Duvidas sobre o melhor caminho e documentos

Olá!

Estou dando inicio ao processo de cidadania, recolhendo os documentos, já encontrei onde se encontram, mas me surgiu algumas duvidas vendo algumas discussões aqui no fórum.

Contextualizando: Meu avô, Carlos de 86 anos, é neto de Português, que no caso é o Bernardino, que veio de Povoa de Lanhoso, região de Braga. Meu objetivo é eu adquirir a cidadania após terminar o processo dele.


Dúvidas:

1- Tenho já os seguintes documentos:

Registro de nascimento do Bernardino em Portugal;

Inteiro Teor e a Reprografica de nascimento de João ( Filho de Bernardino);

Inteiro Teor e a Reprografica de nascimento de Carlos.

Estou no processo de tirar um novo RG para meu vô, pois o dele foi emitido em 2011, assim passando da "validade".

Além destes documento que adquiri, mais a copia do RG (minha e dele), procuração e formulário, há algo mais que eu deva ir atrás?


2- Como o meu objetivo é conseguir minha cidadania após a dele, eu poderia enviar junto no processo de meu avô meus documento e do meu pai para fazerem em sequencia os processos?


3-Na certidão de nascimento de meu avô está com o nome Carlos Wanderley, e no RG está como Carlos Wanderlei, pode ser algum problema?

Agradeço desde Já!

Comentários

  • _@_franpeixoto


    Dúvidas:

    1- Tenho já os seguintes documentos: ....... Estou no processo de tirar um novo RG para meu vô, pois o dele foi emitido em 2011, assim passando da "validade". Além destes documento que adquiri, mais a copia do RG (minha e dele), procuração e formulário, há algo mais que eu deva ir atrás?

    Confira aqui: Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Netos Formulário 1D — Fórum Cidadania Portuguesa


    2- Como o meu objetivo é conseguir minha cidadania após a dele, eu poderia enviar junto no processo de meu avô meus documento e do meu pai para fazerem em sequencia os processos?

    É uma possibilidade: Guia - Apensação de Processos — Fórum Cidadania Portuguesa


    3-Na certidão de nascimento de meu avô está com o nome Carlos Wanderley, e no RG está como Carlos Wanderlei, pode ser algum problema?

    A princípio, não.

  • @eduardo_augusto, boa noite.

    tudo bem? Me aproveitando do post alheio rs

    verifiquei os dois links, só uma dúvida:

    fazendo a apensação visando enviar os meus documentos e o da minha mãe (minha avó já possui a cidadania), quanto a taxa a ser paga através do link, eu já pago as duas de uma vez correto ? Pois precisarei enviar os dois formulários, para as duas cidadanias.

  • @2danis


    fazendo a apensação visando enviar os meus documentos e o da minha mãe (minha avó já possui a cidadania), quanto a taxa a ser paga através do link, eu já pago as duas de uma vez correto ? Pois precisarei enviar os dois formulários, para as duas cidadanias.


    Não sei se tem como "pagar duas de uma vez", não sei se a plataforma de pagamento permite isso.

    Acho que você paga um processo. E logo em seguida paga o outro.

  • @eduardo_augusto

    Sobre a Questão:

    1- Eu li o link, mas me deixou uma duvida, não precisarei de certidões de casamento, tendo em vista que todos declaram seus filhos com dias de vida. Está certo?

    2- Queria ver se você acha o melhor caminho ou seria fazer separado?

  • @_franpeixoto


    1- Eu li o link, mas me deixou uma duvida, não precisarei de certidões de casamento, tendo em vista que todos declaram seus filhos com dias de vida. Está certo?

    Se o Bernardino (Português) se casou com uma mulher Brasileira, no Brasil e se ele foi o declarante do nascimento do filho com apenas alguns dias de vida (você precisa conferir isso na certidão de nascimento do filho do Bernardino), normalmente a transcrição do casamento não é necessária. Mas não é possível nunca afirmar com 100% de certeza, pois o conservador pode sempre exigir documentos adicionais. Mas normalmente, não seria necessário.


    2- Queria ver se você acha o melhor caminho ou seria fazer separado?

    Fica a seu critério. Não temos muita experiência aqui no fórum com apensação de processos. Pode ser que ajude, pode ser que atrapalhe, ninguém tem muita certeza.

  • @eduardo_augusto

    Desculpa, outra duvida que me apareceu.

    No modelo de procuração que encontrei aqui no forum, para preencher para meu avô e pai, tem os campos para colocar o concelho e a freguesia, mas como moramos no Brasil, posso tirar e colocar Cidade e Estado no lugar? O que recomenda?

  • @_franpeixoto


    Os modelos de procuração são apenas uma sugestão. Você pode adaptar conforme a necessidade.

    No site do IRN, também encontra alguns outros modelos que podem te servir de base.

    Um detalhe muito importante, é que a procuração precisa ser específica para o processo de nacionalidade. Não pode ser uma procuração do tipo "concedo poderes plenos para o procurador fazer o que bem quiser sobre qualquer assunto". Então essa parte precisa ser mantida, qualquer que seja o modelo que você utilizar.

  • AlexianAlexian Member

    @_franpeixoto

    Estive olhando na planilha e vi que no seu caso em apenas um dia após o recebimento do processo, foi atualizado para a Status 1 - Recebido.

    Para qual Conservatória você enviou?

  • @Alexian Oii, desculpa a demora, foi para a de Lisboa.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.