obrigada por postar a resposta. Então pode mandar o pedido de sua esposa sem problemas, ela não terá que comprovar vínculo nenhum pelo tempo de casamento que vocês tem. Na verdade também enviei um email questionando num caso de outro forista e recebi a mesma resposta conforme texto abaixo.
Para pedir a nacionalidade portuguesa com fundamento no casamento um dos requisitos é o fator tempo, decorridos mais de três anos de casado.
2. O tempo de casado conta a partir da data do casamento ou da aquisição da nacionalidade portuguesa? - Conta a partir do casamento.
@texaslady o consulado sempre exige algo a mais. Se tiver algo das conservatórias que mencionam que não possa, ok, mas consulado, não pode nem apresentar certidão dom 2 anos de emissão, apenas como exemplo.
O link enviado pela @texaslady não deixa dúvidas sobre a impossibilidade de utilização da base X para solicitação de nacionalidade por casamento para minha esposa, porque no meu caso alcancei a nacionalidade por tempo de residência legal.
Mais uma dica que fica registrada para futuros consulentes.
E a finalidade do forum mais uma vez sendo cumprida.
@ugoesteves desculpas, eu não entendi a sua última postagem. O que restou devidamente pacificado? Vc já teve a nacionalidade da sua esposa concedida? Foi pela Base X? Esclarece, por favor, para mim o que quis dizer.
Comentários
@ugoesteves
Excelente! Nada como consultar o IRN para ter uma resposta precisa.
Obrigado por compartilhar, assim podemos passar esse conhecimento adiante!
----
Boa sorte no seu processo!
@ugoesteves ,
obrigada por postar a resposta. Então pode mandar o pedido de sua esposa sem problemas, ela não terá que comprovar vínculo nenhum pelo tempo de casamento que vocês tem. Na verdade também enviei um email questionando num caso de outro forista e recebi a mesma resposta conforme texto abaixo.
Para pedir a nacionalidade portuguesa com fundamento no casamento um dos requisitos é o fator tempo, decorridos mais de três anos de casado.
2. O tempo de casado conta a partir da data do casamento ou da aquisição da nacionalidade portuguesa? - Conta a partir do casamento.
Ou seja @ugoesteves, vc pode mandar o pedido via Base X, que é gratuito e muito célere.
@Destefano, bom dia!
Grato pela dica mas infelizmente já enviei o processo via normal tendo arcado com todas as despesas.
Agora resta sentar, esperar e torcer para que esteja tudo certo.
Mais uma vez, muito obrigado!
@ugoesteves caramba... o processo pelo casamento normal está demorando mais de 3 anos e o Base X cerca de 6 meses
@Destefano , @ugoesteves ,
como havia mencionado lá atrás você não poderia utilizar a base X de qualquer forma pois você não tem nacionalidade originária,
https://riodejaneiro.consuladoportugal.mne.gov.pt/pt/assuntos-consulares/informacao-geral/lista-de-atos-consulares/registo-civil-nacionalidade#nacionalidade-para-mulher-casada-com-cidad%C3%A3o-portugu%C3%AAs-antes-de-03-de-outubro-de-1981
@texaslady o consulado sempre exige algo a mais. Se tiver algo das conservatórias que mencionam que não possa, ok, mas consulado, não pode nem apresentar certidão dom 2 anos de emissão, apenas como exemplo.
@texaslady
@Destefano
Caros amigos,
O link enviado pela @texaslady não deixa dúvidas sobre a impossibilidade de utilização da base X para solicitação de nacionalidade por casamento para minha esposa, porque no meu caso alcancei a nacionalidade por tempo de residência legal.
Mais uma dica que fica registrada para futuros consulentes.
E a finalidade do forum mais uma vez sendo cumprida.
Esclarecer.
@eduardo_augusto
@Destefano
@texaslady
Prezados foristas:
Está postagem que fiz sobre a minha dúvida e a resposta obtida e divulgada em seguida dá fim a absolutamente quaisquer divergências de interpretações.
Tema devidamente pacificado.
@ugoesteves desculpas, eu não entendi a sua última postagem. O que restou devidamente pacificado? Vc já teve a nacionalidade da sua esposa concedida? Foi pela Base X? Esclarece, por favor, para mim o que quis dizer.