Procuração a Rogo para idoso que não assina mais

Oi, boa tarde!

Estou iniciando o processo de atribuição para o meu avô, filho de portugueses, e ele está com dificuldade em assinar os documentos. Uma assinatura sai diferente da outra. Inclusive ele fez um RG novo há três semanas e não conseguiu assinar, pois o campo da assinatura era muito pequeno. O melhor nesse caso seria ele fazer uma procuração em nome da minha mãe, que tem o mesmo sobrenome dele e do bisavô, certo? Alguém tem um modelo de procuração a rogo?

obrigada!

Tais

Comentários

• @taismariadepaula

A assinatura do formulário de solicitação de nacionalidade portuguesa deve ser feita presencialmente, no Cartório, pois é reconhecida por autenticidade e não por semelhança. Ou seja, o funcionário do cartório identifica a pessoa que vai assinar o documento e certifica que foi realmente aquela pessoa que assinou.

Se ele consegue assinar uma procuração, ele consegue assinar o formulário. Ou seja, recomendo não fazer procuração.

• @eduardo_augusto eu li em algum post por aqui que pessoas analfabetas ou incapacitadas de assinar conseguem fazer a procuração mesmo assim. Fico com receio de cair em exigência porque as assinaturas dele são muito diferentes uma da outra e também no novo RG consta que ele está incapacitado permanentemente para assinar.

• @taismariadepaula

Nesse caso, recomendo que entre em contato com um cartório e pergunte como fazer.

Uma procuração é assinada pela pessoa que está outorgando a procuração. Se você encontrou uma solução para isso, essa solução a princípio também se aplicaria a assinatura do próprio formulário...

• @eduardo_augusto muito obrigada! abraços

• @taismariadepaula

Idoso não assina porém compreende o que está fazendo? É lucido? Se não for legamente você precisa providenciar a curatela judicial dele.

• O meu colega tirou a cidadania do pai dele através de uma procuração, pois o pai não conseguia assinar , os dois foram no cartório a cidadania dele foi aprovada.

Todoa os filhos dele já tiraram graças a Deus!

Deu tudo certo!

• @AlanNogueira meu avô é lúcido, sim.

@Simeia Lobato vou ver os trâmites no cartório. Vc tem algum modelo de procuração nesse caso?

Obrigada!

• @taismariadepaula Graças a Deus, isso facilita muito as coisas 🙏🏻

• @AlanNogueira

@taismariadepaula

pelo que eu entendo de assinatura à rogo (aqui não é procuração) é:

ir até o cartório, o eleito assinar pelo seu avô (que está presente) diante de duas testemunhas.

e/ou , o cartório faz uma procuração pública para quem assinou por ele, ter poderes para os trâmites da nacionalidade.

ou, pode ver com o cartório, se ele vai até sua casa, se seu avô tem problemas de mobilidade ou fica difícil chegar até ele.

• @AlanNogueira @mabego muito obrigada! Vou ver com o cartório! Depois aviso aqui!

• @mabego @ALage oi! Tudo bem? Acabei de entrar em contato com o cartório da saúde, e eles disseram que a procuração pública não dá pra reconhecer por autenticidade, e eles já tiveram problemas com isso. Pois todos os documentos que vou enviar para Portugal terão de ser autenticados. Não sei o que fazer.

• @taismariadepaula

@AlanNogueira

vá em outro cartório. Mas fale com o oficial e não com atendentes.

Foi justamente neste cartório que eu, depois de uma retificação judicial e com o mandado nas mãos, pedi para retificar o óbito do meu avô.

O que o atendente disse? o Ministério Público não tem nada a ver com isto. kkkkkkkkkkkkk

• @mabego @ALage

Meu deus! Vou ver em outro cartório.

O rapaz disse pra eu entrar em contato com o consulado português ou com alguma conservatória e explicar o caso....

vocês tem um modelo de procuração? Obrigada!

• @Simeia Lobato você tem modelo de procuração a rogo? obrigada! Taís

• @taismariadepaula

só para encerrar minha ajuda à vc e um último conselho...

chame o cartório em casa, ou leve o idoso até lá. Pelo que vc disse ele está lúcido não?

Abra nova firma no cartório, seja lá assinando como der e puder.

Assine o formulário e reconheça por autenticidade.

Envie o processo.

Procuração, não é uma coisa corriqueira para Portugal, deve ser amparada por advogados e etc... E ele terá que assinar esta procuração (não faz muito sentido, já que ele pode assinar o formulário)

Vc tem que justificar esta "procuração". Explicar o motivo. Dependendo, Portugal pede laudos (já vi casos que Portugal "desconfia" e pediu comprovante médico)

Enfim... boa sorte

• @taismariadepaula

Apenas para te dar mais uma opção: voce pode levar seu avô em um consulado portugues para assinar o documento, na frente de um oficial consular. Nesse caso não haveria necessidade de reconhecimento da firma, pois ela é já "validada" por ter sido feita perante um funcionário do governo portugues.

Obviamente, faça contato com o consulado antes para explicar e agendar.

• @eduardo_augusto muito obrigada! acho que essa via será a melhor mesmo. depois aviso aqui. beijao

• @taismariadepaula o caso do meu avô é similar. Ele não consegue assinar bem, na verdade depende do dia, pois a mão dele treme por conta do Parkinson. O que eu fiz foi chamar o cartório em casa para fazer a procuração do meu avô para mim, expliquei a situação e como ele é lúcido, o cartório fez a procuração sem problemas, mas na hora de assinar a procuração meu avô colocou a digital e a filha dele assinou a rogo com mais duas testemunhas. A procuração é válida sem problemas, quando eu for preencher o formulário da nacionalidade em nome do meu avô, eu que irei assinar e reconhecer a minha assinatura por autenticidade, e anexarei a procuração dele dando poderes para que eu faça isso. Não vejo motivo para ter que reconhecer a assinatura da procuração por autenticidade, até porque meu avô assinou no termo que fica arquivado no cartório, a procuração que o cartório nos fornece é assinada somente pelo tabelião.

• @amandacgbezerra Oi Amanda! Tudo bem? O pessoal do cartório disse que seria melhor fazer direto no consulado. Você acha que é garantido fazermos direto no cartório? Um dúvida: você como neta pode assinar o formulário? obrigada!

• @taismariadepaula olá, eu vou assinar como procuradora dele, não como neta (poderia ser qualquer pessoa que possui a procuração do interessado no processo de nacionalidade). Eu acho que é garantido, já que no site oficial eles informam ser possível a representação do solicitante por procurador e inclusive disponibilizam modelo de procuração (foi esse modelo que mandei pro cartório fazer a procuração pública)

• Caso o cartório aceite fazer a procuração conforme vários comentários aqui, a procuração deve ser apostilada?

• Complementando meu comentário anterior. Um parente já tem uma procuração de amplos poderes do meu avô e ele quem assinaria a procuração específica (não consegui encontrar um modelo para esse caso nos links úteis do forum) para a cidadania portuguesa.

• @flbfilho olá, não serve procuração com amplos poderes, na procuração deve estar expresso que o outorgante concede poderes especiais para o registro como português pelo outorgado. Aqui no link tem o modelo chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://consuladoportugalsp.org.br/wp-content/uploads/2018/12/Procura%C3%A7%C3%B5es-nacionalidade.pdf

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.