Transcrição de casamento - RJ

13»

Comentários

• Pessoal, recebi hoje o meu assento de nascimento e vou agendar no consulado pra emitir o cartão cidadão. Mas lá diz o seguinte:

Importante: Para fazer o cartão de cidadão deve antes atualizar o estado civil, pois o mesmo será emitido obrigatoriamente de acordo com o que consta no registro civil português.

Mais pra frente pretendo solicitar a nacionalidade pra minha esposa tb. É necessário fazer essa atualização agora?

• @aqcortez

Mais pra frente pretendo solicitar a nacionalidade pra minha esposa tb. É necessário fazer essa atualização agora?

Faça a transcrição do seu casamento, antes de solicitar o cartão cidadão, independente do interesse em solicitar a nacionalidade portuguesa para sua esposa. É isso que estão dizendo.

• Minha esposa teve o processo de cidadania aceito em Portugal e só está aguardando o assento.

Após o assento, quero transcrever nosso casamento no consulado do RJ.

Após fazer a transcrição, queremos solicitar a cidadania para nosso filho maior de idade (19 anos).

O pedido de cidadania para nosso filho deverá ser feito em Portugal ou pode ser feito via consulado do RJ?

• Pessoal, boa tarde! Estou pra enviar a requisição de transcrição de casamento dos meus pais pro consulado do RJ e to com duas dúvidas:

1. No formulário tem o campo "Residência à data do casamento", pra preencher sobre os noivos. Não tenho essa informação, posso deidxar em branco??
    2. A portuguesa é minha mãe, e não possuo documento algum de identificação dela, tenho somente o número do assento. Como posso conseguir esse documento abaixo?
    • "Uma fotocópia simples da  do nubente que possui a nacionalidade portuguesa, ou caso não a possua, de qualquer documento emitido pelas autoridades portuguesas que permita a respetiva localização;"

Obrigada

• Boa tarde!

Onde é o local mais rápido para transcrever casamento atualmente?

O último que fiz em 2019 foi por ponta delgada. Ficou pronto em 45 dias.

Está valendo a pena fazer pelo consulado do RJ?

• olá pessoal ,

é possivel fazer uma transcrição de casamento no consulado do Rio, se o requerente mora no estado de São Paulo ?

• editado September 1

@dududuedu

na propria pagina do consulado do RJ, informam que só cuidam de RJ e ES.

há alguns poucos relatos de pessoas de outros estados que conseguiram fazer lá. Mas não é a regra. Podem ter pego um funcionario de bom humor, ou uma semana que o funcionario estava com tempo…

eu não arriscaria.

• editado September 1

@eduardo_augusto Dizem que se a pessoa for atenta e mandar toda a documentação certinha, sem erros ou faltando... eles fazem numa boa!

Pensei em fazer pelo Consulado de BH aqui em MG, mas tem que ir e voltar 2X até a capital, porque SOMENTE presencial. Complexo...

Vou mandar via correios pro RJ e aguardar posição!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.