Certidão de nascimento portuguesa - 1912

Estou ajudando uma amiga, Marise, a conseguir a certidão de nascimento da sua avó portuguesa, Engracia, para que ela tente a cidadania portuguesa. 

Engracia Rosa Martines - nascida em 05/11/1912 - cascais - Portugal

Filha de : Nestor Rosa Gião e de Laura Rosa de Souza.

A dúvida é o local de nascimento.

Já pesquisei nos livros de batismos, porém, lá não tem livro de 1912 em diante.

Por favor, se puderem ajudar, informem se existem livros onde devo procurar.  

Muito obrigado.

Luiz Marques

Comentários

  • gsilvestregsilvestre Member
    editado December 2021

    @Luiz marques após meados de 1911 o registro civil foi implementado em Portugal, por isso você não acha os livros de baptismo de 1912

    peça a certidão pelo civilonline. Coloque Distrito: Lisboa, Concelho: Cascais, Freguesia: Cascais. No ano de nascimento coloque 1922 (o sistema é defasado e bloqueia pedidos com mais de 100 anos, mas fazendo isso dá certo).

    Em observação/informação adicional você coloca o ano de nascimento correto e diga que não tem certeza da freguesia.

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1

  • @gsilvestre

    Muito obrigado.

    Muito grato.

    Luiz marques

  • @gsilvestre

    Bom dia!

    Desculpe o incômodo, porém, se puder comentar, agradeço.

    Fiz o pedido da certidão pelo civilonline colocando Lisboa/Cascais/Cascais (coloquei também que não tinha certeza da Freguesia) - enviaram para CRC Cascais que respondeu que não achou a certidão. Só verificaram em Cascais, não verificaram no Distrito de Lisboa. Diferente dos livros de batismo; primeiro acha os dados, solicita e paga a certidão. No civilonline, paga - não tem certeza antes dos dados. O que acha que possa ser feito? Será que os 10 euros se perderam?

    Obrigado.

    @Luiz marques

  • gsilvestregsilvestre Member
    editado December 2021

    @Luiz marques você pode mandar um e-mail ao civilonline solicitando a devolução do dinheiro (dizem que demoram, mas devolvem)... ou você pode tentar localizar novas informações e pedir ao civilonline para redirecionar o pedido para outra conservatória

    no familysearch tem o RNE, mas não informa o local de nascimento...(https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:QK7N-QXDH?count=20&q.fatherGivenName=nestor&q.givenName=engracia&q.motherGivenName=laura&q.surname=rosa&cid=fs_copy)

    Imagino que Engracia Rosa Martinez seja o nome de casada... qual o nome de solteira dela?

  • @gsilvestre

    Sim, o nome Engracia Rosa Martines é de casada.

    Os pais são: Laura Rosa de Souza e Nestor Rosa Gião - acredito que o nome de solteira seja: Engracia Rosa Gião.

    Obrigado.

    @Luiz marques

  • Também estou com dificuldade pra acessar essa imagem em algum site: https://familysearch.org/ark:/61903/1:1:6XTQ-4H4X

    O Arquivo Distrital de Vila Real só vai até 1911. O Family Search dá a data de batismo dela como 1912, mas não sei como faço pra ter acesso.

    No Civil Online eles pedem data de no máximo 100 anos atrás.

    Alguém sabe como posso acessar esse documento?

  • @diegolcs

    O que procura é o nascimento da Etelvina ou o batismo da Maria Joaquina?

    Se for a Maria Joaquina é o assento no. 37, de 1905, freguesia de Vreia de Jales, concelho de Vila Pouca de Aguiar, distrito de Vila Real:

    https://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1093868 tif20

    Qq coisa retorne.

  • @Guilherme Moreira o nascimento da Maria Joaquina eu tenho, obrigado.

    Queria as informações constantes nesse registro da Etelvina.

  • editado October 2023

    @diegolcs

    Se uma cópia simples serve, solicite no CRAV:

    https://digitarq.advrl.arquivos.pt/details?id=1420543

  • @Guilherme Moreira

    É, fiz a solicitação. Estou aguardando o orçamento deles. Mas queria ver se encontrava digitalizado online.

    Obrigado, Gui

  • Boa tarde sou cabo verdiano

    estou a procura do certidão de nascimento do meu avô

    Luis Pereira dos Santos

    filho de Bernardino Pereira dos Santos

    e de Maria peidade Silva

    nasceu em Cabo Verde

    quando era colonizado pelo português o pai dele e da ilha de madeira

    gostaria muito de localizar este certidão

    Alguém pode mi ajudar ?

  • Olá gostaria de saber como faço para conseguir ter acesso a certidão de nascimento do meu bisavô ele era de Portugal-natural de ilha da madeira - acredito eu que ele tenha nascido em meados de 1882 - por que quando registro meu avô Maurício Gomes ele tinha 55 anos é minha bisavó tinha 45 anos

    Manuel Gomes e 

    Maria de Jesus - Pais do Antônio Gomes 

    ——————-

    Inês Elias Gomes bisavó


    Antônio Gomes bisavô português.


  • editado January 12

    @JuliaGomes

    Pode ser este registro do Antonio, da Paróquia do Porto do Moniz: https://arquivo-abm.madeira.gov.pt/details?id=280934&detailsType=Description

  • editado January 12

    @AlanNogueira

    Nao estou conseguindo acessar o arquivo que me enviou e se for o meu bisavô como faço para solicitar o assento de batismo dele.





  • @JuliaGomes

    O livro não está on-line, peça ao Arquivo Distrital clicando no link que te enviei:


  • existe uma forma de fazer a checagem das informações para saber se são verídica e se realmente é o assento do português que eu estou procurando. Realmente se for eu vou ficar muito feliz de finalmente consegui ter encontrado o assento de nascimento do português. @AlanNogueira

  • editado January 13

    @JuliaGomes você abriu vários tópicos então a comunicação está difícil pois estamos “desencontrando” entre eles. Como lhe alertei lá, isso mais atrapalha que ajuda quem quer lhe ajudar, e consequentemente dificulta que você obtenha o que procura 😢

    No outro tópico o colega @Guilherme Moreira apontou q a data de nascimento dele deve ser mais recente (1896/97), até encontrei outro registro com esses nomes e data compatível (1896), mas consta anotação de óbito poucos anos após, ainda na infância. Isso demostraria que esse nem registro que tem óbito nem o mais antigo que achei aqui sejam os corretos dele. Deve ser de homônimos. Os nomes são muito comuns então tem muitos homônimos na ilha, será necessário buscar mais…

  • @AlanNogueira @GuilhermeAugusto

    entao provavelmente esse que você achou é só parecido e não necessariamente seria ele. Aqui no Brasil pouco se sabe dele os netos não tem quase nenhuma informação pra mim poder confrontar. Como eu já havia dito ele veio fugido para cá tinha aproximadamente 16 anos e quando foi fazer seus documentos de estrangeiros eu pesquisei no Google e vi que precisa ser apresentado alguma documentação seja passaporte ou algo assim mas a família não tem nada assim tão importante se ao menos tivesse as passagens de navios que eles vieram

  • @JuliaGomes será preciso mais dados para definir sua busca. Boa sorte!

  • se vocês puderem me dar uma ajuda eu não estou conseguindo encontrar nenhuma resposta concreta para achar esse assento de batismo filiei várias arquivos distritais mais não achei nada as folhas estão impossíveis de se lerem. Obrigado e desculpa pelo inconveniente de escrever em vários tópicos diferentes.

    @AlanNogueira @GuilhermeAugusto @CarlosASP


  • @JuliaGomes

    2 caminhos que vc pode seguir paralelamente: 1) peça o prontuário de estrangeiro dele no arquivo nacional (demora uns meses); 2) peça o desarquivamento do processo de habilitação de casando dele no cartório (é bem mais rápido).

    No outro tópico alguém sugeriu q vc desse mais informações do casamento etc… z

  • você pode me informar qual seria o site para fazer o pedido (prontuário de estrangeiro dele no arquivo nacional ) . desarquivamente do processo de habilitação do casamento e fácil eu tenho a certidão de casamento deles. Obrigado pela ajuda @AlanNogueira

  • @AlanNogueira

    sobre o casamento tenho essas informações


  • @JuliaGomes peça o desarquivamento do "processo de habilitação de casamento" perante o cartório de Guará-SP. São os documentos que os noivos apresentaram para casar. Com sorte pode ter alguma pista melhor nos documentos.

    Quanto ao prontuario de estrangeiros peça no arquivo nacional consulta.an.gov.br

  • @AlanNogueira

    consegui fazer o pedido do arquivo


Entre ou Registre-se para fazer um comentário.