Processo 1D demorando muito

Bom dia a todos, tudo bem?

Minha mãe deu entrada com a documentação em Dezembro de 2019 e pagamento da taxa do consulado em Janeiro de 2020, processo feito com uma advogada especialista na área, porém atualmente se encontra na bolinha 4 há mais de um ano, entramos em contato com a advogada várias vezes e ela diz que está tudo bem e não há nada de errado, toda a documentação está certa. Porém o processo não tem nenhum avanço. Estamos sendo prejudicados pela advogada ou realmente demora muito assim?

Comentários

  • @vm1293


    Processos apresentados ao consulado tem tramitação muito mais lenta que aqueles apresentados diretamente na Conservatória de Registos Centrais de Lisboa (CRC-Lisboa) Na verdade o que acontece é que o consulado reenvia o processo para a CRC-Lisboa. Isso provavelmente fez com o que o seu processo atrasasse.

    Poderia por favor informar o número do seu processo? pode colocar só os primeiros dígitos, por exemplo 11.xxx/20, ou 24.xxx/20, isso já ajuda a ter uma ideia de quando o processo realmente deu entrada no sistema.

    Aproveitando, qual a mensagem que aparece embaixo da bolinha 4?

    É algo como

    • "O seu processo não está completo, tal como foi notificado."

    ou

    • "Seu pedido foi verificado, está completo e válido..."


  • Olá @eduardo_augusto tudo bem?

    As informações: O processo encontra-se na Conservatória dos Registos Centrais - 50.xxx/2020. Bolinha 4 aparece "O processo encontra-se na Conservatória dos Registos Centrais".

    Ela informou que estava tudo correto com os documentos e não tinha problema nenhum, depois ela tinha pedido em janeiro de 23 "um documento autenticado da minha mãe para fazer o deferimento do processo", sendo "prova de vida".

    Depois pediu em julho de 23 uma "transcrição do processo para fazer o deferimento, atualização do estado civil".


    Sempre fala que vai ficar pronto nas próximas semanas, as vezes fala que é culpa da pandemia que atrasou os pedidos ou que estão atolados de processos ou que é recesso ou greve em Portugal.

  • editado December 2023

    @vm1293


    O processo encontra-se na Conservatória dos Registos Centrais - 50.xxx/2020. Bolinha 4 aparece "O processo encontra-se na Conservatória dos Registos Centrais"


    Talvez você não tenha entendido. O que aparece escrito embaixo da bolinha 4?

    É algo como

    • "O seu processo não está completo, tal como foi notificado..."

    ou

    • "Seu pedido foi verificado, está completo e válido..."


    Veja o exemplo:


  • Olá @eduardo_augusto por falta de atenção acabei lendo, coloquei o local mas eu esqueci de colocar esta parte, aparece "O seu processo não está completo, tal como foi notificado."

  • @vm1293


    Nesse caso você tem um problema em potencial.

    A mensagem "O seu processo não está completo, tal como foi notificado" significa que o seu processo está em exigência.

    Aqui podem ter acontecido duas coisas: (1) o processo caiu em exigência, seu advogado te pediu o que estava faltando, já enviou para a Conservatória, mas ainda não foi analisado - nesse caso, tudo bem, é só esperar; (2) o processo caiu em exigência, a exigência não foi resolvida e a Conservatória está aguardando a recepção dos documentos exigidos.

    Minha sugestão: ligue para a Linha Registos (na verdade, sua mãe deve ligar) e pergunte o estado do processo. Se realmente estiver em exigência, peça para o atendente descrever a exigência. Não perca muito tempo.

    --> Na maioria das vezes, está tudo ok. Até que você tenha algum motivo concreto, mantenha a confiança no profissional que está cuidando do seu processo.

    Se puder, volte aqui para nos dizer o que descobriu.

    Obter informações sobre o andamento do processo - Linha Registos — Fórum Cidadania Portuguesa

  • Olá @eduardo_augusto tudo bem? Ela ligou lá hoje e informaram que não conseguem ver no sistema se falta algo, porém pediram fosse enviado um email para rcentrais.atribuicao irn mj pt, ela enviou e assim que tiver alguma novidade eu volto aqui. Muito obrigado pela ajuda

  • @vm1293


    Não conseguem ver se falta algo, mas conseguiram identificar se algum novo documento foi incorporado ao processo? Salvo engano, isso eles conseguem ver. Aí pelo menos vc teria a resposta se o processo está apenas na fila de análise para sanar a exigência.

    Mas tudo bem, se já mandou o email, espere alguns dias. Pode ser que demore um pouco, as coisas ficam mais lentas nessa época do ano.

    Paciência é a palavra-chave.

    Boa sorte!

  • editado December 2023

    @eduardo_augusto A parte mais importante e interessante segue :


    Ao que tudo indica, os novos processos, seja online ou físico, terão sua digitalização ampliada e análise simplficada.


    Não só bastasse isso, mas uma maior transparência " ao site das bolinhas " que não fala coisa com coisa. Passando todo o acompanhamento em " tempo real " a cada fase

  • @jpvecchi essa parte de "acompanhar em tempo real" vai ser algo perfeito pra nós, é chato demais ter que ficar esperando de 8-10 meses para mover da bolinha 1 para a 4 e 4 para 6 ou 7 e não saber o que esta acontecendo, agora com esse acompanhamento em tempo real conseguiremos saber aonde esta e o que esta para acontecer no processo, principalmente para a galera que entrou com processo agora.

  • Olá,


    meu processo também está demorado, e dei entrada diretamente na Conservatória de Registos Centrais de Lisboa (CRC-Lisboa).

    Dei entrada em maio de 21. Meu processo 54.xxx/21, e não saiu da bolinha 2 (foi registrado).

    Há possibilidade de perguntar a eles como está?

  • @deboratavares


    Receberá a resposta padrão: os serviços estão sobrecarregados, a conservatória entrará em contato se houver necessidade de esclarecimentos. Ou seja: se cair em exigência você receberá uma carta.


    Fora isso... só esperar!

  • Olá @eduardo_augusto tudo bem? Perguntaram se os documentos extras que foram pedidos no decorrer do processo foram enviados, confirmamos que sim e falaram que aparentemente estaria ok, mas bem como você comentou não informaram exatamente se falta algo. Mas de qualquer maneira o e-mail enviado já ajuda com certeza. Muito obrigado por toda a ajuda.

    Abraços e boas festas!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.