Encontrar certidão de Cidadão Português para pedido de cidadania por Neto

Boa tarde,

Estamos em busca da certidão de nascimento para pedido de nacionalidade por Neto.

Precisamos da Certidão de Nascimento do cidadão Português José Guilherme.

Dados encontrados no Family Search:

José Guilherme - Nascido em: 21/10/1915 - casado com Onilha da Silva - filho de Alberto Guilherme e Laura Rita Guedes


irmã do Avô: Anna Guedes - Nascida em: 11/11/1911 - filha de Alberto Guilherme e Laura Rita Guedes - casada com José Cabral nascido em 12/04/1890 e Natural da Freguesia de Pindo, lugar da Corga, distrito de Viseu


Estamos com dificuldade, pois não sabemos ao certo qual freguesia, concelho e Distrito o avô nasceu. Sabemos que ele era de Trás-os-Montes.

Também não temos certeza se a procura precisa ser feita no cartório ou nos arquivos de batismo.

Podem por gentileza dar uma grande ajuda nesta pesquisa?

Desde já agradecemos imensamente.

Obrigada,


Comentários

  • @csgaldino

    Tem uma outra filha de Alberto Guilherme e Laura Rita que também foi para o Rio de Janeiro:

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-6QLV-86?i=61

    Pela base de dados do CEPESE, dá para ver que os 3 irmãos (José, Ana e Maria Rita) são de Amarante:

    ID / Nome / Naturalidade / Concelho / Pai / Mãe / Profissão / Idade / Destino / Estado Cívil

    72618 / José Guilherme / Amarante / Amarante / Alberto Guilherme / Laura Rita / Familiar / 7 / Rio de Janeiro / Solteiro

    405452 / Maria Rita Guedes / Amarante / Amarante / Alberto Guilherme / Laura Rita / Doméstica / 16 / Rio de Janeiro / Solteiro

    448615 / Ana Rita Guedes / Amarante / Amarante / Alberto Guilherme / Laura Rita / Doméstica / 12 / Rio de Janeiro / Solteiro

    Essa informação bate com o casamento de Jose Guilherme onde diz que ele é de Porto, pois Amarante é um concelho no distrito do Porto:

    https://geneall.net/pt/mapa/197/amarante/

    Como José nasceu em 1915 talvez valha a pena arriscar 10 euros no civilonline para ver se só com a data, concelho e nome dos pais seja possível achar o nascimento dele. Leia as instruções completas, especialmente a parte que fala de mais de 100 anos:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1

    Isso se ninguém achar algo mais concreto.

  • Olá @CarlosASP bom dia,

    Muito obrigada pelas informações e pela ajuda.

    Como estamos em Portugal, vamos então ir na conservatória da nossa cidade com estas informações pra ver se conseguimos sucesso ao obter a certidão de nascimento. Já pesquisamos no site do Arquivo Distrital de Viseu, Porto e Bragança (conforme orientação em outro fórum) o assento de batismo, mas não encontramos nada.

    Aproveitando, gostaria de pedir aqui uma ajuda a uma dúvida.

    Em questões de cidadania, é melhor pedir primeiro a cidadania por filho (no caso a filha deste avô ainda está viva) e depois pedir a cidadania do neto ou pedir direto a cidadania por neto?


    Desde já, mais uma vez muito obrigada.

  • @csgaldino teoricamente os registros de nascimento após 1911 já estão informatizados e em posse das conservatórias. Os arquivos distritais ficam com os registros de batismo antes de 1911 (acredito que possam haver exceções).

    Atualmente tem sido mais rápido fazer dois processos de filho em sequência do que um processo de neto, apesar de ser mais caro. Também vale lembrar que, se vocês optarem por fazer os processos de filho, provavelmente terão que fazer a transcrição do casamento da filha do português originário quando a cidadania dela estiver pronta para poder fazer o processo do filho dela (no caso o neto do português).

  • @csgaldino

    Você é neta do José Guilherme?

  • Olá @CarlosASP,

    Obrigada pela resposta.

    Solicitamos a certidão no site civilonline de acordo com as orientações descritas no link que informou. Já pagamos e agora estamos a espera de recebermos o código para consultar a certidão ou mensagem negativa caso não seja encontrado.

    Assim que tivermos respostas aviso por aqui 😊

    Como mencionou na mensagem acima a transcrição do casamento, surgiu-me aqui agora uma outra dúvida. Como este avô casou no Brasil, para pedido de cidadania (filho ou neto) será preciso transcrever este casamento para Portugal?


    Obrigada,

  • @CarlosASP, @arthur_azzi @Guilherme Moreira


    Venho aqui mais uma vez agradecer a este fórum.

    Acabou de chegar a chave de acesso da certidão de nascimento.

    Este Fórum é mesmo muito bom.


    @CarlosASP, Perfeito.

    foi fundamental a informação que nos deu sobre Amarante. Com esta informação e seguindo as orientações foi possível encontrar a certidão.

    Naturalidade: freguesia de Gondar ***

    concelho de Amarante ***


    Seguindo também as orientações, agora o próximo passo é pedir a nacionalidade da filha, transcrever o casamento e divórcio da filha (do Brasil para Portugal depois de ter a nacionalidade atribuida) e depois pedir a nacionaliade do neto através da mãe.


    As dúvidas agora são em relação ao avô, se é preciso transcrever o casamento e o óbito do Avô para Portugal antes de pedir a nacionalidade da filha.


    Vocês são Excelentes!!!!

  • @csgaldino o português foi o declarante do nascimento da filha brasileira? Se ele tiver sido o declarante, e tendo se casado com uma brasileira, geralmente não há necessidade de transcrever o casamento para fins de atribuição de nacionalidade.

    Mas, caso a família deseje realizar a transcrição do casamento mesmo assim (ou "só para garantir"), o que muitas pessoas fazem é realizar os processos de transcrição e de nacionalidade ao mesmo tempo para economizar alguns meses no processo de nacionalidade, já que a transcrição tramita muito mais rápido e geralmente fica pronta antes mesmo do processo de nacionalidade começar a ser analisado.

  • @CarlosASP

    Bom Dia ,

    Estamos em busca da certidão de nascimento para pedido de nacionalidade por Neto.

    Precisamos da Certidão de Nascimento do cidadão Português - Antônio Gomes natural de ilha da madeira

    Dados encontrados foram através da certidão de nascimento de um dos filhos - Maurício Gomes nascimento em distrito de São Joaquim da Barra- São Paulo existem mais irmão acredito que o Português tenha nascido em Portugal em meados de 1882 por que quando registro meu avô tinha 55 anos é minha bisavó 45 anos

    Antonio Gomes - Nascido em: /1882 - casado com Inês Elias Gomes - pais Manuel Gomes e Maria de Jesus


  • @JuliaGomes

    Ja a respondi no tópico https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/19886/certidao-de-nascimento-portuguesa-1912

    Repetir tópicos tumultua o andamento do fórum e dificulta o trabalho das pessoas que querem te ajudar a achar seus documentos… veja se o documento que encontrei é do seu antepassado e continue a discussão no mesmo tópico caso necessário .

  • editado January 12

    @JuliaGomes , @AlanNogueira

    Atenção que o Maurício nasceu em 1937, mas o registro foi em 1952, quando o António tinha 55 anos. Portanto, António teria nascido em 1896/97.

  • @AlanNogueira , @JuliaGomes

    Nesse batismo de São Jorge consta averbado o óbito em 1898.

  • @Guilherme Moreira os nomes são muito comuns e tem vários homônimos na ilha

  • editado January 13

    @Guilherme Moreira @JuliaGomes

    Um possível pode ser o titular deste passaporte da Madeira. Mas é preciso investigar melhor para ver se faz sentido pelas datas e pelo fato de constar “casado” e ser a “2a saída”.


  • @AlanNogueira

    Pois é... Esse teria 14 anos e casado no pedido de passaporte.

    Acho que sem mais informações não vai ser possível encontrar. A @JuliaGomes precisa nos fornecer a certidão de casamento, se o António tinha irmãos, etc...

  • @Guilherme Moreira

    consegui novas informações recentemente.. vou te passar essas informações. Descobri que Antônio Gomes fez seu desembarque no Rio de Janeiro e a data de nascimento seria essa mesmo foi checado com advogado a um tempo atrás de acordo com oque minha tia disse. ele veio para o Brasil quando tinha por volta de 15/16 anos e se casou aqui no Brasil e teve os filhos pra cá

    nascimento 15 maio de 1896

    filiação

    Manuel Gomes e Maria De Jesus



  • @Guilherme Moreira @AlanNogueira @Kleber Silva Aguiar

    se alguém puder me ajudar a encontrar esse assento de batismo, essas são as últimas informações que consegui juntar sobre meu bisavô respondendo a pergunta do colega provavelmente ele tinha irmãos sim, mas veio para o Brasil muito novo e a única coisa que ele dizia para minha tia Isa era que ele morava em Portugal ilha da madeira, minha tia dizia que a mãe dela não gostava que ficasse perguntando sobre Portugal. minha tia relata que não teve muito contato com ele. infelizmente existia duas tias que poderia sanar minhas dúvidas mas elas já faleceram, e meu avô Maurício Gomes que também é era filho do português Antônio Gomes não se encontra mais vivo faleceu em 2021 e a tia palmirya (filha também do português) também que descanse em paz faleceu eles eram os irmãos mais velhos, a tia Isa e a mais nova então quando conversava com ele como era de se esperar ele já não lembrava de muita coisa por estar em idade avançada.

    Esses documentos que mandei acima e tudo que eu tenho para disponibilizar para vocês. De novo eu peço perdão pela confusão que fiz é que eu não entendi como esse site funciona e estou aprendendo a mexer ainda nele. Me perdoe pela minha ignorância é que eu realmente não sei mexer😭😭😭

    mencionei acima as informações e forneci os documentos que tinham falado para mim fornece

  • Boa noite,

    @CarlosASP ou outro membro do Forúm que possa esclarecer uma dúvida.


    Estou ajudando a minha amiga para juntar os documentos para que ela possa dar a entrada na cidadania.

    Atribuição - Maior - 1C

    Graças a este Forum já foi possível ter a certidão de Nascimento do pai dela (o cidadão Portugues).

    Duvida:

    Ela já solicitou no cartório a certidadão de nascimento de inteiro teor por cópia reprográfica,

    Porém nesta cópia está o nome dela de solteiro, mas atualmente o nome dela está diferente, pois mudou com o casamento.

    O formulário foi preenchido com o nome atual e o passaporte (documento que será utilizado como identificação) também está com o nome atual.

    Será preciso também anexar algum outro tipo de documento que mostre que ela alterou o nome após o casamento?

    Nome de Solteira: Maria Tereza da Silva Guilherme (nome que consta na certidadão de nascimento de inteiro teor por cópia reprográfica)

    Nome de Casada: Maria Tereza Guilherme Pontes (nome atual que consta no formulário e passaporte).


    Desde já agradeço.

  • @csgaldino


    Sim, envie uma cópia da certidão de casamento dela. Pode ser de inteiro teor digitada, com reconhecimento de firma do funcionário. Segundo a experiência aqui do fórum, não há necessidade de apostilar, pois serve apenas como "documento de apoio" para justificar a mudança de nome. No processo que eu estou acompanhando, eu apostilei, preferi gastar mais 150 reais e não correr o risco, mas para dizer a verdade nunca vi ninguém aqui no fórum comentar que a Conservatória exigiu a apostila nesse tipo de situação. Fica a seu critério.

    Obviamente, antes de enviar a certidão de casamento, leia atentamente e confira se todos os dados estão consistentes com o restante da documentação (nomes, datas, idades, locais).

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.