Tipos de processos [Implementação]

Esta discussão foi criada a partir da divisão de comentários de: Ajuste dos status na planilha

Comentários

  • @Admin Acho que talvez também seria válido adicionar na planilha, se o processo é por atribuição ou aquisição, tendo em vista que os processos por atribuição são mais rápidos!

  • Bom dia, em relação à planilha de casamentos, sugiro criar um item para especificar se o processo é por base X ou normal, pois o tempo de andamento e conclusão são diferentes e assim se poderia ter uma idéia melhor e não confundir.

  • AdminAdmin Member, Banner, Administrator, Beta

    @marcosestolano quais das 4 planilhas precisariam desta distinção?

  • AdminAdmin Member, Banner, Administrator, Beta

    @verifel tem razão. Minhas únicas dúvidas são sobre a melhor representação interna disso, e como evitar complicar demais a interface. Mas estou marcando como [Implementação] para realizar assim que possível.

  • Na verdade @Admin acredito que essa distinção não é necessária.


    Processos de filhos são sempre por atribuição e de netos já desde 2017 (salvo engano) também são sempre por atribuição.


    Outras categorias (casamento, sefarditas, tempo de residência) serão sempre por aquisição.


    A única necessidade de fazer essa diferenciação, seriam processos antigos de netos por aquisição, porém acredito que não tenha nenhum desse em andamento.

  • AdminAdmin Member, Banner, Administrator, Beta

    @LeoSantos pois é, era o meu entendimento, mas achei que podia haver alguma novidade ou exceção importante. Obrigado pela confirmação!

  • texasladytexaslady Beta
    editado December 2023

    @Admin , @LeoSantos ,

    Então eu também sempre vi desta forma, filhos e netos atribuição e sefarditas e casamento aquisição. Mas agora que se falou sobre isso, será que alguém que está pedindo a nacionalidade de filhos de sefarditas poderia por engano incluir na de filhos?

  • Então seria bom adicionar na planilha a opção de processos por "Tempo de Residência", uma vez que é o meu tipo de processo, e como não havia opção na planilha optei por colocar como Filho.

    @Admin @LeoSantos

  • AdminAdmin Member, Banner, Administrator, Beta

    @texaslady sempre uma possibilidade. Eu poderia ser mais específico no formulário de cadastro de um novo processo. Na drop down de Tipo, em vez de somente "Filhos", poderia ser "Filhos (Atribuição - 1C)" ou algo assim. Precisaria da ajuda de vocês para escolher o nome descritivo melhor para cada planilha.

    @marcosestolano poderia colocar por favor nas notas que o seu processo é por tempo de residência? O motivo pelo qual não existe uma planilha específica para este tipo de processo é porque havia a impressão de serem poucos no fórum. Um primeiro passo seria identificar quantos existem realmente.

  • Não sei se esse é o tópico apropriado para comentar isso, e também não sei se já foi discutido, mas a aba "Casamento" serve também para lançar os processos de transcrição de casamento? Percebi que existem alguns desses lá, mas eu achava que essa aba era para processos de aquisição de cidadania por casamento.

  • AdminAdmin Member, Banner, Administrator, Beta

    @arthur_azzi é isso mesmo, para processos de aquisição de cidadania por casamento. A mesma solução que eu descrevi acima para a @texaslady talvez pudesse ajudar.

  • @Admin ,

    Nos últimos tempos tem aparecido vários requerentes por tempo de residência. E sobre transcrição de casamento, mencionado pelo @arthur_azzi , tem bastante, talvez seja interessante acrescentar esta planilha.

    Penso que os tipos poderiam ser os seguintes:

    • Filhos (Atribuição 1C)
    • Netos (Atribuição 1D)
    • Sefarditas (Aquisição Mod 6.7)
    • Casamento (Aquisição Mod 3)
    • Residência (Aquisição Mod 6,1)
    • Transcrição de Casamento


  • AdminAdmin Member, Banner, Administrator, Beta

    @texaslady obrigado pela lista! Troquei os nomes das quatro atuais no formulário de criação/edição de processos. Depois vou aplicá-los também ao que atualmente são as abas das planilhas, mas antes preciso repensar a navegação para que funcione bem com esses nomes maiores em mobile.

    Sobre as planilhas de residência e transcrição de casamento: se você acha que o volume justifica, podemos adicionar. O único empecilho é se forem muito diferentes das planilhas atuais em termos de colunas e filtros. Eu imagino que os processos de residência tenham mais ou menos as mesmas colunas, mas transcrição não, seria isso mesmo?

  • texasladytexaslady Beta
    editado December 2023

    @Admin ,

    apesar de ter havido um aumento de perguntas sobre residência, não sei se justificaria. Quanto às colunas acho que seriam mais ou menos as mesmas, porém não posso opinar sobre este processo pois não tenho experiência. E também não temos muita experiência aqui para orientar na preparação destes pedidos.

    Transcrição de casamento tem bastante, mas também o procedimento nas conservatórias e nos consulados são diferentes.

    De qualquer maneira, por mim não acho necessário. Mas vamos ver se outros foristas que cuidam mais das planilhas opinem se acham necessário. @eduardo_augusto @CarlosASP @AlanNogueira @LeoSantos e outros ....

  • @texaslady @Admin @Carlopa @AlanNogueira @LeoSantos


    Sobre nacionalidade por residência, também não tenho experiência para aconselhar.

    Sobre transcrição de casamento, parece-me uma boa ideia, pois sempre tem gente perguntando sobre andamento, velocidade, etc.

    Acredito que poderia ser uma planilha bem simples:

    • nome do usuário (obrigatório)
    • data do casamento (opcional)
    • Local de processamento (para qual consulado ou conservatória foi enviado)
    • Data de envio
    • Data de pagamento (opcional)
    • Data de conclusão (= documento de transcrição "na mão")
    • Transcrição não realizada (para os casos em que há algum problema na documentação e o consulado/conservatória devolve o processo)
    • Campo para comentários


    Assim os três "status" seriam:

    • Processo enviado
    • Processo concluído
    • Processo não realizado


    --> na minha opinião a data de pagamento é interessante saber, mas não é propriamente um "status". O que importa realmente para o usuário é saber, depois de enviar os documentos, em quanto tempo o processo termina. A data de pagamento é só uma etapa burocrática intermediária.

  • AdminAdmin Member, Banner, Administrator, Beta

    @texaslady @eduardo_augusto obrigado pelos esclarecimentos! Pensando melhor sobre a questão, acho que vale a pena que mesmo os tipos menos comuns de processos existam no sistema, pois canalizam esse influxo para fora das planilhas mais comuns.

    Com a descrição detalhada do Eduardo sobre as transcrições de casamento, já consigo visualizar como implementar. Não vou entrar nisso antes das festas pois vou viajar em breve e preciso me preparar, mas na volta acho que consigo sem grandes dificuldades.

    Os pedidos por tempo de residência, se alguém souber confirmar se são exatamente iguais às planilhas atuais, ou se têm alguma diferença (e nesse caso, quais especificamente), também posso adicionar.

    O casamento por base X, questão levantada pela @verifel, acho que é um caso similar, e por isso estou fundindo as discussões. É só arrumar uma forma de manter simples a navegação e acesso às planilhas mais comuns, mesmo havendo muitas.

  • @Admin


    Talvez como eventual melhoria, em um plano de longo prazo, seria ter uma planilha só, com o filtro por tipo de processo, em vez de planilhas diferentes. Não sei se isso de fato melhoraria...

    Tem uma outra modalidade relativamente comum de processo que a @texaslady não mencionou: artigo 6.8

  • @Admin , @eduardo_augusto ,

    O art 6.8 realmente vai ser cada vez mais procurado, pois com a nacionalidade originária para crianças nascidas em portugal cujos pais vivem lá legalmente por mais de 1 ano (alínea f) vai permitir que muitos pais venham a solicitar a aquisição de nacionalidade.

    Mas acho que seria melhor esperarmos o final de ano passar e tentar elaborar algo mais completo no próximo ano.

  • AdminAdmin Member, Banner, Administrator, Beta

    @eduardo_augusto internamente já é até assim, uma tabela só. Poderia ter também uma página que mostra todos os processos juntos, de todos os tipos, mas não compreendo o benefício. Qual problema você tem em mente?

    @texaslady sim, até porque todos os tipos de processos mais ou menos compatíveis com o modelo atual podem ser adicionados numa tacada só.

  • @Admin

    Não sabia que já trabalhava com apenas 1 tabela internamente. Nesse caso meu comentário perde o sentido.

  • editado December 2023

    Obrigada, @Admin . Poderia ser uma coluna como as já existentes (idade, meio, entregue, por exemplo) e poderia ter a opção para marcar sim ou não (base X SIM / Não). Não sei se é possível fazer desta forma, mas seria simples e ficaria bem visível a opção para poder acompanhar melhor o andamento dos processos. Às vezes você vê processos que receberam senha em 2022 e 2023 e já foram concluídos, mas não tem nenhuma indicação se foi porque se tratava de um processo de base X ou porque a pessoa teve sorte ou porque era uma urgência. Além disso, acho que ficaria mais completo

  • AdminAdmin Member, Banner, Administrator, Beta

    @verifel atualmente temos apenas 4 tipos, filhos/netos/sefarditas/casamento. O que eu vou fazer quando voltar de viagem é adicionar novos tipos como "transcrição de casamento", "casamento - base x", etc. Você vai poder entrar diretamente em planilha.cidadaniaportuguesa.com/casamento-basex ou algo assim, para ver todos os processos deste tipo.

  • @Admin

    O meu voto também para planilha do processos por tempo de residência! Pode ser exatamente igual como a planilha de filhos. Não precisamos mais colunas and não há colunas desnesessárias

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.