Procuro um registro em Portugal.

Boa tarde,

Procuro um registro de batismo/nascimento do meu trisavô que nasceu em Portugal. O problema é que eu não sei em qual lugar ele nasceu, so sei que é de Trás-os-Montes. Segue as informações que sei:

Nome: Antônio Pires Cardoso

Pai: Domingos Pires Cardoso

Mãe: Guilhermina Pires Cardoso

Nascimento: 12/11/1888 em Portugal

Meu bisavô, filho dele, nasceu no Brasil em 1918.

Comentários

  • @xbryancardosox de qual fonte obteve estes dados? Neste período não era usual a esposa ter os sobrenomes do marido, provavelmente os sobrenomes dela são outros? Você localizou o casamento dos pais dele?

  • Olá! São dados da certidão de nascimento do meu bisavô. Infelizmente não consegui localizar o casamento e nem o óbito do pai dele!

  • @xbryancardosox poste a certidão que possui (ou o link dela no family search) talvez tenha algum detalhe nela que leve algum colega daqui do fórum a alguma pista

  • Certo! Segue em anexo a certidão:


  • @xbryancardosox este é o casamento do filho, não irá dar muitos elementos. Geralmente as informações era prestadas de forma verbal pelos próprios noivos, talvez por isso o sobrenome dela seja o “de casada” por não saber o nome “correto” da mãe.

    Você precisa mapear onde os pais dele se casaram. Como o casamento fala que ele era natural da mesma localidade (Uberlândia), tente procurar nesta cidade pelo nascimento ou batismo de Cassiano ou casamento dos pais. Se for o caso peça o desarquivamento do processo de habilitação de casamento.

    Procure no cartório de registro civil e na Diocese também. Os casamentos religiosos geralmente mencionavam o local de batismo dos noivos.

  • E a certidão de nascimento:

    Eu também possuo a certidão de nascimento dele. Segue:


  • @xbryancardosox


    Observe que essa certidao de nascimento que voce postou indica um mandado expedido por um juiz, e que "ficará arquivado". Veja se o cartorio ainda tem esse mandado, pois pode trazer informacoes importantes.

  • Observacao: se o objetivo é pedir a nacionalidade via esse Cassiano, não vai dar certo, pois ele se auto-registrou, já na maioridade.

  • editado December 2023

    @xbryancardosox @eduardo_augusto realmente, ele se registrou na maioridade poucos dias antes de casar. Vale procurar por algum registro anterior dele (talvez em outra cidade…) pois não raro as pessoas perdiam a certidão de nascimento e achavam mais fácil/barato dizer que nunca foram registradas e se registrarem novamente… se isso tiver ocorrido ainda há alguma esperança. Com o registo tardio não se pode pedir nacionalidade atualmente em razão do art 14 da lei de nacionalidade portuguesa. Tente seguir pelos registros religiosos para achar os pais (mas os documentos religiosos não substituem os civis…

  • @AlanNogueira


    Aqui nem estamos falando de registro tardio, mas de auto-registro, mais complicado ainda.

  • @eduardo_augusto verdade, são 2 complicadores bem sérios. Torcer para que encontre outro registro mais antigo feito pelo pai.

  • @AlanNogueira vc tem razão, meu bisavô fez exatamente isso, se auto registrou no RJ para casar, mas era registrado no Pará, e consegui achar a certidão de nascimento dele

  • Talvez não soubesse onde tinha sido registrado...

  • @CamilaCamilavamos torcer para que seja o mesmo caso né 🙌🏻

  • Eitaaaa! Vou tentar procurar outros registros, mas se não der certo tudo bem! Só queria uma nacionalidade extra. Obrigado de qualquer qualquer forma!

  • editado December 2023

    @xbryancardosox nao desanime não, busque a documentação que tudo pode mudar! Se achar um registro dele na menoridade, feito pelo pai, tudo se resolve e não é impossível de existir este documento. Procure paralelamente no registros da igreja, pode te dar boas pistas sobre os pais dele.

  • Muito obrigado pela orientacao, vou procurar por la.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.