Impossibilidade de assinar o nome
Boa tarde,
Tenho um primo que estou ajudando a tirar os documentos de nacionalidade portuguesa pq a avó era portuguesa, mas ele não assina o nome por conta de uma doença. Como posso ajudá-lo já que ele não consegue assinar o formulário para obtenção da nacionalidade?. Existe alguma outra maneira de requisitar a nacionalidade para quem não pode assinar o nome?
Obrigada,
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@mariagloria_rebelo
Melhor coisa: escrever para o IRN e consultar o que fazer no caso específico.
Seu primo tem apenas um impedimento físico, ou também mental? ele é interditado, ou tem um tutor, etc? São perguntas importantes, porque a solicitação de nacionalidade é um ato pessoal.
@mariagloria_rebelo o meu avô é o mesmo caso, ele não consegue assinar por causa do Parkinson. Ele fez uma procuração pública pra mim, assinou com a digital e a filha assinou a procuração a rogo, concedendo poderes a mim pra solicitar a nacionalidade dele. Eu que assinei o formulário dele. Não sei se vão questionar, ainda não foi analisado.
@eduardo_augusto Ele não tem problemas mentais, somente físicos. Vou enviar e-mail para IRN. Obrigada
@amandacgbezerra vou ver se assim vão aceitar. Obrigada
@mariagloria_rebelo
Lembrei agora que essa discussão já rolou há algum tempo, então se você quiser conferir:
Avó sem condições de assinar — Fórum Cidadania Portuguesa
Dúvida sobre reconhecimento presencial de assinatura — Fórum Cidadania Portuguesa
Impossibilidade de assinar — Fórum Cidadania Portuguesa
Procuração a Rogo para idoso que não assina mais — Fórum Cidadania Portuguesa
Assinatura a rogo/procuração — Fórum Cidadania Portuguesa
@eduardo_augusto Ele não tem problemas mentais, somente físicos. Obrigada pelas dicas,
@amandacgbezerra Obrigada pela resposta
@mariagloria_rebelo se as limitacoes são apenas físicas sugiro que faça uma procuração pública (em cartorio de notas) outorgando poderes para que voce ou alguem da confiança dele o represente no processo de nacionalidade. O(a) procurador(a) assinará o requerimento e reconhecerá a sua propria firma, anexando a procuração publica original (apostilada se feita no Brasil).