Processo do nacionalidade portugues origen sefardi

O meu processo de nacionalidade portuguesa foi aprovado no mês de janeiro no arquivo central desportivo e faço login com a minha senha e continuo o estado do meu processo mas estou preso na fase número 7 a vermelho há onze meses e abaixo diz o seu pedido foi aprovado e aguarda a criação do registo civil dos cidadãos portugueses, referem ainda que o processo duraria entre 24 a 29 meses e no mês de Novembro já completo o referido prazo mencionado pelos órgãos governamentais.

Quero saber onde posso ir para obter um certificado que comprove que sou cidadão português.

Se alguém puder me dar uma mão eu ficaria grato.

Comentários

  • @CarlosASP si me has respondido pero hoy me llego un correo desde el conservatario del porto me estan diciendo de que no se sabe con exactitud cuando me van a crear dicho registro civil.Casi un ano asi no puede ser,este es no indefinido.Esta sujeta un limite de tiempo entre 24 a 29 messes yo ya estoy en dicho periodo....Estoy muy aburrido. te voy a ajuntar el mensaje orginal que me llego ayer,mira ver que te parece


  • editado October 2023

    @Yossi

    Esse prazo de 24-29 meses é uma estimativa aproximada de tempo; não é uma obrigação legal.

    É assim que funciona o processo; os prazos para criação de assentos de nascimento (sejam para processos de sefarditas ou de filhos de portugueses etc) aumentaram exponencialmente desde o ano passado.

    Como explicado nos links já enviados, ACP transfere aos poucos lotes de processos aprovados para outras conservatórias. Uma vez transferido, essas conservatórias vão seguir a ordem da data de despacho para criar os assentos de nascimentos (como confirmado no email que recebeu da ACP). Monitore o seu processo no site e olhe abaixo do número do processo em que conservatória está: quando mudar de ACP para outra (por exemplo, Santa Maria da Feira) é um bom sinal que o processo está finalmente andando.

    Esse congestionamento e atrasos foi causado, especialmente, pela avalanche de pedidos de sefarditas que chegaram em Lisboa e no Porto até agosto de 2022. Um aumento de pedidos de nacionalidade, com o mesmo número de pessoas a processar esses pedidos, só tem uma consequência possível: o aumento significativo dos prazos.

    Não há nada que você possa fazer além de esperar. É assim para todo mundo.

    De certa forma, considere-se "com sorte". pois as regras para pedidos de sefarditas foram muito endurecidas por PT em 2022 (por isso houve a avalanche de novos pedidos até agosto de 2022, antes da vigência das novas regras). E, muito provavelmente, haverá uma mudança de lei acabando de vez com a nacionalidade por via sefardita.

    PT foi muito mais generoso que, por exemplo, a ESP. Os sefarditas da ESP tiveram um prazo de uns 3 anos (se não me engano) e esse prazo acabou em 2019.

  • @CarlosASP Sabe se existe alguma forma de contactar o arquivo central do Porto porque nem o telefone nem o email estão a ser atendidos?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.