Exigencia de cumprida mas sem retorno

Dirijo-me a vocês com uma situação de urgência extrema relacionada ao meu processo de nacionalidade, Em 9 de janeiro de 2024, recebi instruções para a inclusão de um documento essencial para o meu processo de nacionalidade. Rapidamente, solicitei este documento e encaminhei-o à conservatória pessoalmente no dia 16 de janeiro.

Porem ate o momento não acusa a recebimento dos documento alguém faz ideia de se esse processo deles receberem o documento demora muito ? meu processo tem mais de 1 ano como filho de português estava na bola 4 acusando que o processo estava valido e completo e no dia 9 mudou para isso.



Comentários

  • @Guiters Acho que vocês emocionado demais, você entregou pessoalmente para eles e eles não costumam atualizar tão rápido o site, não faz nem 3 dias na verdade, se ver que realmente passou 1 mês e não teve atualização ai entre em contato com eles pessoalmente ou ligue na linha de registos Obter informações sobre o andamento do processo - Linha Registos. quando cai em exigência de documentos eles te tão um prazo de 60 dias para cumprir e mais 60 para prolongar que eu me lembre.

  • @Guiters


    Não há um indicativo específico para "documentos da exigência recebidos".

    Na prática o que acontece é que vai ficar nesse status "O seu processo não está completo..." até que o conservador analise os documentos. E aí se estiver tudo certinho, o processo vai pular para a fase 5, 6 ou para a 7.

    Quanto tempo isso pode demorar? De algumas semanas a até alguns meses. Não há uma resposta definitiva.

    O que eu tenho observado, sem nenhum critério científico, é que exigências "simples" em poucas semanas são analisadas, enquanto exigências "complexas" que levam a um questionamento do conservador se a pessoa tem ou nao direito à nacionalidade portuguesa, podem demorar até alguns meses.

    Mas de novo, é só uma observação.

  • A minha pergunta se originou pois segundo a planilha o tempo de resposta e andamento apos o envio do documento normalmente segundo os dados que temos e em poucos dias.

    Entendo o tempo de demora e fico extremamente frustrado pois o meu processo ja estava na bolinha 4 completo e valido e ficou la por meses e simplesmente ele voltou para que não estava mais completo.

    Enfim eu sei que nada e cientifico e exato quando se trata do processo de nacionalidade, e quase como o sorteio de um consorcio eventualmente o seu vai ser completo mas existem pessoas que tem sorte de acontecer mais rápido que outras. enfim eu não tive sorte.

    Vou ficar na esperança de acontecer isso assim que possível. 🤞

  • @Guiters


    Entendo o tempo de demora e fico extremamente frustrado pois o meu processo ja estava na bolinha 4 completo e valido e ficou la por meses e simplesmente ele voltou para que não estava mais completo.


    Na verdade aqui é um problema de redação da equipe que criou o site de acompanhamento. O "completo e válido" significa na prática apenas que o seu processo está digitalizado e "a princípio" não falta nada de essencial para que o conservador possa iniciar a análise.

    Mas quando começa a análise, aí podem aparecer as bolinhas.

    Ou seja: o seu processo não andou pra trás, ele evoluiu. Pense dessa maneira, como uma analogia: o funcionário do IRN tem uma lista de verificação. Ele observa se o seu processo tem um formulário, se tem uma certidão de nascimento do requerente, se tem uma certidão de nascimento do pai do requerente... enfim, os documentos básicos essenciais que estão listados no site do IRN. E ele vai colocando tudo isso dentro de um "envelope". Se tiver todos os documentos, ele marca o processo como "completo e válido" e coloca na mesa do Conservador. Essa é a bolinha 4 "Processo completo e válido". Quando o Conservador abre o envelope, ele começa a avaliar os documentos. Se estiver tudo ok, vai para a bolinha 5, 6, 7. Se estiver com algum problema, vai para a bolinha 4 "Processo não está completo tal como notificado".

    Agora, você já recebeu a carta de exigência e já enviou o que o Conservador pediu. O Conservador não pensa "puxa, finalmente o @Guiters mandou o que eu pedi, vou olhar imediatamente". Não. Cai numa pilha, junto de várias outras exigências. E o Conservador vai analisando, de acordo com sua disponibilidade, de acordo com a complexidade de cada processo...

    Simplificando bastante, é isso.

    Não há muito o que fazer, apenas aguardar.

    Boa sorte!

  • Comentário bem interessante do @eduardo_augusto

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.