Nacionalidade de Netos - Exigência RG do progenitor

Boa tarde!

Fazendo uma pesquisa pelas planilhas de acompanhamento, percebi uma certa recorrência na exigência de RG do progenitor (ou seja, do filha/o do português ou mãe/pai do requerente). Qual o motivo dessa exigência e como resolver isso caso me seja solicitado? Estou fazendo o processo para minha mãe, como neta. Porém o progenitor faleceu em 1991 e não temos seu RG. Como resolver essa exigência caso caiamos nela?

Acredito que esse RG só seja solicitado no caso do progenitor estar vivo e, caso seja realmente esse o motivo da exigência, para comprovar o falecimento, talvez seja interessante já enviar a respectiva certidão de óbito junto com os documentos. Alguém já passou por isso?

Comentários

  • @lhmartino


    nao estão pedindo mais , mas como opção da para pedir a certidão de prontuário, é como o “RG do falecido”

  • @lhmartino ,

    No ano passado, quando a CRC Lisboa enviou um lote de processos para o ACP porto, alguns conservadores começaram a fazer esta exigência. Não se sabe ao certo o porque, mas já a algum tempo não temos mais relatos deste tipo de exigência. O que estava sendo aconselhado aqui no fórum era para que os requerentes que por ventura tevissem estes documentes, que os mantivesse para o caso de ter esta exigência. Além do RG também poderia ser o passaporte ou outro documento oficial com foto.

  • Ah, perfeito. Se não estão mais pedindo deve realmente ter sido uma fase. Sabendo da possibilidade dessa certidão de prontuário, fico um pouco mais tranquilo. Estou fazendo o processo sozinho por isso essa apreensão/ansiedade. Já contratei o advogado especialista para retificação de todos os documentos (e como tem erro!), na sequencia farei a transcrição do casamento (ambos são portugueses e se casaram no Brasil) para então dar andamento no processo de nacionalidade. Não quero dar chance para o azar, por isso eu estava pensando em como resolver isso antes de solicitarem, mas neste caso não acho que seja necessário. Se cair em exigência, aí eu emito. Obrigado pela ajuda e atualização!

  • @lhmartino ,

    A transcrição de casamento dos portugueses muitas vezes ajuda para sanar as divergências de nomes, e estabelecer filiaçãp etc. E como você mencionou que tem muitos erros deve ajudar. Mas se não for o caso de divergências e se foi o português registrou o filho (pai de sua mãe) na menoridade e o casamento dos portugueses foi antes de abril de 1911 a transcrição não é necessária. Mas fazer não faz mal. Deixo aqui somente como informação.

  • Quando dei entrada no processo de neta da minha mãe, em abril/2021, a advogada deu entrada e depois enviou um email pedindo a certidão de nascimento da mãe dela, questionei, pois o processo está sendo feito pelo avô dela e pensei que não ia precisar de nada da minha avó, mesmo ela sendo portuguêsa. Por fim, ela dsse que era necessário para o processo, que isso faria o elo entre a minha mãe e o avô dela.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.