Certidão de nascimento de José Fernandes Tereso

Meu nome é Levy Fernandes, meu Bisavô Português JOSÉ FERNANDES TERESO, filho de José Fernandes Tereso e Maria Joaquina, veio para Belém do Pará - Brasil, por volta de 1912. tenho uma certidão de casamento dele que consta a provincia, mas eu não consigo identificar em função da letra cursiva da época, parece paleografia.

Ele morreu no Brasil em 1941 e não conseguiram mandar notícias e contato com a família em Portugal. Desde já agradeço pela atenção.

«1

Comentários

  • @Levyfer envie uma digitalização com melhor qualidade, realmente está muito difícil de ler o texto. Você já tentou pedir ajuda do cartório que emitiu esta certidão? Geralmente os funcionários mais antigos são acostumados com a caligrafia dos livros da região e podem te ajudar. Outra opção tentar pedir o desarquivamento do processo de habilitação de casamento para ver se tem algum documento ou informação mais legível no processo

  • @Levyfer @AlanNogueira


    A impressão que tenho é que está escrito "Província Nova República de Portugal". Faz algum sentido?

  • @Levyfer

    Eu arriscaria em Proença-a-Nova, no distrito de Castelo Branco. Tem o concelho com esse nome, e uma das freguesias tem o mesmo nome do concelho.

    https://geneall.net/pt/mapa/86/proenca-a-nova/

    Nessa freguesia tem um casal Jose Fernandes e Maria Joaquina. No batismo de um filho, Albino, o avô paterno aparece como Manoel Fernandes Thereso; ver tif 051:

    https://digitarq.adctb.arquivos.pt/viewer?id=1049185

    Tem ao menos outro casal com mesmo nome na freguesia.

    Tem também uns homônimos de José, com outros pais, que podem ser algum tipo de parente na mesma freguesia:

    ver tif 016

    https://digitarq.adctb.arquivos.pt/viewer?id=1049167

    Para esse outro Jose precisaria destravar o arquivo:

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:6X6X-G6W9

    Talvez alguém aqui do fórum consiga progredir mais nessa pista de Proença.

  • @Levyfer a dica do @CarlosASP é muito boa, no seu lugar eu folhearia os livros de Proença-a-Nova em busca do José. Eles estão on line aqui: https://tombo.pt/f/pnv02 como há muita imprecisão de datas em registros antigos, sugiro que busque pelo menos uns 3 a 5 anos antes e depois da data esperada. Depois nos conte se encontrou. Boa sorte!

  • @AlanNogueira @CarlosASP @Levyfer


    Eu também apostaria em Proença-a-Nova.

    No registro deve estar "Provincia Nova, República de Portugal", por causa do sotaque do Português. Deve ter dito ao tabelião, "Sou de Proença-a-Nova" e o tabelião entendeu "Província Nova"

  • @eduardo_augusto

    Muito bom!

    Talvez também não esteja escrito Província e sim Proencia.

  • Gente estou muito feliz em ter tido esta luz com vocês @eduardo_augusto @AlanNogueira @CarlosASP , estou crendo que seja Proença a Nova, este termo de casamento foi em 1914, consta que ele estava com 26 anos, então le nasceu em 1888. Vou em busca através desses dados.

  • Encontrei esse aqui,mas nao bate com a idade da data do casamento, pois se assim fosse ele estaria casando com 11 anos em 1914.


  • @Levyfer pode ser homônimo pois a diferença é muito grande… sugiro que abra o link que te enviei acima no dia 07/12 e abra os livros on line de batismo da freguesia de Proença a Nova. Vá folheando com calma (infelizmente não tem como buscar de outro jeito pois são todos manuscritos). Olhe alguns anos antes e alguns anos depois pois as indicações de data nem sempre são precisas. O nome deve estar só “José”, quando achar algum veja os nomes dos pais para ver se é o que está procurando. Boa sorte depois nos conte se achou!

  • Encontrei esse aqui,mas nao bate com a idade da data do casamento, pois se assim fosse ele estaria casando com 11 anos em 1914.

  • Encontrei esse aqui,mas nao bate com a idade da data do casamento, pois se assim fosse ele estaria casando com 11 anos em 1914.

  • editado December 2023

    @Levyfer este José que encontrou (de 1903) não é ele, este é filho de Joaquim Fernandes Thereso e Gertrudes de Jesus, se casou com Maria de Jesus... veja o assento em https://digitarq.adctb.arquivos.pt/viewer?id=1049190 ultimo do tif n.º 45, continua no tif 46.

    Novamente sugiro a você o que lhe falei em 07/12 e reiterei em 16/12: que você com calma vá folheando os livros de Proença-a-nova em busca do "seu" José. Procure vários anos próximos a data que você imagina, pois é comum encontrar grande diferença entre os anos declarados no Brasil e a data real de nascimento. Já havia enviado o link, mas segue novamente para facilitar: https://tombo.pt/f/pnv02

    Infelizmente não há uma forma mais simples de pesquisar, tem que ser folheando e vendo registro por registro mesmo. Depois nos conte se encontrou! Boa sorte!

  • Boa Noite @AlanNogueira , @eduardo_augusto e @CarlosASP , Penso que estou perto de encontrar, procurei nesses livros de Proença a nova que você indicou e todos da Familia "FERNANDES THERESO", são de MALJOGA- PROENÇA A NOVA- CASTELO BRANCO, foi uma busca árdua , mas consegui organizar uma linha do tempo desses avós donos desses sobrenomes em Maljoga, MANUEL FERNANDES THERESO E VIVÊNCIA MARIA, seu filho ANTONIO FERNANDES THERESO BATIZOU O FILHO JOAQUIM FERNANDES THERESO, em 8 de janeiro de 1893, assento 16, ( https://digitarq.adctb.arquivos.pt/viewer?id=1049179) 0007 tif, Depois encontrei outro filho JOSÉ FERNANDES THERESO com sua esposa MARIA JOAQUINA batizando o seu filho ALBINO FERNANDES NO DIA 12 de Outubro de 1898 assento 111, ( https://digitarq.adctb.arquivos.pt/viewer?id=1049185 ) 0051 tif . Sendo assim uma forte evidencia dos pais do meu bisavô JOSÉ FERNANDES THERESO, ou seja , este patriarca MANUEL FERNANDES THERESO também teve este filho José Fernandes Thereso que casou com uma Maria Joaquina e teve este filho Albino Fernandes. Resta agora eu encontrar o outro filho supostamente o meu bisavô JOSÉ FERNANDES. vou retomar minha busca, hoje.

  • @CarlosASP Se eu conseguisse encontrar o óbito deste pai de Albino Fernandes ou desta Maria Joaquina, penso que seria possível encontrar os filhos que eles deixaram ao morrer. Outro fato importante é que no documento que eu tenho de casamento dele aqui no Brasil em 1914, ele já declara os pais falecidos.

  • editado December 2023

    @Levyfer otima busca parabéns! Se entendi corretamente, esse Albino deve ser um irmão mais novo do seu bisavô… Pelas contas seu bisavô seja aproximadamente de 1888 (ano do casamento 1914 - 26 anos = 1888). No assento dele consta que os pais são nascidos e recebidos (casados) na mesma freguesia e lugar. Retorne mais alguns anos na busca talvez de bom resultado. Procure também por registros só em nome da Maria Joaquina (sem pai declarado) talvez ele tenha nascido antes do casamento e sido legitimado após…

  • Outro fator que eu notei é que o sobrenome "THRESO" não se sobrepõe ao FERNANDES, em muitos casos O FERNANDES prevalece , colocando o THERESO em uma opção, foi o que eu constatei em todos os FERNANDES THRESO em Maljoga.E isso aconteceu quando ele chegou no Brasil , a minha familia não ficou com o THERESO, e sim com o FERNANDES. Alguns FERNANDES vistos nos documentos em Maljoga , consegui identifica-los como Parte da Familia FERNANDES THERESO, a partir do patriarca sempre citado MANUEL FERNANDES THERESO E VIVENCIA MARIA.

  • @Levyfer o uso dos sobrenomes nesta epoca não seguia uma regra muito rígida, as pessoas os declaravam mais ou menos de forma livre. Então é comum ver a mesma pessoa se declarando com sobrenomes diferentes, ou irmãos em que cada um declarava um sobrenome diferente. As vezes usavam sobrenomes dos avós ou bisavós, já vi até usar sobrenome dos padrinhos de batismo, o nome da cidade onde viviam como sobrenome, e até o nome do navio que os trouxe para o Brasil em outros casos. Na sua busca olhe de forma ampla, não esperando que obrigatoriamente venha como "Fernandes Thereso", tal como você mesmo já observou pode aparecer só "Fernandes", só "Thereso" ou até mesmo outro sobrenome da linha ascendente. Veja os nomes do batizado, pais e avós e vá filtrando os que possam se encaixar e depois avalie com calma os registros encontrados para ver se algum faz mais sentido com a familia e a partir daí vá construindo sua árvore. Aliás, sugiro que cadastre sua árvore no site Family Search (é gratuito), isso irá lhe ajudar bastante também pois o sistema as vezes sugere registros com base nos dados que você já cadastrou. Boa sorte!

  • @AlanNogueira @CarlosASP @eduardo_augusto Boa noite queridos, estou b entusiasmado com as pesquisas que estou fazendo, tive uma progressão satisfatória. Consegui achar todos os documentos da Filiação do mais antigo MANUEL FERNANDES TERESO, até o casamento do meu Tataravô com a segunda esposa, a então Maria Joaquina, encontrei deste casamento , o assento de Antônio Fernandes Tereso 1891 e Joaquim Fernandes Tereso 1885, Maria Fernandes 1895 e Albino Fernandes Tereso em 1898, isso porque os livros dispostos na Torre do Tombo vão até 1904. Incrível pareceu que em Maljoga só era esta família, a maioria FERNANDES TERESO. No entanto não encontrei do meu bisavô José Será ( filho do casal José Fernandes Tereso e Maria Joaquina) aí vem a Incrível.

    Será que o meu bisavô é este ANTÔNIO FERNANDES TERESO (1891), e ele por algum motivo, passou a usar o nome do pai?

    Se eu pudesse ter acesso aos anos posteriores, seria uma boa.

    Ou tem a possibilidade

  • @AlanNogueira @CarlosASP @ EsuarBoa noite queridos, estou b entusiasmado com as pesquisas que estou fazendo, tive uma progressão satisfatória. Consegui achar todos os documentos da Filiação do mais antigo MANUEL FERNANDES TERESO, até o casamento do meu Tataravô com a segunda esposa, a então Maria Joaquina, encontrei deste casamento , o assento de Antônio Fernandes Tereso 1891 e Joaquim Fernandes Tereso 1885, Maria Fernandes 1895 e Albino Fernandes Tereso em 1898, isso porque os livros dispostos na Torre do Tombo vão até 1904. Incrível pareceu que em Maljoga só era esta família, a maioria FERNANDES TERESO. No entanto não encontrei do meu bisavô José ( filho do casal José Fernandes Tereso e Maria Joaquina)

    Será que o meu bisavô é este ANTÔNIO FERNANDES TERESO (1891), e ele por algum motivo, passou a usar o nome do pai?

    Se eu pudesse ter acesso aos anos posteriores, seria uma boa.

  • @Levyfer dificil afirmar, e mais ainda provar isto. O mais provavel é que exista um registro de batismo com o nome correto dele mesmo. No seu lugar eu tentaria pesquisar nas freguesias vizinhas também.

  • @AlanNogueira @CarlosASP @eduardo_augusto

    Encontrei este registro de passaporte de Castelo Branco, que diz:

    N* 67 - Em 11 de 1911, concedeu-se passaporte para o Pará a José Fernandes, solteiro, jornaleiro de 23 anos, natural da freguesia de troviscal, concelho Certã, documentos de entrada sob Número 537.

    Gostaria de saber se é possível encontrar a partir deste número, o processo de passaporte, pois neste aí não consta a filiação, que seria a confirmação, o que me chamou a atenção deste foi a idade que deu certo, pois de acordo com as informações que eu tenho, meu bisavô nasceu em 1888, assim em 1911 ele estaria realmente com 23 anos, outra coisa foi o lugar que faz parte de Castelo Branco .


  • editado January 18

    @Levyfer este do passaporte pode ser este José (tif331) https://digitarq.adctb.arquivos.pt/ViewerForm.aspx?id=1050846 mas não olhei o livro todo pra ver se tem outro possível

  • @AlanNogueira @CarlosASP @eduardo_augusto Pois é , eu procurei neste livro e não encontrei, tem muitos "josé", mas não o filho de José Fernandes e Maria Joaquina, eu já encontrei esse casal nos livros de Maljoga, de Proença a Nova ,tendo os filhos Maria , Antonio e Albino, mas não encontrei o filho josé. Só tenho a certeza que eles são FERNANDES TERESO, porque acompanhei desde o patriarca mais velho deles MANUEL FERNANDES THERESO, ele me fez chegar em todos os filhos netos.

  • @AlanNogueira @CarlosASP @eduardo_augusto Encontrei o assento de casamento do casal José Fernandes e Maria joaquina de MALJOGA- PROENÇA A NOVA, https://digitarq.adctb.arquivos.pt/viewer?id=1049225 tif 14 e 15.

    devido eu ter acompanhado a linha do tempo desse José Fernandes , ele é oriundo da familia Fernandes Tereso, cujo pai é o patriarca Manoel Fernandes Tereso, também encontrei do filho do casal ( Albino Fernandes), só ainda não encontrei o filho José Fernandes.

  • editado January 19

    @Levyfer

    O que mais me chamou atenção nesse casamento em 1901 que postou no último comentário foi a frase "revalidaram o seu matrimônio" (no alto do tif 015). O que isso implica, não sei. A igreja perdeu o registro original? Se casaram em outro lugar antes mas se perdeu o registro? O primeiro casamento não estava "nos conformes" (por exemplo, não tinha a dispensa de consanguinidade) e teve que ser refeito?

    Se notar os batismos de filhos do casal que já achou. todos são de antes desse casamento. Todos esses filhos aparecem como legítimos?

    Esse Jose Fernandes é viuvo de uma Maria do Carmo; a Maria Joaquina aparece como "viúva de outro Jose Fernandes".

    Imagino esse ser o primeiro casamento de Jose Fernandes com Maria do Carmo; as idades dele nos 2 casamentos se encaixam. Tif 005:

    https://digitarq.adctb.arquivos.pt/viewer?id=1049203

    A Maria Joaquina teve com seu primeiro esposo (também José Fernandes) ao menos uma filha Maria na mesma freguesia em 1887. tif 039 (batismo 86):

    https://digitarq.adctb.arquivos.pt/viewer?id=1049173

    Ali deu para ver que Maria Joaquina nasceu na freguesia de Varzea (dos Cavaleiros), concelho de Sertã. onde também se casou com o primeiro Jose Fernandes, Se olhar no mapa, mesmo em concelhos diferentes, essa freguesia é vizinha da de Proença a Nova:

    casamento tif 011

    https://digitarq.adctb.arquivos.pt/viewer?id=1067103

    nascimento tif 102

    https://digitarq.adctb.arquivos.pt/viewer?id=1050878

    Eu acho que esse é óbito de seu primeiro marido em 1893 (apesar de a esposa aparecer com Maria de Jesus, mas os seus pais conferem). Mas como há muitos Jose Fernandes, não estou certo. tif 003:

    https://digitarq.adctb.arquivos.pt/viewer?id=1049253

    Se você já revirou os livros de Proença a Nova para vários anos, olhando todos os Josés e nenhum tinha algo que pudesse ser ele (talvez sem o nome do pai), talvez ele tenha sido batizado em outro lugar.

    Esse caso é complexo, com esses homônimos todos. Como você já achou muita coisa da família, sugiro que coloque tudo (nomes, datas de nascimento, batismo casamento etc) que tem dessas pessoas no Family Search e depois compartilhe a árvore aqui. Isso vai facilitar muito quem tentar te ajudar, pois se visualiza tudo de uma vez só. Também ajuda a achar lacunas de nascimentos entre dois irmãos e também visualizar todo o provável período fértil da mãe - coisas que podem dar pistas de realmente quando o "seu" José pode ter nascido,

  • @CarlosASP Exatamente, tudo o que você encontrou acrescentou mais no que eu já havia encontrado. Pois bem, encontramos a filha Maria, o Albino , mas o José ainda não. A última possibilidade é que ele tenha sido batizado em outra freguesia, outro concelho. E eu não mais por onde recomeçar, só tenho 90% de certeza que este casal saoos pais do meu bisavô José Fernandes.

  • editado January 20

    @Levyfer eu expandiria a busca para as freguesias vizinhas e talvez concelhos limítrofes:


  • @Levyfer

    Se o "seu" José for realmente filho dessa Maria Joaquina, uma sugestão é mapear a vida dela e tentar achar seus filhos. Como dito, isso vai preenchendo o espaço de tempo e indicando quando poderiam ter nascido outros (inclusive o que procura).

    Aparentemente essa Maria Joaquina, filha de Joaquim Alves (Matheus) e Joaquina Maria, casou em 1880 com o "primeiro" José Fernandes (filho de Luis Fernandes e Vicencia Maria) em Varzea de Cavaleiros.

    Com esse mesmo Jose Fernandes já apareceu um filho Joaquim em 1885 e uma filha Maria nascida em 1887, ambos em Proença a Nova.

    Provavelmente há outros filhos nesse meio tempo, talvez em Varzea ou Proença.

    Eu procuraria por filhos dela nesses dois lugares. Os livros de Varzea:

    https://tombo.pt/f/srt14#MARR

    Agora que sabe que Maria Joaquina casou com 2 Jose Fernandes diferente, é preciso olhar os avos paternos de cada batismo para saber que qual Jose (pai) se trata.

    O "recasamento" de Maria Joaquina com o segundo Jose Fernandes (filho de Manoel Fernandes Thereso e Vicencia Maria) em 1901 complica um pouco as coisas pois não estabelece em que ano eles se "casaram pela primeira vez".

  • @CarlosASP


    A Maria Joaquina teve com seu primeiro esposo (também José Fernandes) ao menos uma filha Maria na mesma freguesia em 1887. tif 039 (batismo 86):


    Aqui talvez tenha um elemento importante. Talvez não seja "também José Fernandes", talvez seja o mesmo José Fernandes, do primeiro casamento que foi depois revalidado como você observou no registro de casamento. Não?

  • @eduardo_augusto

    Acho que não, pois no "recasamento" de 1901 diz explicitamente que Maria Joaquina era "viúva de outro José Fernandes". E o noivo era "viúvo de Maria do Carmo".

    Pelo que entendi (mas nada 100% certo):

    O primeiro marido Jose Fernandes é filho de Luis Fernandes e Vicencia Maria.

    O segundo marido é filho de Manoel Fernandes Thereso e Vicencia Maria. Talvez eles sejam até de alguma forma parentes; nada raro isso nessas aldeias em PT.

    Tem possivelmente muita gente homônima nessa história toda; por isso, literalmente sem desenhar tudo que já se sabe, em algo como uma árvore no FS, acho que a compreensão fica bem prejudicada. E também porque faltam algumas datas cruciais (não dá para por a mão no fogo pela data inferida a partir do casamento no BR); e tem essa coisa do "recasamento".

    Eu já vi um "recasamento" em PT antes; se não me engano o pároco original não "cumpriu as formalidades" e o os noivos, tempos depois, tiveram que "recasar". Mas nesse caso o "recasamento" citava a data do anterior (e era tudo na mesma freguesia).

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.