Tempo para Finalização de Atribuição

Aline AlmeidaAline Almeida Member
editado February 2016 em Processos de Atribuição
Olá,
Enviei meu processo diretamente para Portugal para o Registros Centrais de Lisboa faz 3 meses e quando ligo para saber sobre o status do processo me dizem que ainda irá demorar mais 4 meses para conclusão do mesmo. Porém, o processo do meu irmão foi feito via Consulado de São Paulo e com 3 meses já estava com a documentação toda em mãos. Sabem me dizer quanto tempo em média está demorando o processos de atribuição via Registro centrais de Lisboa?

Obrigada,
Aline.
«134

Comentários

  • Aline,

    infelizmente, mais de 6 meses.
  • Obrigada Guilherme,
    Sabe me dizer se diretamente em Portugal consigo agilizar o processo?

    obrigada,
    Aline.
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    CRC Lisboa é o inferno na terra hein? Que bom que agora todas conservatórias são competentes para Atribuição de Nacionalidade, porque depender deles...
  • Olá David, tudo bem?
    Não entendi, agora a do Porto também faz o processo mesmo meu pai sendo português por atribuição? (ou seja, eu sou filha de Brasileiro com cidadania portuguesa).

    Obrigada,
    Aline.
  • Também gostaria de saber se o Porto continua com a mesma agilidade nos processos.Enviei dia 28/05 , que chegou dia 08/06 e após duas semanas me pediram outro documento para averiguar o nome composto da minha mãe, me deram 20 dias corridos para receberem os novos documentos, dia 10/07 receberam meu novo envelope.Recebi desde o inicio , número de protocolo, telefonei ontem e não consigo, sempre na espera.Ligaçao cara, desisti.O que faço se email eles não respondem mais ?
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    Rosana, liga por Skype que é baratíssimo. Como o seu processo teve pendências, é normal que haja alguma demora para conclusão. Você já tem o número do processo? Tem um número central dos Registros que você consegue acompanhar o andamento, tem aqui no site (não no Fórum).
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    Aline Almeida, desde Abril parece que todas Conservatórias tem competência para processos de Atribuição e, felizmente, o português não precisa ter nascido em Portugal. Pode ser PT, Brasil ou União Europeia, dá uma olhada no link abaixo. Eu também não sabia, foi uma usuária aqui do Fórum que nos atualizou sobre este tema :)

    Pelo que eu li no IRN, todos as conservatórias e cartórios de Portugal estão aptos para o processo de nacionalização. Olhem nesse link http://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/noticias/37-cd-2015/downloadFile/file/37_2015_internet.pdf?nocache=1435328550.22
  • David isso é uma ótima noticia para fugir do consulado RJ!

    Alguém que o pai português não tenha nascido em Portugal, já deu entrada em alguma conservatória fora lisboa? sabe se o procedimento é o padrão? algum processo já concluído?
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    É uma novidade muito recente Juan, acho que ninguém deve ter feito fora do CRC. Eu irei fazer o da minha mãe e o meu via ACP, vamos ver... Dou notícias, primeiro tenho que esperar a conclusão do processo da avó.
  • Pessoal,
    Algum processo já concluído fora do CRC? Algum ideia do tempo do tramite?

    obrigada,
    Aline.
  • Cathia ReginaCathia Regina Member
    editado December 2016
    Ola, estou e Portugal e fui a conservatoria de silves no algave eles fizeram uma analise tapidinha dos docs e mandaram enviar p Lisboa, vcs sabem qto tempo leva em media uma conclusão do processo de naturalização através. Do avô,?
    pois enviei em junho e passou pela analise de antecedentes crimaos em Portugal. Agora dizem q esta na fila p analise alem de q agosto a maioria dos funcionários entra de ferias. Alguma alma boa q já passou por esse processo pode me dar informações..[APAGADO] Obrigada

  • Cathia, seu processo é de naturalização por avô? Deu entrada por Portugal? Então, processos por naturalização também podem ser abertos em qualquer conservatória? Meu caso é por bisavô.
  • Não sei se pode servir essa informação para alguém mas...eu enviei o meu processo para o Porto em fevereiro ou março (não lembro agora), mas sei que em abril me informaram que o meu processo tinha sido enviado para Lisboa porque estavam sem conservador lá em Porto.

    Com muito custo (depois de mil tentativas) consegui falar por telefone lá em Lisboa e me disseram que é muito recente o meu processo. E, por incrível que pareça, eles ainda estão analisando os processos que chegaram em janeiro!!! Ou seja, lá para o final do ano quem sabe o meu processo é analisado! :(

  • Olá Fernanda . o processo da minha mãe também enviei para o Porto em abril e enviaram para Lisboa como o seu ,minha mãe é filha de português ,quando ligo dizem que está sendo analizado ,vamos manter contato aqui pra saber quando estarão prontos . até ...
  • Para referência, fiz a atribuição da minha mãe, filha de portuguesa, pelo Consulado de SP, com inicio em maio e término em julho desse ano.
    A minha atribuição comecei em julho, também pelo consulado SP, e ainda está em andamento. Como atravessei agosto/setembro, mês de férias em Portugal, prevejo que o meu levará mais tempo.
  • Bom Felipe vamos nos falando aqui pra saber quanto tempo está levando. Um abraço...
  • Estou na mesma situação que vocês...mandei pra Porto em Março e eles mandaram pra Lisboa...até agora nada!!!
  • Olá Roberto ,acho que há algumas pessoas nessa situação, vamos nos falando e se sair pra alguém deixe a mensagem ,estou querendo ligar pra Portugal na próxima semana,saindo eu falo. Até....
  • Aline, o processo da minha filha foi para a CRC através do consulado de SP e levou 2 meses e meio. Dei entrada no consulado de SP em 30/06 e semana passada fui informado que já estava finalizado.

    Entretanto, a demora foi a comunicação da CRC com o consulado. Eu tive que enviar um e-mail à CRC questionando o status do processo (porque o site do consulado nunca atualizava). Com a resposta da CRC, avisei o consulado de que estava finalizado e só aí é que atualizaram o sistema, permitindo o agendamento para requerer o cartão do cidadão e passaporte.
  • Obrigada Nanuso,
    Enviei o meu diretamente para Lisboa, chegou dia 11/Maio e até agora não recebi nenhuma resposta. Sempre que ligo me dizem que ainda está em analise e que os processo estão atrasados.
  • Aline,

    estão processando os pedidos de Fev/2015.
  • O meu chegou em abril/2015 e até agora nada. Estão analisando processos de fev/2015 como foi dito acima.
  • Olá Robert. O da minha mãe chegou em abril também e estamos esperando também ,qualquer novidade informou. Bem ,gostaria de saber como sabe que estão analisando os de fevereiro de 2015??? Até mais...
  • Tenho 4 conhecidos que mandaram no começo de fevereiro e já foi despachado a certidão. Na verdade é uma confusão, aumentou demais a demanda e a procura pela cidadania, então lotou as conservatórias de lisboa.
  • Minha mãe esteve na conservatória de Lisboa ontem e informaram que nas férias de Agosto eles reduziram a quantidade de funcionários para pouquíssimos e os processos estão bem atrasados.
    Estou esperando que o meu seja concluído em uns 6 meses.
  • Pessoal então vamos nos falando para saber o de quem e quando saiu . Espero que o de todos saiam rápido. Um forte abraço. Até ...
  • Pessoal, recebi hoje um e-mail de Lisboa me informando que meu processo teve parecer favorável e foi despachado para registro! Depois de 7 meses de espera, agora falta muito pouco!!
  • Olá @Fernanda Cipriano Loureiro,
    poderia dizer se o teu processo é de Aquisição ou Atribuição? O da minha mãe (aquisição) chegou em Lisboa em Abril, e a nossa expectativa de receber o tal e-mail que você recebeu, anunciando o despacho para registro é grande! :)
  • Eu não recebi nenhum e-mail mas liguei segunda e o processo do meu pai foi despachado tbm...mas para fazer o registro me deram um prazo de 2 meses ainda....
  • Raphael, depois de encerrado o processo estão dando o prazo de 2 meses p confeccionar a certidão, é isso?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.