Certidão de Nascimento - Avô Paterno

Olá pessoal, tudo bem?

Meu avô paterno (já falecido) era português e estou buscando a documentação para entrar com o pedido de cidadania portuguesa.

Contudo, não sei qual meio utilizar para tentar ter acesso à certidão de nascimento dele (nasceu em 1902).

Os únicos documentos que possuo são uma caderneta de registro militar português e a identidade brasileira.

Nome: João Manoel Gonçalves Bastos

Distrito: Braga

Concelho: Vieira do Minho

Freguesia: Pinheiro

Nascimento: 01/12/1902

Tenho a filiação dele também.

Conseguem me ajudar?

Abs e obrigada.

Comentários

  • Olá @Guilherme Moreira muito obrigada pela ajuda. Pelo pouco que consegui ler, é essa página mesmo. Você consegue localizar o número do assento por esse registro? Não consigo entender a letra rsrs

    Abraços e obrigada novamente

  • @clarisbastos

    O número do assento está na lateral; é o número 15 (do ano de 1902 desta freguesia).

    Como é um batismo, antes de 1911, o número sozinho não serve para o processo de nacionalidade (isso só serve para assentos já informatizado de depois de 1911).

    Você terá que pedir à Universidade do Minho uma cópia física:

    http://pesquisa.adb.uminho.pt/oservices

    Primeiro vai ter que se cadastrar no site deles e depois seguir a parte de "Pesquisa e Reprodução"

    A Univ do Minho não usa o sistema do CRAV (tem um separado; o pagamento é diferente etc), mas olhe o guia do CRAV para ter uma ideia geral de como e o que pedir para a Univ do Minho. Não é igual o processo; é só para ter uma noção do conceito geral:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24345/guia-como-pedir-certidoes-de-batismo-atraves-do-crav-anteriores-a-1911

    o site da Univ do Minho pode ser enrolado; outra opção é mandar email para o abaixo; demoram um pouco, mas respondem:

    adb@adb.uminho.pt

    Há mais ou menos um ano e meio eu pedi batismos à Univ do Minho; na época as opções de pagamento eram essas; não sei se mudou. Foi tudo via email:

    Opções de pagamento

    1. Vale postal ou cheque (de agência portuguesa, em Portugal) em nome de Universidade do Minho / Arquivo Distrital de Braga enviado para:

    Arquivo Distrital de Braga

    Universidade do Minho

    Largo do Paço

    4704-553 Braga – P 

    2. Transferência bancária para a conta

    IBAN: PT50-0033-0000-45404319012-05

    BIC/SWIFT-BCOMPTPL

    Os custos da transferência são da responsabilidade do utilizador.

  • Olá @CarlosASP muito obrigada pela ajuda. Tentei cadastro pelo site do arquivo distrital, mas está fora do ar. E mandei e-mail ontem. Você comentou que demoram a responder, mas quantos dias aproximadamente demoraram pra te responder? Abraços e obrigada

  • Olá @CarlosASP o pessoal do arquivo distrital respondeu e as formas de pagamento continuam as mesmas que informou.

    Como você fez para realizar a transferência? É possível fazer pelo Wise?

  • @clarisbastos

    Na época eu usei o RemessaOnline e eles haviam pedido uma "invoice" (fatura) para liberar a remessa por não ser para pessoa física. Isso levou a umas idas e vindas mas no fim deu certo. Mas depois li que umas pessoas simplesmente mandaram para o RemessaOnline os emails do pedido e foi aprovado.

    Não usei o wise; outros no fórum talvez tenham. Busca por wise na lupa do grupo (no alto à direita) e veja o que aparece,

    Parece que em alguns bancos o custo de remessa fazendo pelos apps deles não é mais tão absurdo como era antes; dá uma investigada no seu.

  • Olá @CarlosASP, apenas pra dar um retorno: o pagamento pelo Wise deu super certo. Foi feito na hora, enviei o comprovante e uma semana depois me retornaram com o envio da fatura recibo. Muito obrigada pelo apoio. Agora é aguardar chegar 🙏🏻

  • Olá @CarlosASP e @GuilhermeAugusto conseguem me ajudar?

    Recebi o documento (que eles chamam de certidão rsrs) com os dados do meu avô paterno e número do assento escrito por extenso. Mas achei o documento simples demais. Esse documento é suficiente para eu conseguir dar entrada no processo de cidadania do meu pai?

    Demais documentos como certidão reprográfica e apostilada de Haia do meu pai, RG, essas coisas eu já tenho. Meu avô que registrou meu pai também.

    Estou enviando uma imagem para análise. Agradeço muito se conseguirem me dar uma luz 🙏🏻


  • @clarisbastos


    é esse documento mesmo. está correto.

  • @clarisbastos

    É isso. Tem a assinatura do responsável e o que eles chamam de "selo branco" (aquele em auto relevo).

  • Obrigada pessoal

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.