Ajuda para Procurar Batismo/Certidão de Nascimento para Pedido de Cidadania por Neto
Olá,
Estou auxiliando minha avó na busca pela cidadania portuguesa, porém estamos enfrentando dificuldades para localizar os registros de batismo ou certidão de nascimento em Portugal.
Já consultamos alguns livros de Portugal, mas estamos com dificuldades em compreender o que está escrito neles.
Precisamos obter a Certidão de Nascimento do cidadão português Joaquim Batista Novo ou de sua esposa, Aurelina da Cruz, ambos de nacionalidade portuguesa.
Temos as certidões de óbito de ambos com as seguintes informações:
- Aurelina da Cruz, natural de Botao - Portugal, faleceu em 20/10/1962 aos 68 anos, o que nos leva a crer que tenha nascido em 1894.
- Joaquim Batista Novo, faleceu em 23/06/1989 aos 89 anos, o que nos leva a crer que tenha nascido em 1900. A certidão não menciona o local de seu nascimento em Portugal, mas acreditamos que também tenha sido em Botao, já que eles se casaram lá e tiveram sua primeira filha, Angela Batista Da Cruz, em 1923, também em Botao, Portugal.
Já realizamos buscas no FamilySearch, porém não encontramos informações diferentes das que já possuímos. Além disso, nos arquivos de batismo de Botao, não conseguimos entender o que está escrito.
Seria possível nos fornecer alguma orientação ou ajuda nessa pesquisa?
Agradecemos profundamente desde já.
Comentários
@ka_almeida
Deve ser da Aurelina n°1 https://pesquisa.auc.uc.pt/viewer?id=33171&FileID=524838 freguesia de Botão / Coimbra / Coimbra
@ka_almeida
Eu diria que o do Joaquim pode ser esse aqui (número 6), com a mãe Thereza Baptista e o pai incógnito:
https://pesquisa.auc.uc.pt/viewer?id=52044&FileID=783400
Note que o padrinho é Joaquim Baptista Junior. Não era raro o "pai incógnito" aparecer como padrinho.
Também tem esse nascimento de uma filha (Adelina) de Joaquim e Aurelina no Brasil, onde os dados dos pais de Joaquim Baptista Novo (avós de Adelina) batem com esse batismo (avó Theresa Baptista e avô incógnito):
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3Q9M-CSJ4-J9DJ-Y
O avô materno nesse registro bate com o pai da Aurelina no batismo que o @Kleber Silva Aguiar que já achou.
Mas se quiser tirar a dúvida, você pode pagar 10 euros e pedir pelo civilonline o assento de nascimento de Angela Batista da Cruz, pois tem todos os dados: freguesia Botao, concelho e distrito de Coimbra, nome dos pais e a data de nascimento (13/06/1923).
No assento dela vai aparecer o nome e local de nascimento dos pais, e os nomes dos avós. Leia as instruções abaixo:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1
Agradeço de coração a ajuda de vocês @Kleber Silva Aguiar e @CarlosASP, Adelina é a minha bisavó, vou pedir para a minha avó verificar nos documentos dela os nomes, mas acredito que são esses mesmos. Depois de confirmar esses dados eu preciso entrar em contato com o cartório em Botão para pedir a certidão de batismo para dar entrada na cidadania ou só preciso que eles me confirmem o assento de nascimento?
Novamente agradeço a ajuda de vocês!
@ka_almeida
Como são assentos de batismos pré-1911 (antes de existir o registro civil em PT), eles não estarão nas conservatórias (que é como se chamam os cartórios em PT).
Aqui há um guia geral de como se pedir os batismos:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24345/guia-como-pedir-certidoes-de-batismo-atraves-do-crav-anteriores-a-1911
Contudo, Coimbra não faz parte desse sistema CRAV, tem que pedir para a Universidade de Coimbra (mas o conceito geral do que pedir é similar ao relatado no link acima).
Só precisa preencher o que está com asterisco; para o Número contribuinte pode por o CPF mesmo; é só para um controle interno deles esse dado:
https://www.uc.pt/auc/servicos/forms/form_baptismo