Correção na certidão de nascimento do filho do portugues ( Processo de neto)
Boa noite, estou precisando de ajuda com um problema.
O indivíduo em questão, de origem portuguesa, tem seu registro de batismo em Braga, conforme este link: https://pesquisa.adb.uminho.pt/viewer?id=1018507&FileID=497309&recordType=Description. O nome do arquivo é PT-UM-ADB-PRQ-PBCL39-001-0006_00084.tif.
Ele migrou para o Brasil, casou-se (temos a certidão de casamento) e faleceu (temos a certidão de óbito) no BR. Em ambas as certidões, sua naturalidade é corretamente registrada como portuguesa.
No entanto, na certidão de nascimento de seu filho, emitida pelo cartório em 1927, o portugues (pai, assim como os avos) foi erroneamente registrado como brasileiro. Pretendo solicitar a retificação dessa certidão.
Minha pergunta é: como posso obter uma cópia que seja válida no Brasil do registro de batismo dele que esta no arquivo de Braga? ( tenho que fazer apostimento? é só pedir um cópia certigicada?) Quero reunir todas as evidências possíveis para tentar uma retificação administrativa. Hoje, a atendente do cartório me informou que isso só seria possível judicialmente, mas o erro foi deles. Além disso, a própria certidão de casamento do português foi emitida por esse mesmo cartório em 1921 e deixa claro que o portugues é portugues.
Alguém já enfrentou uma situação semelhante ou sabe como devo proceder?
O arquivo distrital pertence a Braga.
Agradeço desde já
Comentários
@josevictordeoliveira
Minha pergunta é: como posso obter uma cópia que seja válida no Brasil do registro de batismo dele que esta no arquivo de Braga?
Tem que tentar fazer uma triangulação entre Braga e a Procuradoria Geral em PT para apostilar. Caso contrário, o documento será enviado para você, para depois mandar para a Procuradoria em PT apostilar e eles depois mandarem já apostilado para você.
Achei que tinha um guia aqui no fórum para isso, pois acontece o tempo todo. Talvez algum forista tenha o link para a postagem descrevendo como fazer isso da forma mais eficiente, Acho que talvez o @eduardo_augusto que tenha postado sobre isso.
Na maior parte dos casos, se obtem o batismo através do sistema CRAV (que junta vários Arquivos Distritais). Mas Braga é separado; não faz parte do CRAV. Os assentos são pedidos pela Univ do Minho. Vai ser com ela que vai tentar fazer a triangulação,
Deixo o guia do CRAV só como orientação geral para como obter batismos em PT; o conceito é o mesmo, mas tem que usar o formulário da Univ do Minho:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24345/guia-como-pedir-certidoes-de-batismo-atraves-do-crav-anteriores-a-1911
Vai ter que criar uma conta e senha na Univ do Minho; já pode adiantar isso:
https://pesquisa.adb.uminho.pt/oservices
Obrigado pelo retorno!!!!