Dica para Agendamento CC e Passaporte em SP

Olá pessoal, (lá vem textão)

Venho aqui relatar minha experiência para tirar o CC e o Passaporte português.

Não estava conseguindo há meses nenhum dia e horário para agendar minha ida até o consulado português.

Até que um dia (há umas 3 semanas) me deu a louca, tava de folga e fui até o consulado msm sem ter agendado horário e falei com uma mulher que trabalha lá (não me deixaram entrar, ela veio até a porta falar comigo através de um microfone).

Expliquei o que estava acontecendo e ela me disse que o horário era liberado todos os dias entre 7h e 8h da manhã. (quanto mais perto das 7h, melhor)

Pasmem, no dia seguinte consegui um horário para ir até lá fazer minha documentação.

Fui hoje, dia 09/11/2023 às 9h e fui super bem atendida. Muito rápido. Todos muito simpáticos e prestativos (pelo menos comigo, se alguém passou por algo diferente lá, não posso dizer o mesmo) Tirei fotos para o CC e para o passaporte, coletaram assinatura, digital e minha altura numa máquina super moderna.

Escolhi a opção de buscar a documentação lá, pq enviando pra casa era quase mil reais e indo buscar lá, custava quinhentos e poucos reais (o estacionamento custa 30 reais a diária).

Se escolher a opção receber em casa, demora uns 45 dias (não lembro se são úteis) pra chegar... se escolher a opção retirar no consulado... demora 115 dias. Preferi esperar e economizar uma grana. (queria receber mais rápido? queria... mas a grana tava curta? tava!)

Me informaram que vou receber uma carta com um código PIN, caso eu perca a documentação ou altere alguma informação, esse código PIN vai me dar acesso num site para realizar tais modificações.

Também vou receber nesta carta a informação que meu CC já está pronto, mas é pra eu desconsiderar, pois escolhi retirar a documentação no consulado e, só poderei retornar sem data agendada para retirar a documentação, quando enviarem um e-mail informando que meu passaporte já está pronto.

Ou seja, vou receber uma carta, mas só vai valer o código PIN, a informação que o CC tá pronto, tenho que desconsiderar... só irei ao consulado quando receber um e-mail constando data e hora de funcionamento do consulado, aí sim vou poder ir com o e-mail impresso na mão a qualquer dia e horário, sem agendamento prévio para retirar os documentos. Não posso ir somente pra buscar o CC que fica pronto mais rápido. Tenho que esperar o e-mail informando que o passaporte já chegou lá.

Paguei tudo no cartão de débito (eles não aceitam crédito, não parcelam e não dão desconto... este foi o motivo da minha escolha de retirar no consulado a doc)

Só levei o papel impresso da certidão constando minha Nacionalidade portuguesa e um documento oficial brasileiro com foto (identidade que eu levei)

Não precisei levar mais nada além desses documentos e o cartão de débito.

Outra informação relevante é que, quem me atendeu, disse que nem sempre o número do NIF vem no cartão cidadão (às vezes vem, às vezes não...) mas ele havia me cadastrado no INSS, SUS e Título Eleitor deles lá (que tem nomes diferentes que aqui no brasil) e que esses outros números certamente viriam... só o NIF que só saberia na hora que pegasse a documentação se veio ou não.

Espero ter ajudado com esta dica que me facilitou muito pra conseguir agendar um horário. Foi suado, mas consegui!

Depois diz se essa dica deu certo pra você também! (é pro meu TCC... to zoando... sou curiosa msm!!! kkkkkk)

Comentários

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.