Certidão de nascimento do avô português
Prezados(a), alguém pode me passar uma informação? Minha noiva quer da entrada na cidadania dela através do processo de netos, ela já tem a transquissão de casamento do avô português com a avó brasileira, agora precisa do assento de nascimento do avô português, ele nasceu em 1905, uma parente dela já fez todo trâmite de nacionalidade e conseguiu a cidadania.
Minha dívida: se a prima dela já fez todo processo o registro de batismo já pode ser pedido online no mesmo cartório que ela conseguiu a transquissão do casamento?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@Miguel23
Reuna a documentacao listada neste guia: Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Netos Maiores Formulário 1D
Para facilitar seu trabalho peça uma copia do batismo a parente que ja deu entrada no processo e com base nos dados dela solicite uma certidão original pra usar em seu processo. Se o batismo é de 1905 provavelmente ainda estara no Arquivo Distrital do distrito onde nasceu. Para a maioria dos Distritos basta solicitar pelo CRAV, siga os passos descritos neste outro guia para solicitar a certidao: Como pedir certidões de batismo através do CRAV (anteriores a 1911)
Obrigada @AlanNogueira , sobre a transquissão do casamento que foi pedido no civil online, ela vem documento sem valor, é esse documento mesmo que tem que usar no processo de cidadania?
@Miguel23 desculpe mas não consegui entender sua dúvida
@AlanNogueira coloquei o printe da que pedi no online civil, antes de baixar, tem escrito esse documento não tem valor de certidão
@Miguel23 as certidoes do civilonline tem valor legal de certidao em Portugal, nao se preocupe. Porém voce mencionou que esta certidao é da transcricao do casamento, para o processo de nacionalidade precisa do nascimento (ou batismo) conforme guia que lhe enviei acima. Convem enviar junto a transcriçao do casamento caso já tenha. Boa sorte!
@AlanNogueira, eu achei o registro de batismo no TOMBA-PT, ainda sim preciso pedir a original no CRAV ? Obrigado pelas informações anteriores.
@Miguel23 isso peça no CRAV seguindo o guia que te enviei acima está tudo detalhado lá
@AlanNogueira, eu achei o registro de batismo no TOMBA-PT, ainda sim preciso pedir a original no CRAV? Obrigado pelas informações anterio
Obrigado @AlanNogueira
@AlanNogueira, eu achei o registro de batismo no TOMBA-PT, ainda sim preciso pedir a original no CRAV? Obrigado pelas informações anterior
@AlanNogueira , eu antes de pedir a certidão de batismo, pesquisei no próprio CRAV com o código que achei no TOMBO PT não apareceu nada, porém fiz o processo pedindo a certidão de batismo colocando o MESMO código DO TOMBO PT e os dados, e no mesmo dia apareceu o valor de $22 euros para efetuar o pagamento, isso quer dizer que acharam a certidão de batismo?
Olá, boa noite! Alguém poderia me ajudar a localizar a certidão de nascimento de meu avô Antônio Frouf nascido em Lisboa? Não tenho nenhum outro documento dele.
@Rossana_Frouf
Ele é do Concelho de Sernancelhe, Distrito de Viseu
Tente pedir pelo civilonline indicando que não sabe a Freguesia correta.
A mãe dele nasceu em Faia https://cloud.archeevo.pt/viewer/descriptions/27575/734181
Atenção o sobrenome original era Froufe com “e” no final.
@Rossana_Frouf
Veja se é esse aqui:
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-62LN-VH?i=23
Se for, como ele nasceu em 1927, peça pelo civilonline (custa 10 euros). Siga as instruções desse guia:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1
Para distrito, coloque Viseu; concelho: Sernancelhe; freguesia: Faia.
Mas nas observações coloque que não tem certeza da freguesia.
Também coloque na observação que o apelido (sobrenome) pode ser Froufe, pois essa é a grafia em PT.
Falei na freguesia de Faia, pois desconfio que essa aqui é a mãe dele, Filomena (ver batismo 13):
https://cloud.archeevo.pt/viewer/descriptions/27575/734181
Ele foi casado com uma Lucilia? Pois tem um registro de nascimento de uma filha de Antonio e Lucilia, chamada Maria Elizabete, nessa freguesia de Faia.
Outro caminho é colocar todas essas informações (nome dele, data de nascimento, filiação etc) num email para a conservatória de Sernancelhe. Mas cada conservatória tem seu tempo para responder esses pedidos:
Contactos
Morada: Avenida das Tílias n.º 52 r/c, 3640-211 Sernancelhe
Email: registos.sernancelhe@irn.mj.pt
Telefone: (+351) 254598240