Cidadania de Filha

Meu filho já tem a cidadania e agora deseja fazer da filha com 2 anos. Ele possui sua averbação de cidadania que recebeu de Portugal quando concluiu seu processo de cidadania. Surgiu uma dúvida, será necessário que ele (meu filho) tenha o Cartão Cidadão (RJ) também? Daremos entrada diretamente por Portugal.

E outra dúvida. Ele é a mãe da minha neta não são casados. Teria necessidade de casarem no civil?

Desde já agradeço .

Comentários

  • Não tem necessidade do CC e nem do casamento. Caso ele não tenha registrado ela basta que também faça uma declaração a próprio punho que a reconhece como filha desde a menoridade e reconhecer firma no cartório por AUTENTICIDADE.

  • Mas seria bom que, caso queira continuar com a mãe da criança legalmente em Portugal por mais de 3 meses, realize o casamento civil, senão a namorada não pode ficar mais de 3 meses no espaço de Schengen.

  • @JANINE Ou se casam o quanto antes e entram com o pedido se tiver os requisitos ou vê com ela de entrar com um pedido de residência temporário, esta bem fácil conseguir residência temporária, seja com trabalho ou pagando impostos certinho, como o SEF foi extinto e entrou o AIMA não consigo te confirmar se já ocorreu a mudança para entrar com o pedido.

  • @JANINE ,

    Seu filho já vive em Portugal com a filha e a companheira? Se sim a quanto tempo?

    Ele realmente não precisa do CC para pedir a nacionalidade da filha. E não precisa estar casado. Mas se está ou vai para Portugal porque não tirar o CC?

    Caso esteja no Brasil e vai viajar com a mãe da menina, seria bom que logo se casasse no civil, e assim a esposa poderia ter a residência até conseguir a nacionalidade. Ela iria para Portugal com visto de turista, chegando lá após 3 meses, solicitaria o cartão de residência na AIMA.

    Mas o mais importante é pedir a cidadania da filha, e para isso precisa da assinatura do pai e da mãe. A cidadania da filha vai ajudar no processo de cidadania da mãe mais na frente. Veja abaixo as instrucões para solicitar a cidadania da filha:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24048/documentos-para-atribuicao-de-nacionalidade-para-filhos-menores-formulario-1c#latest

  • Agradeço muito os esclarecimentos. Vcs são 1.000. Feliz 2024!!!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.