Dica para Agendamento CC e Passaporte em SP

Olá pessoal, (lá vem textão)

Venho aqui relatar minha experiência para tirar o CC e o Passaporte português.

Não estava conseguindo há meses nenhum dia e horário para agendar minha ida até o consulado português.

Até que um dia (há umas 3 semanas) me deu a louca, tava de folga e fui até o consulado msm sem ter agendado horário e falei com uma mulher que trabalha lá (não me deixaram entrar, ela veio até a porta falar comigo através de um microfone).

Expliquei o que estava acontecendo e ela me disse que o horário era liberado todos os dias entre 7h e 8h da manhã. (quanto mais perto das 7h, melhor)

Pasmem, no dia seguinte consegui um horário para ir até lá fazer minha documentação.

Fui hoje, dia 09/11/2023 às 9h e fui super bem atendida. Muito rápido. Todos muito simpáticos e prestativos (pelo menos comigo, se alguém passou por algo diferente lá, não posso dizer o mesmo) Tirei fotos para o CC e para o passaporte, coletaram assinatura, digital e minha altura numa máquina super moderna.

Escolhi a opção de buscar a documentação lá, pq enviando pra casa era quase mil reais e indo buscar lá, custava quinhentos e poucos reais (o estacionamento custa 30 reais a diária).

Se escolher a opção receber em casa, demora uns 45 dias (não lembro se são úteis) pra chegar... se escolher a opção retirar no consulado... demora 115 dias. Preferi esperar e economizar uma grana. (queria receber mais rápido? queria... mas a grana tava curta? tava!)

Me informaram que vou receber uma carta com um código PIN, caso eu perca a documentação ou altere alguma informação, esse código PIN vai me dar acesso num site para realizar tais modificações.

Também vou receber nesta carta a informação que meu CC já está pronto, mas é pra eu desconsiderar, pois escolhi retirar a documentação no consulado e, só poderei retornar sem data agendada para retirar a documentação, quando enviarem um e-mail informando que meu passaporte já está pronto.

Ou seja, vou receber uma carta, mas só vai valer o código PIN, a informação que o CC tá pronto, tenho que desconsiderar... só irei ao consulado quando receber um e-mail constando data e hora de funcionamento do consulado, aí sim vou poder ir com o e-mail impresso na mão a qualquer dia e horário, sem agendamento prévio para retirar os documentos. Não posso ir somente pra buscar o CC que fica pronto mais rápido. Tenho que esperar o e-mail informando que o passaporte já chegou lá.

Paguei tudo no cartão de débito (eles não aceitam crédito, não parcelam e não dão desconto... este foi o motivo da minha escolha de retirar no consulado a doc)

Só levei o papel impresso da certidão constando minha Nacionalidade portuguesa e um documento oficial brasileiro com foto (identidade que eu levei)

Não precisei levar mais nada além desses documentos e o cartão de débito.

Outra informação relevante é que, quem me atendeu, disse que nem sempre o número do NIF vem no cartão cidadão (às vezes vem, às vezes não...) mas ele havia me cadastrado no INSS, SUS e Título Eleitor deles lá (que tem nomes diferentes que aqui no brasil) e que esses outros números certamente viriam... só o NIF que só saberia na hora que pegasse a documentação se veio ou não.

Espero ter ajudado com esta dica que me facilitou muito pra conseguir agendar um horário. Foi suado, mas consegui!

Depois diz se essa dica deu certo pra você também! (é pro meu TCC... to zoando... sou curiosa msm!!! kkkkkk)

Comentários

• @jessicacarminati oi Jessica, bom dia, tudo bem?

Eu consigo no mesmo agendamento fazer o cartão cidadão e passaporte ? ou tenho que fazer o cartão cidadão primeiro?

Obrigado pelo seu testemunho, ajudou bastante

• @joaoboscofr td bem?

eu fiz os 2 no mesmo agendamento.

• @jessicacarminati Muito boa as dicas!

Uma dúvida, a certidão que você levou, precisa estar em num prazo minimo da data de emissão?

Muito obrigado!

• Pessoal, como vocês conseguiram se cadastrar no site do consulado português para realizar o agendamento? Pergunto pq estou há 2 semanas tentando e, quando clico em usuário, aparecem as informações para eu logar e nada para me registrar. Já tentei logar com meus dados para ver se aparecia a opção de me cadastrar, mas nada. Já cliquei em "Perdeu a senha" para ver se recebia algo por e-mail, porém sem sucesso. Enviei e-mail para o consulado há 15 dias, não sei mais o que fazer, só queria agendar para tirar o cc e o passaporte.

• @RenataDare

Tem possibilidade de fazer um bate-volta até Santos? Aproveite enquanto lá tem vagas, sendo agendadas por email, sem essa chateação de ficar tentando insistentemente uma vaga online no consulado de SP capital.

Aqui comentários bem recentes sobre isso; as pessoas conseguiram vaga para início de julho:

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/347991#Comment_347991

Os contatos de Santos; tem que mandar email com seu número de fone e eles ligam de volta:

https://saopaulo.consuladoportugal.mne.gov.pt/pt/o-consulado/contactos/consulado-geral-2

• @RenataDare

Não sei qual site você esta tentando entrar, mas o site que eu estou sempre tentando agendamento é: https://agendamentos.mne.gov.pt/

Espero ter ajudado.

• @jessicacarminati ótimas as suas dicas!

segui a sua orientação aqui e consegui realizar a visita no consulado para emissão de CC e passaporte.

@jessicacarminati

Você já recebeu o e-mail para retirada dos documentos no consulado? Depois de quantos dias do agendamento você recebeu esse e-mail? Após o e-mail basta ir no consulado retirar ou precisamos passar pela saga do agendamento de novo?

Muito obrigado!

• joaotmajoaotma Member

Olá,

Venho tentando a semanas, pelo site: https://agendamentos.mne.gov.pt/, em diversos horários do dia e não abre vaga até junho-2025.

Alguém conseguiu vaga nesses dias, qual horário estão tentando?

Abrigado

• @jessicacarminati ótimas as suas dicas!

segui a sua orientação aqui e consegui realizar a visita no consulado para emissão de CC e passaporte.

Você já recebeu o e-mail para retirada dos documentos no consulado? Depois de quantos dias do agendamento você recebeu esse e-mail? Após o e-mail basta ir no consulado retirar ou precisamos passar

• Já fiz a solicitação do CC e do Passaporte no Consulado em São Paulo, alguèm pode informar quanto tempo leva para que eu receba o email e a Carta com o Código PIN.

Obrigado.

• SteveSteve Member

Uma dúvida, para quem vai criar um novo cadastro/usuário no https://agendamentos.mne.gov.pt/pt/login e deseja agendar a emissão do cartão cidadão/passaporte, devo escolher qual nacionalidade no ato do registro?

Estou em processo de pedido de cidadania, mas já queria me familiarizar com o sistema. Devo me cadastrar com Brasileiro ou melhor aguardar sair meu assento de nascimento?

• Olá pessoal!

estou tentando preencher o formulário p transcrição de casamento + cc pelo site https://consuladoportugalsp.org.br/intra-manager/service?f=transcricao-casamento-cartao-cidadao porém não consigo enviar o formulário. Alguém tbm está com essa dificuldade? Será que é por esse site mesmo?

• @suelikaupa

voce está usando o site antigo. Siga as instruções do novo site. E dica importante: a transcrição no consulado de SP capital leva uma eternidade. Mande para o escritório consular de Santos, as instruções estão no mesmo lugar, só escolher Santos ao invés de São Paulo.

https://saopaulo.consuladoportugal.mne.gov.pt/pt/assuntos-consulares/servicos-consulares#transcri%C3%A7%C3%A3o-de-casamento-e-ou-%C3%B3bito-exceto-div%C3%B3rcio

• Obrigada, Carlos!

vi que nesse novo site não dá mais opção p fazer transição de casamento+cartão cidadão. Sabe se é isso mesmo?

• Outra dúvida.

se eu mandar a documentação p Santos via correios, em algum momento terei que ir até o consulado de lá? Pergunto pq fica difícil me deslocar até santos.

• editado July 3

@suelikaupa

Não precisa ir lá para transcrição. Vai receber de volta em casa.

Dê uma lida nos comentários recentes de quem fez por Santos:

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/15464/transcricao-de-casamento-escritorio-consular-em-santos#latest

Evite colocar a mesma pergunta em vários tópicos; só atrapalha quem tentar te ajudar, pois se perde o fio da meada.

• Boa tarde pessoal.

Quantos meses está demorando para recebimento do primeiro passaporte português, quando solicitado no Consulado de SP?

Obrigado e desejo boa sorte a todos.

Att

Flávio

• joaotmajoaotma Member

Venho tentando a semanas, pelo site: https://agendamentos.mne.gov.pt/, em diversos horários do dia e não abre vaga até junho-2025.

Alguém conseguiu vaga nesses dias, qual horário estão tentando?

Abrigado

• @joaotma

Se estiver disposto a ir a Santos, mande email com seu fone de contato que eles tem entrado em contato rápido para agendar:

https://saopaulo.consuladoportugal.mne.gov.pt/pt/o-consulado/contactos/consulado-geral-2

• @mbenevolo desculpe a demora! fico feliz que tenha conseguido com minhas dicas. Respondendo à sua pergunta:

"Você já recebeu o e-mail para retirada dos documentos no consulado? Depois de quantos dias do agendamento você recebeu esse e-mail? Após o e-mail basta ir no consulado retirar ou precisamos passar"

Recebi, mais ou menos, em 50 dias... Vc só pode ir ao consulado buscar o CC e o Passaporte após receber este email. Pode ir sem agendar dia e horario, apenas tem que ir no horario indicado no email, de 2a a 6a, exceto feriados.

• @jessicacarminati muito obrigado pela ajuda! recebi ontem a carta com o número PIN e estou no aguardo pelo e-mail. Valeu mesmo!

• @mbenevolo q bom q chegou! fico feliz q conseguiu com a dica que eu dei!!

• Ola @jessicacarminati ,uma duvida: imprimi e preenchi o formulario para fazer o cartão cidadão, na assinatura tenho q reconhecer firma no cartorio ou não?

• Pessoal, como vocês conseguiram se cadastrar no site do consulado português para realizar o agendamento? Pergunto pq estou há 2 semanas tentando e, quando clico em usuário, aparecem as informações para eu logar e nada para me registrar. Já tentei logar com meus dados para ver se aparecia a opção de me cadastrar, mas nada. Já cliquei em "esqueci m

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.