Certidão de Nascimento - Avó

Boa Tarde a Todos!

Estou a tentar ajudar um amigo a obter a certidão de nascimento da avó, para poder pedir a cidadania, mas não sei muito bem como fazer, pois não temos muitas informações.

O que sabemos é:

Chama-se Adelina Mendes, é filha de Maria de Jesus Mendes e de Manoel Pinto. Nasceu em Portugal, em 1885 ou 1886, pois tenho a certidão de casamento (no brasil), em 1908 e tinha 22 anos nessa altura.

Não tenho qualquer tipo de informação de onde vivia. Tenho a certidão de óbito no brasil, a certidão de casamento e a certidão de nascimento do filho (no brasil).


Alguém me pode dar uma ideia como posso ajudar ele?

Muito Obrigado


Comentários

  • @dmbn91 , geralmente no registro de casamento na Igreja consta a freguesia de origem do português. Eu localizei tal registro de casamento dos seus avós, porém não consigo entender a letra e decifrar se está informado aqui.


    Deixo o link pra ver se algum colega consegue ajudar...


    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:939F-G5ZK-R?view=index&personArk=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A6X85-32GK&action=view

  • @CamilaMacri eu sou só um usuário comum, não consigo te auxiliar com isso... @Admin pode ajuda-la por favor?

  • editado November 2023

    @AlanNogueira desculpa, achei q vc era moderador , vc tá sempre ajudando a todos rs

    ;)


    Ele já apagou, obrigada!!

  • @dmbn91

    A @CamilaMacri estava no caminho certo. Mas este registro que ela achou é o da "autorização" para casar e não o registro do casamento religioso em si. Eu também não achei o casamento em si.

    Por isso, vem abreviado e com menos detalhes. Por azar. ainda está borrada a imagem.

    Mas, depois de fuçar, consegui ver que a paróquia dela é "São Cristovão de Nogueira" (abreviado Nog -ra na imagem), no concelho de Cinfães, distrito de Viseu. E lá estava o batismo de Adelina em 1886:

    https://cloud.archeevo.pt/viewer?id=17460&FileID=208353

    Bate com a informação do casamento civil que ela é filha natural de Maria Mendes de Jesus (ou seja, não vai aparecer nome de um pai)

  • editado November 2023

    @CarlosASP pode cancelar a visita ao oftalmologista viu meu amigo? kkkkk parabens essa estava muito ilegivel!

    A informação de que é filha natural (sem pai declarado) confere com o que consta no casamento e no obito que você enviou. No nascimento do filho é que "apareceu" o nome do avô, creio que seja necessário retificar isto.

  • @CarlosASP , que vista maravilhosa!! rsrs

    Que bom que vc conseguiu enxergar e decifrar!!

  • Bom dia! Muito obrigado pela fantástica ajuda!

    Vou mandar email para a conservatória. 💪

    E parabéns pela fantástica visao kkkkkk 😂

  • @dmbn91

    Para pedir a certidão não seria na conservatória, siga este guia Como pedir certidões de batismo através do CRAV (anteriores a 1911)

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.