Transcrição de casamento - RJ

Pessoas,

Consegui a atribuição da minha mãe em dezembro do ano passado, recebi o assento de nascimento com o averbamento de CRC Lisboa.

Agora quero dar início ao meu processo, porém fui registrada pelo meu pai (brasileiro), então tenho que transcrever o casamento, para depois pegar o cartão cidadão dela e iniciar meu processo.

Sou do RJ, então é melhor fazer pelo consulado daqui ou por Porto??

Obrigada!

«1

Comentários

  • @ReginaMay


    pode fazer pelo consulado do rio.

  • @eduardo_augusto , sabe me dizer quanto tempo está levando em média para finalizarem a transcrição no Rio?

  • @FabioMarques


    Costuma ser bem rápido, mas para não criar ansiedade, considere um prazo de 1 mês. Lembrando que o consulado do Rio atende apenas residentes nos estados RJ e ES.

  • analuisapbanaluisapb Member
    editado November 2023

    Ola pessoal, agora que finalmente foi aprovado o processo da minha mae (de neto), vou transcrever o casamento dela. Vi no site do consulado do Rio (ela mora no Rio) que precisa mandar:

    • certidão de casamento de inteiro teor (digitada) emitida há menos de um ano, com assinatura do escrevente reconhecida e apostilhada - eh preciso solicitar "assinatura do escrevente reconhecida" ? Isso ja nao eh padrao?
    • Original da certidao de nascimento do(a) nubente estrangeiro (a) - nascido(a) fora de portugal - emitida ha menos de um ano, com assinatura do escrevente reconhecida e apostilhada (nao precisa ser de inteiro teor) - precisa realmente dessa certidao de nascimento brasileira?
    • Uma fotocópia simples da certidão de nascimento portuguesa do nubente que possui a nacionalidade portuguesa - entendo que eh so imprimir o que recebemos por email.

    No consulado do Rio, como eu faco a entrega dos documentos solicitados? Pessoalmente? Precisa de agendamento? Ou envio os documentos por sedex? Nao achei o site muito claro quanto a isso.

  • @analuisapb

    sim precisa fazer como está na lista do site deles, cada consulado tem suas próprias regras, se vai mandar para lá precisa seguir as orientações da forma como eles trabalham.

    mande por correios (carta registrada ou sedex).

    assento português pode imprimir em casa o assento digital enviado pra vc ou obtido pelo civil online .

    Parabéns e boa sorte!

  • @analuisapb

    Ponto 1. Não é padrão. Peça isso explicitamente; tem um pequeno custo a mais. O consulado do Rio tem essas exigências especificas. Mas, cumprindo com elas, eles são super eficientes para transcrição.

    Ponto 2. Essa certidão não é da sua mãe. Mas do marido dela. Ele que é o "nubente nascido fora de PT". É essencial, pois um casamento envolve 2 pessoas; tem que ter os nascimentos de ambos.

    Ponto 3. Sim, uma cópia simples do assento de nascimento PT gerado após a concessão de nacionalidade para sua mãe.

    Método de envio: Sedex. Está explicado aqui. Não aceitam mais presencialmente:

    Estando tudo correto e devidamente apostilhado, envie todos os elementos acima discriminados pelo correio, para:

    Consulado Geral de Portugal no Rio de Janeiro

    “Transcrição de casamento”

    Rua São Clemente, 424 - Botafogo

    Rio de Janeiro - RJ

    CEP:22260-006

  • @CarlosASP Boa noite me confundi um pouco, Já tenho a certidão do português

    Vou fazer o pedido das certidões para a transcrição e separar outras certidões para iniciar o processo 1C

    Quem registrou o nascimento da filha do português foi a mãe.

    A quantidade de certidões acredito que esteja certa , né?

    Vou solicitar ao cartório .

    1.Uma certidão de inteiro Teor da filha do português.

    2.Uma certidão nascimento de breve relato da esposa do português.

    3. Certidão de casamento inteiro teor digitada

  • @CarlosASP

    Sera que eu terei que pegar duas certidões da mãe (esposa do português), uma de breve relato (transcrição) & uma inteiro teor (Atribuição 1C) 

  • @bunker94

    Se entendi certo:

    Um cidadão PT casou com uma mulher BR; essa mulher BR declarou o nascimento de uma filha BR.

    Vai primeiro solicitar a transcrição do casamento deles no consulado do Rio.

    O consulado do Rio não devolve mais documentos; o que mandar de documentação para lá para fazer a transcrição será depois destruído.

    Para depois fazer a nacionalidade PT dessa filha BR, não necessita da certidão de nascimento da mãe BR. Olhe aqui a documentação pedida para processos de filhos 1C:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24047/documentos-para-atribuicao-de-nacionalidade-para-filhos-maiores-formulario-1c/

    Eu acrescentaria uma cópia simples do assento de casamento dos pais - a que será gerada ao fim da transcrição de casamento.

  • @eduardo_augusto , obrigado pela informação.

    Acho que o que mais dá ansiedade é nesse recebimento. Como o contato é por e-mail, já fico tenso, porque basta um erro na digitação para não chegar o aviso deles.

    Tomara que entrem logo em contato.

  • @eduardo_augusto , foi transmissão de pensamento. Mal terminei de enviar a mensagem a você e recebi o e-mail do consulado aprovando os documentos e solicitando o pagamento.

  • bunker94bunker94 Sha
    editado November 2023

    @CarlosASP Então Carlos, fiz os pedidos o funcionário enviou uma certidão de inteiro teor .

    Da mãe e da filha. Não sei se terá algum problema , pois na transcrição de casamento a esposa vai entregar uma certidão de inteiro teor ao invés de breve relato

    Se servi a de inteiro teor, ae está tranquilo.

  • editado November 2023

    @bunker94


    todas as certidões devem ser de inteiro teor, não se preocupe.

    Quando você diz "inteiro teor", entendo que está se referindo a uma certidão digitada, certo?

    O problema é que o consulado aceita a de inteiro teor digitada para fazer a transcrição, mas Portugal precisa da certidão de inteiro teor reprográfica.

    Se depois de fazer a transcrição com a certidão digitada, você descobrir que tem divergência em relação à reprográfica, vai ficar mais complicado de resolver.

    Deveria sempre antes de fazer qualquer coisa, comparar a digitada com a reprográfica. Se você tiver a imagem digitalizada (por exemplo, via FamilySearch ou Sian), já é suficiente pelo menos para fazer essa comparação.

  • bunker94bunker94 Sha
    editado November 2023

    @eduardo_augusto

    Não.

    A filha que vai assinar a transcrição

    Eu teria que pedir outra certidão né, essa outra certidão também deve ser digitada ?

    A única que pedi a digitada foi a do casamento .

    Não precisa ser inteiro teor.

  • Oi @CarlosASP


    Muito obrigada pelo esclarecimento. Eu ja ia mandar a certidao de nascimento da minha mae (a que tirou a cidadania portuguesa) e nao a do meu pai. 🤦‍♀️

    eu ainda to meio cabreira com esse lance do reconhecimento de firma do escrevente. Meus pais se casaram em Belo horizonte, meu pai nasceu em Gorvenador Valadares. Entao, preciso solicitar as certidoes nos cartorios de la. Ja entrei em contato com o cartorio de BH e eles me passaram varias informacoes e avisaram que eles nao fazem o reconhecimento de firma. Que teria que ser feito num cartorio de notas. Mandei outra pergunta pra entender melhor pois como eu vou saber em que cartorio de notas fazer o reconhecimento de firma DO ESCREVENTE? Nao teria que ser num cartorio de notas em que o escrevente tem firma reconhecida? Como descobrir isso?

    @eduardo_augusto sobre as certidoes, no site do consulado do Rio, eles dizem que a certidao de casamento eh inteiro teor digitada e a de nascimento nao precisa ser inteiro teor (veja um copy & paste do site deles)

    • Original da certidão de nascimento do(a) nubente estrangeiro(a)  – NASCIDO(A) FORA DE PORTUGAL – emitida há menos de um ano, com assinatura do escrevente reconhecida e apostilhada (não precisa ser de inteiro teor);


    fiquei meio confusa com seu comentario sobre as certidoes e divergencias entre elas. Nao sei se vc esta fazendo referencia a algum outro ponto/assunto

  • @analuisapb

    Que teria que ser feito num cartorio de notas. Mandei outra pergunta pra entender melhor pois como eu vou saber em que cartorio de notas fazer o reconhecimento de firma DO ESCREVENTE? Nao teria que ser num cartorio de notas em que o escrevente tem firma reconhecida? Como descobrir isso?

    Peça a certidao inteiro teor, chegando leve a um cartorio de notas e peca para a) reconhecer a firma do escrevente e b) apostilar. Os cartorios de notas tem sistemas para verificar as assinaturas de escreventes de outros cartorios, ou seja, voce consegue fazer isso em qualquer cartorio de notas. Antes de apostilar os cartorios geralmente já tomam essa cautela de conferir as assinaturas dos escreventes para verificar a autenticidade do documento apresentado (evitando apostilar um documento falso, por exemplo), mas somente farão o reconhecimento de firma SE voce expressamente requerer este serviço adicional. Geralmente apenas o apostilamento basta, mas os consulados constumam ter suas proprias regras, o do RJ por exemplo está exigindo este reconhecimento de firma, entao voce precisa fazer também este ato antes de apostilar.

  • @AlanNogueira Então a transcrição do casamento da mãe será feita pela filha.

    Um amigo me passou a informação que a filha deve levar uma certidão também, mais não expecificou qual certidão.

  • Obrigada, @AlanNogueira . Ficou mais claro agora.

  • @bunker94


    Você tem razão, não precisa ser de inteiro teor no Rio.

  • @ReginaMay @FabioMarques , eu fiz pelo Consulado do RJ, e mesmo tendo caído em exigência levou menos de um mês! E ainda pude tirar dúvidas por email com eles!

    E olha que quando devolveram meu envelope eu ainda levei uma semana pra pegar o envelope com meu ex marido (coloquei o endereço dele pq estou fazendo pra ele, pai da minha filha rs) e ainda tive que pesquisar pra encontrar o documento que estavam me solicitando)

    Tinham me falado da rapidez, mas eu não imaginava que era TÃO rápido pelo consulado!

  • @bunker94 , não precisa de certidão da filha pra fazer a transcrição do casamento da mãe. Se ela é a requerente, basta uma cópia simples do RG dela, foi o que fiz, mandei uma cópia do RG do meu ex marido, ele foi o requerente da transcrição de casamento dos avós.

    Se quiser fiocar mais seguro pode mandar cópia autenticada, mas eu mandei simples e não deu problema.

  • Pessoal, uma duvida que surgiu.

    Junto com o processo da minha mae, os irmaos dela tb solicitaram a cidadania e agora tb vao fazer a transcricao do casamento. Uma tia minha eh viuva. Alguem sabe como seria nesse caso? Mesmos documentos? Tem algum documento a mais ou etapa a mais? Existe algum email do consulado que eu possa usar pra tirar duvida?

  • bunker94bunker94 Sha
    editado November 2023

    @CamilaMacri bom saber , foi no consulado do Rio de Janeiro?

    =================================

    Acabei que peguei uma certidão de inteiro teor da imagem reprografica que no caso da transcrição não vai servi. Mais tenho uma de breve relato.

    ______________________________

    Agora só resta saber se a pessoa tem ou não o ,escritura de pacto antenupcial na certidão de casamento civil, consta comunhão parcial de bens na certidão.

  • @analuisapb

    A transcrição do óbito do marido dela não é obrigatória para fins de nacionalidade (nem dela nem dos descendentes).

    Porém, óbito é grátis. Só terá o custo da certidão de óbito e apostilas; pode até enviar junto na mesma remessa do pedido do casamento, separando os documentos em 2 envelopes, endereçando um para o setor de casamento e outro para o de óbito, e por tudo no mesmo sedex.

    As instruções do consulado do Rio são bem claras:

    https://riodejaneiro.consuladoportugal.mne.gov.pt/pt/assuntos-consulares/informacao-geral/lista-de-atos-consulares/registo-civil-nacionalidade#averbamento-de-de-%C3%B3bito-de-cidad%C3%A3o-%C3%A3-estrangeiro-casado-a-com-cidad%C3%A3o-%C3%A2-portugu%C3%AAs-a

    Eu segui isso acima e fiz sem problemas.

    E, todos os documentos enviados serão destruídos. O consulado do Rio deixou de devolver os documentos.

  • @CamilaMacri , tive uma ótima surpresa. A transcrição ficou pronta em 2 dias. Já estou até providenciando o processo de cidadania.

    Obrigado pela resposta. 👏🏻

  • @bunker94 Foi o Consulado do RJ sim!

    Se na certidão de casamento não consta nada sobre pacto antenupcial, então coloque que não teve. Pq não era comum se fazer, e caso tivessem feito estaria bem claro na certidão.

    A certidão precisa ser em inteiro teor digitada, não serve breve relato. Eles vão extrair todos os dados, até hora do casamento eles vêem. MAnde certinho pra não cair em exigência:


    1. Original da certidão de casamento de inteiro teor (digitada) emitida há menos de um ano, com assinatura do escrevente reconhecida e apostilhada; A certidão de inteiro teor traz todas as informações do registro de casamento. Certifique-se que o documento entregue pelo cartório corresponde a uma Certidão de Inteiro Teor.


  • @FabioMarques Que bom que conseguiu! Eu demorei à beça por conta da exigência e mesmo assim foi menos de 1 mês, imaginei que sem erros seria bem rápido , mas 2 dias foi demais, que maravilha!!

    Realmente o Consulado do RJ está muito eficiente rsrs

  • Pessoal, duvida sobre o preenchimento do formulario de requerimento da transcricao.

    Vamos transcrever o casamento da minha mae, que foi quem acabou de tirar a cidadania como neta de portugues. O que eu coloco no item: vem requerer a V.Exa. na qualidade de (grau de parentesco ou procurador)……………………………… , ja que ela esta solicitando a transcricao do proprio casamento?

    e na parte da naturalidade? coloco os dados de nascimento dela no Brasil? como eles identificam ela como "portuguesa" nesse caso? Apenas com o assento de nascimento que ela recebeu por conta da cidadania?


    Na parte do casamento civil, catolico etc, se o civil foi junto com o religioso, marco os 2?

  • Mais uma duvida. Nao achei data e hora na certidao de casamento dos meus pais. Pedimos a certidao de inteiro teor mesmo assim, so veio a data. Sera que tem problema?

  • @analuisapb Na naturalidade voce vai colocar exatamente onde ela nasceu. tanto que tem um campo "se nasceu em portugal:" e outro "se nasceu no brasil ou outro país:".

    Nas transcrições que fiz, marquei "civil", mesmo sendo civil e católico, e deu tudo certo.

    No ..... de cima, eu escrevi "em nome próprio". (Mas não tive nenhuma orientação nesse sentido, fiz da minha cabeça e deu certo rs)

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.