Cidadania para Esposa

Bom dias à todos!!

Meu cunhado é filho de portugueses, tirou a sua cidadania e depois a da minha sobrinha.

Minha dúvida: minha irmã tem direito a ter a cidadania portuguesa como esposa?

Também somos descendentes de portugueses, mas ainda não temos a documentação completa da nossa família, então ela gostaria de saber se poderia fazer pela família dele, já que tem o vínculo de esposa.

Se puder, como ela deve proceder?

Grata,

Elaine

Comentários

  • @Elaine_LPassi pode tirar como esposa ou como descendente, cada tipo tem seus requisitos etc. A lista de documentos para cônjuge: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/23463/documentos-para-aquisicao-de-nacionalidade-pelo-casamento-modelo-3

  • texasladytexaslady Beta
    editado October 2023

    @Elaine_LPassi ,

    Sim sua irmã pode pedir como esposa. Como já tem uma filha com nacionalidade, seriam necessários o mínimo de 3 anos de casada para solicitar a nacionalidade.

    Mas tem que avaliar se é melhor pedir como esposa, pois desta forma terá a naturalização e não atribuição. Como neta ou filha de português teria a atribuição, que dá o direito de passar a nacionalidade para filhos, maridos e até para pais. Cada caso é um caso e talvez sua irmã não teria interesse na atribuição.

    Vou dar apenas dois exemplos para ilustrar a possível vantagem da atribuição:

    • Sua irmã se divorcia ou fica viúva e se casa novamente e tem filhos. Se ela tem atribuição poderia passar a nacionalidade para o novo marido por naturalização e para os filhos por atribuição.
    • Ela decide pedir a naturalização para os pais dela.

    Só complementando, se sua irmã pedir a naturalização pelo casamento, no futuro poderá pedir a atribuição se desejar, mas será um novo processo.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.