Procuro um registro em Portugal.
Boa tarde,
Procuro um registro de batismo/nascimento do meu trisavô que nasceu em Portugal. O problema é que eu não sei em qual lugar ele nasceu, so sei que é de Trás-os-Montes. Segue as informações que sei:
Nome: Antônio Pires Cardoso
Pai: Domingos Pires Cardoso
Mãe: Guilhermina Pires Cardoso
Nascimento: 12/11/1888 em Portugal
Meu bisavô, filho dele, nasceu no Brasil em 1918.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@xbryancardosox de qual fonte obteve estes dados? Neste período não era usual a esposa ter os sobrenomes do marido, provavelmente os sobrenomes dela são outros? Você localizou o casamento dos pais dele?
Olá! São dados da certidão de nascimento do meu bisavô. Infelizmente não consegui localizar o casamento e nem o óbito do pai dele!
@xbryancardosox poste a certidão que possui (ou o link dela no family search) talvez tenha algum detalhe nela que leve algum colega daqui do fórum a alguma pista
Certo! Segue em anexo a certidão:
@xbryancardosox este é o casamento do filho, não irá dar muitos elementos. Geralmente as informações era prestadas de forma verbal pelos próprios noivos, talvez por isso o sobrenome dela seja o “de casada” por não saber o nome “correto” da mãe.
Você precisa mapear onde os pais dele se casaram. Como o casamento fala que ele era natural da mesma localidade (Uberlândia), tente procurar nesta cidade pelo nascimento ou batismo de Cassiano ou casamento dos pais. Se for o caso peça o desarquivamento do processo de habilitação de casamento.
Procure no cartório de registro civil e na Diocese também. Os casamentos religiosos geralmente mencionavam o local de batismo dos noivos.
E a certidão de nascimento:
Eu também possuo a certidão de nascimento dele. Segue:
@xbryancardosox
Observe que essa certidao de nascimento que voce postou indica um mandado expedido por um juiz, e que "ficará arquivado". Veja se o cartorio ainda tem esse mandado, pois pode trazer informacoes importantes.
Observacao: se o objetivo é pedir a nacionalidade via esse Cassiano, não vai dar certo, pois ele se auto-registrou, já na maioridade.
@xbryancardosox @eduardo_augusto realmente, ele se registrou na maioridade poucos dias antes de casar. Vale procurar por algum registro anterior dele (talvez em outra cidade…) pois não raro as pessoas perdiam a certidão de nascimento e achavam mais fácil/barato dizer que nunca foram registradas e se registrarem novamente… se isso tiver ocorrido ainda há alguma esperança. Com o registo tardio não se pode pedir nacionalidade atualmente em razão do art 14 da lei de nacionalidade portuguesa. Tente seguir pelos registros religiosos para achar os pais (mas os documentos religiosos não substituem os civis…
@AlanNogueira
Aqui nem estamos falando de registro tardio, mas de auto-registro, mais complicado ainda.
@eduardo_augusto verdade, são 2 complicadores bem sérios. Torcer para que encontre outro registro mais antigo feito pelo pai.
@AlanNogueira vc tem razão, meu bisavô fez exatamente isso, se auto registrou no RJ para casar, mas era registrado no Pará, e consegui achar a certidão de nascimento dele
Talvez não soubesse onde tinha sido registrado...
@CamilaCamilavamos torcer para que seja o mesmo caso né 🙌🏻
@AlanNogueira Tomara!
Eitaaaa! Vou tentar procurar outros registros, mas se não der certo tudo bem! Só queria uma nacionalidade extra. Obrigado de qualquer qualquer forma!
@xbryancardosox nao desanime não, busque a documentação que tudo pode mudar! Se achar um registro dele na menoridade, feito pelo pai, tudo se resolve e não é impossível de existir este documento. Procure paralelamente no registros da igreja, pode te dar boas pistas sobre os pais dele.
Muito obrigado pela orientacao, vou procurar por la.
Olá, tudo bem? Eu finalmente encontrei o casamento dos meus trisavós. Eles se casaram em Uberaba em 1917 no civil. Estou aguardando a certidão de casamento deles. Meu trisavô é de Amedo, Carrazeda de Ansiães, Bragança. Ele nasceu em 1890. Tem várias informações erradas na certidão do meu bisavô. A avó dele está como Guilhermina, enquanto na verdade ela se chamava Maria Beatriz e o avô é Domingos de Morais Pires Cardoso. Estou buscando o batismo dele em Portugal, mas o problema é o auto registro. Estou em busca por outro nascimento/batismo.
@xbryancardosox os registros dessa freguesia neste periodo nao estao online https://digitarq.adbgc.arquivos.pt/details?id=1195631
Peça reprodução ou certidão (do batismo) atraves do CRAV: Como pedir certidões de batismo através do CRAV (anteriores a 1911) nessa epoca nao existia registro de nascimento ainda, só batismo
O family search parece que tem esses registros mas sao bloqueados https://www.familysearch.org/pt/search/catalog/1329051 para visualiza-los voce precisar ir em um centro de historia da familia do family search (pertence à Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Ultimos Dias), o serviço é feito por voluntarios então os horarios e locais podem ser limitados. Veja no site deles os locais e contatos mais proximos da sua casa se optar por esta via. Edit: arrisco que o registro dele possa ser este de 1890, se for tente desbloquea-lo https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:6JZD-1618?lang=pt
Muito obrigado pela resposta. Provavelmente irei ao centro do Family Search que tem perto da minha casa nesse caso!!
@xbryancardosox otimo, depois nos conte se deu certo. Boa sorte!
Oi Alan, tudo bem? Entao, eu encontrei o registro de nascimento do meu trisavo em Portugal, mas descobri que ele trocou de nome no Brasil. Nos documentos portugueses ele era Francisco de Assis Cardoso, e no Brasil, Antonio Augusto Cardoso. As datas batem, nomes dos pais e etc, e ele tinha um irmao mais novo chamado Antonio Augusto Cardoso. Nao sei se isso seria um problema. Outra coisa, nao consegui encontrar outro registro pro meu bisavo Cassiano, acredito que ele nao foi registrado pelo pai. Mas minha duvida seria, mesmo os pais terem casados em 1917 no civil e ele ter nascido em 1918, seria inviavel igual?
Estou anexando o casamento.
Obrigado.
@xbryancardosox desculpe mas como tem um tempo grande que conversamos aqui no forum não lembro bem dos detalhes, apenas reli as últimas mensagens mas pode ter me escapado algo. Aparentemente o maior problema está na diferença grande nome do português (Francisco de Assis X Antônio Augusto), muito provavelmente você deve estar de posse do registro de um irmão dele, convém pesquisar melhor pelo registo dele (a data que possui pode não estar correta, olhe alguns anos antes e alguns depois é bastante comum ter divergência). Quanto ao registro do filho brasileiro a regra é que deve ser feito na menoridade, não sei te dizer se com o casamento anterior dos pais mas com o auto registro na maioridade a perfilhação estaria estabelecida, convém vc ouvir os colegas mais experientes aqui no fórum vou marcar alguns @eduardo_augusto @Guilherme Moreira @CarlosASP @ecoutinho @Destefano @andrelas @LeoSantos se puderem ajudar o colega agradeço!
@xbryancardosox
Dei uma lida nas mensagens; alguns anexos já estão com os links caducados e não dá mais para ver. Não pude ver o registro de Cassiano, mas pelo que entendi, é um auto-registro na maioridade.
Essa coisa de uma pessoa ter outro nome completamente diferente´em PT e no BR é um impeditivo geralmente muito difícil de superar. A não ser que ache um documento dizendo algo como "Fulano de Tal, também conhecido como Sicrano de Tal". Ou um que diga, "Fulano de Tal declara que a partir de hoje passa a se assinar Sicrano de Tal". Ou algo similar.
Tem certeza de que não são outras pessoas, homônimas? Muitas vezes pode ser um tio, primo etc com o mesmo nome.
Supondo que você seja descendente direto de Antonio Augusto e Gliceria: para esse casamento em Uberaba em 1917, peça ao cartório para desarquivar a "habilitação do casamento". Na habilitação, os noivos tem que provar quem são. Se der sorte, eles apresentaram documentos que podem te ajudar. Se der azar, eles fizeram apenas uma declaração corroborada por 2 testemunhas, sem apresentar nada (isso era possível também).