Cidadania para filhos menores
Gostaria de uma ajuda. Sou brasileiro com cidadania portuguesa e gostaria de fazer a dos meus filhos, que são menores.
Sou divorciado da mãe deles e não tenho mais contato com ela.
Como proceder nesse caso?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Documentos: Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Filhos Menores Formulário 1C — Fórum Cidadania Portuguesa
O formulário no cartório deve ser assinado por ambos os pais.
@Claudiopsilva ,
para solicitar cidadania para menores é necessário a assinatura de ambos os progenitores. Como você disse que não tem mais contato com ela, talvez algum parente ou conhecido poderia contatá-la e solicitar que ela passe uma procuração para voce assinar por ela. Existe um modelo próprio para isso que você encontra no link abaixo.
https://irn.justica.gov.pt/Portals/33/Impressos/Nacionalidade/procura%C3%A7%C3%A3o%201.pdf?ver=2019-06-06-151650-193
O endereço para envio para os Correios está certo nesse link? https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24048/documentos-para-atribuicao-de-nacionalidade-para-filhos-menores-formulario-1c
O endereço que está no formulário está diferente: Entregue ou enviado por correio para: Conservatória dos Registos Centrais Rua Rodrigo da Fonseca, 200 1099-003 Lisboa
Pessoal, e outra dúvida, qual o valor para solicitar a atribuição para filhos?
@juliassantos menores de idade são isentos de tarifa
Sabem me dizer se é confiável entrar com pedido de atribuição para filhos mesmo que o casamento dos pais esteja pendente de ser averbado?
Mandei a documentação para averbação do casamento, mas ainda não tive retorno. Será que aguardo sair a trascrição ou posso já dar entrada para a cidadania da minha filha?
@juliassantos
pode dar entrada o máximo que vai acontecer é ficar parado para atender exigência na bolinha 4 , mas antes disso a transcrição já deve ter saído.
@eduardo_augusto e @Regiani Scharlack , Saberiam me informar qual a conservatória está mais rápida para processo de atribuição a menor de idade?
Pessoal, espero que tudo esteja bem!
Estou providenciando documentação para cidadania de filho menor. Não encontrei no site justica.gov.pt qual a validade das certidões de inteiro teor! Emitidas há no máximo quanto tempo?
Obrigado.
@Delamatta ,
As certidões não tem validade.
Saberiam me dizer qual a conservatória está mais rápida para processo de atribuição a menor de idade?