Preciso de sugestão do que fazer para conseguir a Cidadania.

Bom dia!

E 2024 quero dar entrada na cidadania portuguesa. E tenho algumas dúvidas, já vi alguns vídeos e li nos sites dos consulados informações. Quero tentar sem contratar advogados. Então, vamos as dúvidas.

1. Sou neto de portugueses (avô e avó). Meu pai ainda não tem cidadania. É melhor (e mais rápido) eu tirar primeiro a do meu pai e depois a minha? Ou posso tirar direto a minha? (Não tenho vínculo com a comunidade portuguesa)

2. Meu cunhado é português (e viaja para Portugal com frequência). Posso pedir que ele entregue os documentos no consulado para mim? Ou é melhor enviar por correio mesmo?

3. Quero economizar. Preciso apostilar a certidão de casamento dos meus avós (já falecidos)?

4. Sou casado, preciso apostilar também a certidão de casamento?


Sei que são muitas perguntas, mas, se alguém puder me ajudar, agradeço desde já!

Comentários

  • @JCunha 1. É mais rápido fazendo a do seu pai e depois a sua pois de netos pode demorar até 3 anos, se quiser economizar e não ter que gastar com os documentos do seu pai terá que fazer por neto então.

    2.Tanto faz, você só terá menos gasto mas seu cunhado irá pegar uma fila enorme para ser atendido, o mais rápido é direto na conservatória, porém implementaram um sistema de nacionalidade recente e tem chance de acelerar todos processos, seja por conservatória ou consulado(estrangerio).

    3 só acessar esse link https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24046/documentos-para-atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-formulario-1d que terá as informações dos documentos necessários.

    4 também será respondida com o link.

  • Como respondi na pressa acabei não concluindo tudo, se for fazer por neto pode usar esse link ai do 1D, agora se for fazer por filho o do seu pai primeiro e a sua depois utilize esse link: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24047/documentos-para-atribuicao-de-nacionalidade-para-filhos-maiores-formulario-1c/

    Ele vai responder todas as suas dúvidas sobre os documentos necessários para filho, obviamente você terá o dobro do gasto do 1D pois irá pagar a taxa da nacionalidade para seu pai e para você + os documentos necessários como certidão e mais autenticações e apostilhamento.

  • Muito obrigado Wellinty!

    Eu não tinha encontrado ninguém falando a respeito de tirar a do pai antes. Farei isso, mesmo gastando um pouco mais, irei dividir com meus irmãos a do meu pai.

    Muito obrigado mesmo!!

  • @JCunha Aqui no fórum sempre orientamos a fazer o de filho pois neto demora até 3 anos para concluir, tem pessoas que entraram com o processo em 2021 e nem tiveram conclusão ainda então o de filho demora de 10-15 meses e você consegue nesse tempo tirar a do seu pai e depois a sua e se tiver sorte na hora que for fazer a sua o prazo terá voltado a "normalidade" de 6 meses até o final de 2024 e você já possa enviar o seu pedido antes de 2025.

  • Sem contar que neto tem chance de recusa e etc... filho é direito constitucional e não podem recusar seu pedido, só poderão recusar se entregar documentos que não comprovem que o português tem vinculo com você.

  • @JCunha , vc pode tb enviar apensado o processo do seu pai e o seu, assim vc economiza com documentos e postagens, e quero eu acreditar, tempo tb rs

    Porém é algo novo, do ano passado pra cá, e ainda há muitas dúvidas sobre o trâmite. Eu enviei o do pai da minha filha (neto) e o dela apensado, que vc pode ver na planilha , assim como temos outros casos aqui no Fórum tb.

    Aqui está o link para vc tirar dúvidas:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/22017/duvidas-sobre-apensacao/p1

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/23587/duvida-apensacao#latest

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/23469/processos-apensados-acompanhamento#latest

  • Muito obrigado @welinty e @CamilaCamila !

    Finalmente, comecei o processo!

    Dei entrada na solictiação da certidão de nascimento do meu avô (português) e solicitei meu pai ir renovar a identidade dele que tem mais de 10 anos.

    Porém, estou com uma dúvida: Preciso de conseguir outros documentos do meu avô? e da minha avó, preciso também de alguma coisa? Minha avó também era portuguesa, mas, casaram aqui no Brasil. Eu não queria pedir os documentos aos meus tios, pois, não temos uma boa relação. E meus avós já são falecidos. Apenas com esse documento do meu avô solicitado no site https://www.civilonline.mj.pt/ é possível dar entrada ou se faz necessário (ou mais eficiente) conseguir outros documentos deles?

  • @JCunha

    Se vai fazer a de seu pai como filho de PT (processo 1C), siga o guia enviado pelo colega welinty. Está explicado ali,

    E, sim, o documento obtido pelo cilvilonline é aceito como a certidão de nascimento do PT.

    Como mencionou agora que ambos seus avós são PT e casaram no BR (imagino que depois de 1911), você terá um passo adicional: transcrever o casamento deles em PT. Para isso, vai precisar dos assentos de nascimento PT de ambos e da certidão de casamento BR.

    Mais detalhes sobre isso dependem de onde vai fazer a transcrição, pois há algumas variações no procedimento,

    E, para recomendar onde vai fazer, é preciso saber em que estado no BR mora, ou se vive no exterior.

  • Muito obrigado @welinty e @CamilaCamila !

    Finalmente, comecei o processo!

    Dei entrada na solictiação da certidão de nascimento do meu avô (português) e solicitei meu pai ir renovar a identidade dele que tem mais de 10 anos.

    Porém, estou com uma dúvida: Preciso de conseguir outros documentos do meu avô? e da minha avó, preciso também de alguma coisa? Minha avó também era portuguesa, mas, casaram aqui no Brasil. Eu não queria pedir os documentos aos meus tios, pois, não temos uma boa relação. E meus avós já são falecidos. Apenas com esse documento do meu avô solicitado no site https://www.civilonline.mj.pt/ é possível dar entrada ou se faz necessário (ou mais eficiente) conseguir outros documentos dos por

  • @CarlosASP , muito obrigado pela resposta!

    Eu vi um comentário falando que não precisaria de mandar o da minha avó, pois, se o vô paterno é português e registrou os filhos antes que os mesmos fizessem 1 ano de idade (o que é o caso do meu pai), não precisaria.

    Aí, surgiu outras dúvidas:

    Então, no Civil Online, terei que pedir também o nascimento da minha avó.

    Eles se casaram no Brasil. Como devo proceder, sabe me informar?

    Sou do Rio de Janeiro.

    Mais uma vez, muito obrigado!

  • editado September 21

    @JCunha

    Se ambos os avós eram portugueses e se casaram no Brasil, a transcrição do casamento deles é obrigatória para seu pai obter a nacionalidade por atribuição.

    Como vc está no RJ o melhor lugar para transcrever é o consulado. Vá no site deles que tem as informações todas e o modelo do formulário. A princípio vc não precisa pedir nenhum documento aos tios, vc pode emitir os assentos de nascimento pelo civil online e a certidão de casamento deles no cartório onde se casaram.

    Basicamente, para transcrever o casamento vc precisará do assento de nascimento dos dois, da certidão de casamento em inteiro teor digitada e apostilada, o requerimento disponível no site do consulado de Pt no RJ preenchido e com assinatura do requerente reconhecida por autenticidade (recomendo que seja seu pai, que é p filho dos portugueses). Precisará mandar uma cópia autenticada e apostilada do RG (ou CIN) dele junto onde consta a filiação para demonstrar que ele tem legitimidade (por ser filho) para solicitar a transcrição.

    Além dos custos com cartório terá que pagar uma taxa de 120€ para o consulado, mas fica pronto em poucos dias.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.