Transcrição de casamento + Cidadania filha menor de 1 ano
Bom dia pessoal, espero que estejam bem!
Tenho cidadania portuguesa e no ano passado me casei aqui no Brasil. Além disso, também em 2023 nasceu minha filha, que hoje está com 7 meses.
O que vocês recomendam como próximos passos? Devo primeiro transcrever meu casamento? Moro no RJ, sugerem fazer pelo consulado mesmo? É tranquilo? Qual o tempo médio? Li o rol de documentos, mas fiquei confuso com algumas nomenclaturas.
E quanto a cidadania da minha filha, só depois do casamento transcrito é que devo dar entrada?
Agradeço desde já!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@Vitor Fonte ,
Há bastante relatos sobre a rapidez das trancrições pelo consulado do Rio. Veja neste tópico: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/336131#Comment_336131
Você já pode pedir da sua filha pelo ACP Porto, se você foi o declarante de nascimento dela.
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24048/documentos-para-atribuicao-de-nacionalidade-para-filhos-menores-formulario-1c#latest
@texaslady aproveitando sua resposta, ser o declarante do filho significa preencher os dados como declarante no Formulário?
Ainda, existe algum problema se o nome da mãe tenha sido alterado com o casamento que está pendente de transcrição? Pergunto isso porque alterei meu nome de casada, ai não sei se preencho o formulário com o nome de solteira ou de casada no Formulário.
Grata, desde já.
@juliassantos ,
Ser o declarante do nascimento do filho significa ser a pessoa que se dirigiu ao cartório para fazer o registro de nascimento. Pode ter sido o próprio pai o que era muito comun, ou ser a mãe ou um terceiro.
Você deve preencher o formulário com seu nome atual, de preferência que esteja de acordo com o documento de identidade que vai apresentar.