Transcrição de Casamento - como fazer sem assessoria?

Boa tarde galera,

Como fazer a transcrição de casamento sem precisar pagar advogado?

A tão sonhada cidadania portuguesa da minha mãe saiu, fiz com assessoria, mas agora preciso fazer essa tal transcrição de casamento e me cobraram um valor fora do meu orçamento.

É muito burocrático ou compensa pagar um advogado?

Dicas

Comentários

  • @Monica1

    Não há absolutamente nenhuma necessidade de fazer transcrição com advogado. Transcrição é um processo super simples.

    Se você mora no Rio de Janeiro ou Espírito Santo, pode fazer pelo Consulado de Portugal no Rio. Em 1 mês (em média) fica pronto.

    Basta seguir as instruções que estão no próprio site do consulado.


    Se você mora em outro estado, é melhor mandar os documentos para Portugal. mas é tudo igualmente simples.

  • @Monica1

    Aonde você mora? Pois isso impacta na recomendação de onde fazer a transcrição.

    como dito, sortudos são os do RJ e ES pois o consulado do Rio é muito rápido. Outros estados leva muito tempo e acaba sendo mais rápido fazer em PT. E, em alguns, como em Belo Horizonte e Brasília, a transcrição é rápida em si, mas tem que ir pessoalmente e aí vai depender se consegue agendar logo uma vaga ou não.

  • Olá pessoal!

    O Crav achou a certidão de batismo de minha avó portuguesa. Agora como devo pedir?

    Eles precisam me enviar pelo correio ou posso imprimir em casa?

    Obs: Vou precisar fazer uma pequena correção no nome de minha avó na certidão de neu pai.

  • @Mcfg_2023


    que tipo de correção?

  • De Ascenção para Assumpção

  • A certidão de batismo tem que ser de inteiro teor?

  • editado October 2023

    @helenice certidão de batismo portuguesaa recomendação é pedir em formato NARRATIVA, veja no link que mandei acima como solicitar.

  • Muito obrigada pelas informações

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.