Sabrinadias

    Outro passaporte dele, em 1896, consta anotado "2a vez" ao lado, ainda casado, com 57 anos.

    https://digitarq.adavr.arquivos.pt/viewer?id=1314169 imagem m0530.tif (n.º 1588)

  • @AlanNogueira


    Então pode ser q tenha a possibilidade do meu bisavô ter vindo definitivo com a família só após o nascimento do meu avô, que era o filho mais novo do casal, né, como meu avô contava?

  • editado February 26

    @Sabrinadias não sei, é preciso investigar mais. Talvez algum colega mais experiente aqui do forum consiga avançar... o fato de ter sido registrado como brasileiro e as datas dos passaportes / idade avançada do pai indicam mais que tenha nascido no Brasil mesmo... porém não sou eu quem vou dizer para você desistir apenas com base nessas poucas evidencias. Tente buscar mais informações do pai em Ilhavo, talvez casamento(s) ou nascimento dos irmãos mais velhos do seu Tércio. Já tentou perguntar na conservatória de Ilhavo se tem o nascimento do Tercio lá? Depois de 1911 os registros não ficam online, deve estar na Conservatória.

  • @AlanNogueira


    ainda não tentei nenhum outro meio. Sinceramente estou perdida, sem saber por onde começar.

    Se puder me indicar os sites q consigo fazer busca, lhe agradeço muito!!

  • @Sabrinadias os livros online de Ilhavo estão aqui https://tombo.pt/f/ilh04 porem infelizmente você precisa ir folheando e lendo registro por registro.

  • @AlanNogueira

    Muito obrigada

  • @Sabrinadias depois nos atualize de seus achados. Boa sorte!

  • @mfsinfo2000 mundo pequeno não? meu Avô veio de Leiria para o Brasil viveu em algumas cidades em SP e depois veio morar onde moro em Maringá, onde tbm faleceu nos anos 80. Encontrei hoje a certidão de casamento, agora me falta a de Batismo/assento.

  • @AlanNogueira Nem o registro religioso foi encontrado, entrei em contato com a curia e fizeram buscas nas igrejas e não foi encontrado. Se não souber qual igreja (dia, hora. :) em São Paulo foi celebrado o casamento a curia não localiza, tentei encontrar o batismo dos filhos e tb nada.

  • @Bevilacqua você mencionou que ela tinha uma irmã Isaura nascida no Brasil em 1910. Tem a certidão de nascimento dela? Como estão escritos os nomes dos pais dela? Quais os nomes dos avós da Isaura?

  • @AlanNogueira No familysearch eu encontrei a certidão de casamento dessa Izaura Assunção com Manoel Vicente Coelho em Lins, na certidão diz que ela é brasileira, não diz onde nasceu, os pais são os mesmos da suposta irmã (Anna Assunção e Joaquim Assunção, sem o nome dos avós e nem falam que eram portugueses) entrei em contato com uma neta dessa Izaura mas não sabem nada, acho que eu estava sabendo mais do que eles. Eu desenvolvi esse ramo da minha árvore genealógica no familysearch com a esperança de encontrar alguma informação mas não deu em nada. Meu pai (filho da Lucinda) disse que tinha uma tia que chamava Luciana e Americo e eu coloquei na árvore genealógica do familysearch e nunca foi encontrado alguma informação deles, so essa Izaura que eu não tinha noticias que apareceu ali.

  • @Bevilacqua

    Isaura poderia ser esta esta de 1902 nascida em Jau https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:939F-RZS3-87?view=index&personArk=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A66GJ-W17R&action=view ? A data não bate...

    Minha sugestão é que você tente localizar o nascimento da Isaura. Peça a certidão de inteiro teor e/ou o desarquivamento do processo de habilitação da Isaura no cartório, no nascimento verifique o nome dos avós (essa informação não consta nos casamentos, só nascimentos). Os avós são os mesmos, talvez com a informação adicional do nome dos avos paternos e maternos (pais de Joaquim Assumpção e Anna Assumpçao) seja possivel avançar na pesquisa.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.